TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIMPEZA DAS VIAS DE ROLAGEM DO PORTO DE SANTOS

Por:   •  14/4/2019  •  Monografia  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

        [pic 1][pic 2][pic 3]

Etc. Dona Escolástica Rosa

Classe Descentralizada E.E Prof. ° Zulmira Campos

Curso Técnico em Administração

Caio Cezar Ramos Reis 06

Carlos Roberto Pimenta Veiga 07

Juan Henrique Luiz de Almeida 21

Leonardo Almeida de Jesus 24

LIMPEZA DAS VIAS DE ROLAGEM DO PORTO DE SANTOS

Santos

Julho/2018

                

Caio Cesar Ramos Reis

Carlos Roberto Pimenta Veiga

Juan Henrique Luiz de Almeida

Leonardo Almeida de Jesus

LIMPEZA DAS VIAS DE ROLAGEM DO PORTO DE SANTOS

Trabalho apresentado à ETEC Dª Escolástica Rosa – Classe Descentralizada E.E. Prof.ª Zulmira Campos, como exigência para a para complementação de nota do componente curricular: PTCC do curso de Assistente em Administração.

        

Santos SP Brasil

SUMÁRIO

        

1 INTRODUÇÃO

03

1.1 Delimitação do Tema

03

1.2 Problematização

04

1.3 Hipóteses

05

1.4 Justificativa

06

1.5 Objetivo Geral

07

1.6 Objetivos Específicos

08

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (referenciada)

09

3 METODOLOGIA

10

4 CRONOGRAMA

11

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

12

6 REFERÊNCIAS

13


1 INTRODUÇÃO

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Existe uma lei Federal (n° 8.630/93) sobre regulamentos dos Portos e Normas de Pré-qualificação de Operação portuária em santos, notada a preservação do Meio Ambiente, que é respectiva a lei Estadual (n° 997/76) sobre o controle da poluição do meio ambiente no Estado de São Paulo. Porém em Santos existe uma Resolução (DP/n°100.2003) que determina que são de inteira responsabilidade a limpeza das áreas afetadas pela movimentação de cargas ou de resíduos, derrames, lançamentos ou liberação na faixa do cais pelo gerador ou responsável pela movimentação ou operação Portuária.

1.2 PROBLEMATIZAÇÃO

Em virtude dos excessos cometidos pelas empresas que operam no porto, hoje não existe uma rígida fiscalização das operações em carácter de manutenção do meio Ambiente, fazendo com que as empresas tenham atuações somente em suas áreas internas, deixando as suas proximidades em condições de sujidade fora do padrão estabelecido pelas normas, e com a grande movimentação rodoviária que passa por aqui, fica o enorme descaso com a limpeza urbana. Toda essa situação cria uma série de problemas, como chão escorregadio, devido aos resquícios de açúcar que caem, o mal cheiro que é criado pela decomposição de grãos que se acumulam nos meios fios, além de afetar no equilíbrio da Fauna Sinantrópica (pragas urbanas). Ainda existe a questão das galerias fluviais, que recebem todos esses detritos quando chove.

1.3 HIPÓTESES

Uma das formas de resolver esse problema, é enviar um projeto para câmara municipal, para que seja criada uma lei, baseada nesse projeto.

Onde seja criado um órgão fiscalizador que atue nessa área tão esquecida pelas empresas. Essa fiscalização poderá atuar de forma constante, multando e repreendendo as empresas que não colaborarem para a limpeza desses locais remotos.

Outra hipótese, para ter controle sobre esse problema, seria as empresas contratarem vistoriadores para checar as condições de transporte da carga para que a mesma seja transportada por um caminhão onde a carga fique totalmente vedada, assim não tendo possibilidade de através de trepidações não ser lançada nas vias, assim causando poluições indesejadas.

1.4 JUSTIFICATIVA

Focamos nesse problema devido aos transtornos causados pelo descaso que alguns órgãos públicos ligados ao meio ambiente demonstram com relação ao problema.

Se esses órgãos fiscalizassem e tomassem as medidas cabíveis para as empresas responsáveis pelos caminhões que rodam na área transitarem com veículos em ótima qualidade de bordo.  

1.5 OBJETIVO GERAL

Temos por objetivo apontar a situação real de toda via de rolagem do porto de Santos. Infelizmente as empresas se preocupam com a adequação somente das suas áreas internas, deixando a esmo todo o entorno do porto em suas extensões.

A meta é demonstrar todo o impacto ambiental que são causados pelos resíduos espalhados pela via de rolagem do porto, que de certa forma também é responsável por boa parte dos acidentes que acontecem no entorno do porto, pois o excesso de produto ali deixado acaba criando uma camada de melaço pela pista. Isso acaba fazendo com que os veículos percam quase que totalmente a área de frenagem, pois a pista fica sem aderência necessária, e tudo isso alinhado com a falta de prudência de alguns motoristas.

1.6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Essa situação precisa ser notória para que seja dada a atenção necessária, para que as leis de meio ambiente sejam cumpridas. Criando meios de fiscalização mais eficazes, adotando medidas permanentes para que o porto de Santos tenha uma referência mundial, não só como o maior Porto da América Latina, mais também como o maior em referência em cuidados ao meio ambiente, trazendo assim um olhar menos decepcionante de todos que passam por ali.

Tudo isso contribui também com os aspectos da cidade, pois a área interna do porto é a única via de acesso da área de embarque e desembarque dos navios de cruzeiro pelo Concais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (439.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com