TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO SISTEMAS OPERACIONAIS

Por:   •  24/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 7

IFAM CAMPUS MANAUS ZONA LESTE

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

Pedro Lucas Ferreira Carvalho

DISCIPLINA: Sistemas Operacionais

PROFESSOR: Albert França

FICHAMENTO DE CITAÇÃO:

O’REGAN, Gerard. A Brief History of Computing. Switzerland: Springer Science & Business Media, 2008.

CAPITULO 13:

History of Operating Systems

13.1 INTRODUÇÃO

“Um sistema operacional é uma coleção de programas de software que controlam o hardware de um computador e o torna utilizável. Ele disponibiliza o poder de computação do hardware para os usuários do computador e gerencia o hardware para obter um bom desempenho do sistema. [...]”

“Os primeiros sistemas operacionais foram projetados na década de 1950 com o objetivo de fazer uso mais eficiente de recursos de computador caros. Esses sistemas de processamento em lote executavam um trabalho por vez, e os programas e dados eram enviados em grupos (ou lotes), onde cada lote consistia em vários trabalhos (ou programas) que eram enviados para processamento. [...]”

“Os trabalhos normalmente eram enviados em cartões perfurados e fita de computador e, muitas vezes, o trabalho de um usuário podia ficar por horas (dias) em uma mesa de entrada até ser processado. No entanto, mesmo um pequeno erro em um programa faria com que o programa falhasse e seria necessário reenviá-lo. Isso significava que o desenvolvimento de software nesse ambiente era muito lento. Isso levou os projetistas de sistemas operacionais a desenvolver o conceito de multiprogramação, onde vários trabalhos estão na memória principal ao mesmo tempo [...]”

“O MIT desenvolveu o sistema de compartilhamento de tempo CTSS no início dos anos 1960, e esse sistema operacional executava um fluxo de lote convencional [...]”

“A IBM anunciou a família de computadores System / 360 em 1964, e os computadores da família foram projetados para usar o sistema operacional IBMSystem / 360 (OS / 360). OS / 360 era um sistema operacional orientado a lote, e a IBM suportava três variantes do OS / 360 [...]”

“O sucessor do MIT para o sistema operacional CTSS era um sistema operacional de compartilhamento de tempo geral denominado “Multics”, e a Bell Labs estava inicialmente envolvida em seu desenvolvimento [...]”

“O IBM PC foi lançado em 1981 e a IBM terceirizou o desenvolvimento do sistema operacional para uma pequena empresa chamada Microsoft [...]”

“O Macintosh foi uma mudança de paradigma para a indústria de computadores quando foi introduzido em 1984. Seu sistema operacional MAC era baseado em GUI [...]”

“Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais gráficos desenvolvidos pela Microsoft e evoluiu para se tornar o sistema operacional dominante em laptops e computadores pessoais, mas não conseguiu causar impacto no mercado de sistemas operacionais para smartphones, dominado pelos sistemas operacionais iOS da Apple e Android, do Google. [...]”

“O sistema operacional Android foi projetado principalmente para smartphones e tablets com tela sensível ao toque, e foi desenvolvido pelo Google e pela Open Handset Alliance. O Android é construído no kernel do Linux e sua primeira versão foi lançada no final de 2007. [...]”

“O sistema operacional iOS é um sistema operacional móvel empregado em dispositivos móveis da Apple, como smartphones e tablets. Foi introduzido em 2007. [...]”

13.2 Fundamentos de Sistemas Operacionais

“Um sistema operacional é uma coleção de programas de software que controlam o hardware de um computador e o torna utilizável. O sistema operacional pode estar lidando com um único processador ou sistema multiprocessador. O conceito de um processo (um programa em execução) é central para a compreensão dos sistemas operacionais modernos, e um processo passa por uma série de estados de processo discretos com um evento levando a uma mudança de estado. [...]”

“Um processo é criado em resposta ao envio de uma tarefa ao sistema e geralmente é adicionado ao final da lista pronta. [...]”

“O bloco de controle de processo (PCB) é uma estrutura de dados que contém informações importantes sobre o processo, incluindo seu estado atual, prioridade e ponteiros para processos pai e filho (ou seja, o processo que o criou e quaisquer processos que ele criou). [...]”

“Um interromper é um evento que altera a sequência em que um processador executa as instruções e é gerado pelo hardware do sistema de computador. Isso faz com que o sistema operacional ganhe controle e o estado do processo interrompido é salvo. [...]”

“Simultaneidade é uma forma de computação na qual vários cálculos (processos) são executados durante o mesmo período de tempo. Computação paralela permite que a execução ocorra no mesmo instante (em processadores separados de uma máquina com multiprocessador), enquanto a computação simultânea consiste em tempos de vida do processo sobrepostos e onde a execução não precisa acontecer no mesmo instante. [...]”

13.3 OS / 360 e MVS

“A família de computadores System / 360 foi projetada para usar o sistema operacional IBM System / 360 (OS / 360). OS / 360 era um sistema operacional orientado a lote e a IBM suportava três variantes dele. Eles eram OS / 360 PCP (Programa de Controle Principal), OS / 360 MFT (Programação Múltipla com um Número Fixo de Tarefas) e OS / 360 MVT (Programação Múltipla com um Número Variável de Tarefas). [...]”

“O sistema operacional MultipleVirtual Storage (MVS) foi introduzido em 1974 como um aprimoramento da versão MVT do sistema operacional OS / 360 que suportava memória virtual. [...] O MVS inclui um programador mestre que inicializa o sistema e responde aos comandos emitidos pelo operador do sistema. Ele contém um subsistema de entrada de trabalho que permite que os trabalhos sejam inseridos no sistema. [...]”

13,4 VM

“O sistema operacional da máquina virtual (VM) faz uma única máquina aparecer como várias máquinas reais. O usuário em uma máquina virtual VM vê o equivalente a uma máquina real completa, embora seja uma ilusão e apenas pareça ser uma máquina real para o usuário. [...] Os principais componentes do VM são o Programa de Controle (CP), o Conversational Monitor System (CMS), o Remote Spooling Communications Subsystem (RSCS), o Interactive Problem Control System (IPCS) e o CMS Batch. [...]”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com