TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E DIVERSIDADE

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

PERFIL INSTITUTO EDUCACIONAL

Conceição Maria Sampaio Silva

                                                                

                                                                               

CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E DIVERSIDADE

DOCENTE: GEPHERSON MACÊDO ESPÍNOLA

SANTO ANTÔNIO DE JESUS

2019

         

ATIVIDADE AVALIATIVA

Em 2008, o Brasil enfrentou uma grande polêmica. Um consórcio de Organizações Não Governamentais e institucionalidades públicas produziu uma série de materiais que ficaram conhecidos como “Kit Anti-Homofobia”. No dia de seu lançamento no Congresso Nacional, um alvoroço se instalou com muitos deputados afirmando que o governo federal desejava “converter crianças em homossexuais” e “acabar com a família brasileira”. Esse debate polarizou a sociedade brasileira e o projeto foi suspenso. Entretanto, poucas pessoas conhecem o material produzido, composto de três filmes que tinham o objetivo de promover o debate sobre a sexualidade na escola. Nesse momento, assista aos três filmes e responda às seguintes questões:

i) que sociedade os filmes pretenderam construir?

Os filmes buscam de forma descontraída abordar a questão da sexualidade, afim de criar uma sociedade mais justa e tolerante, é possível observar que a questão da sexualidade é algo presente na vida do ser humano desde a sua infância, tendo assim, a importância do tratar destes assuntos, o quanto antes possível.

ii) quais práticas pedagógicas podem ser pensadas e implementadas quando se pensa em uma educação para a diversidade?


A educação para a diversidade é um tema bastante controverso, porém de suma importância nas escolas. Quando ainda pequeno, o ser humano ainda é bastante propenso as influências externas, o que o torna fácil de moldar, sendo assim a fase de formação da mente de uma criança o melhor dos momentos para começar a desenvolver o pensamento sobre a tolerância as diversidades, além de norteá-las quanto a sua sexualidade.

A formação e capacitação dos docentes para tratar do tema da diversidade deve ser priorizada, para que este, seja capaz de colocar os alunos em contato com seus valores e crenças, buscando auxiliar estes, em um processo de autoconhecimento, permitindo que percebam o modo como foram incorporados. levando-os ao exame crítico desses valores, crenças e atitudes, além de promover a conscientização da importância da tolerância e respeito as diversidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com