TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estatística

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 6

 

1 O que é Estatística ?

É a parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

2  Métodos estáticos

2.1 Métodos é conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja.

2.2 Vamos destacar o experimental e estatístico:

 2.2.1 Experimentais: Consistem em manter constantes todas as causas (fatores), menos uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam.

2.2.2 Estatistico: Diante da impossibilidade de manter as causas constantes, admitem todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas.

3 Fases dos métodos estatístico.

 3.1 Coletas de dados:

Após cuidadoso planejamento, damos inicio a coleta de dados numéricos á sua descrição, a coleta pode ser direta ou indireta.

3.2 Diretas: Quando é feitos sobre elementos informativos de registro obrigatório ou coletados pelo próprio pesquisador. A coleta direta pode ser classificada, como:

Continua (registro) - Como nascimentos e óbitos.

Periódica - Como o censo.

Ocasional – (a fim de atender a uma emergência) como na gripe espanhola.

3.3 Indiretas: Quando é feita com base em elementos já pesquisados (revista, jornal, livros, etc.)

4 Criticas de dados:

Obtidos os dados, eles devem ser cuidadosamente criticados, a procura de possíveis falhas e imperfeições, a fim de não cometemos erros grosseiros, que possam influir sensivelmente aos resultados.

4.1 Apurações dos dados:

Nada mais é do que a soma e o processamento dos dados obtidos e a disposição mediante critérios de classificação. Pode ser manual, eletromecânica ou eletrônica.  

4.2 Exposição ou apresentação dos dados:

Por mais diversa seja a finalidade que se tenha em vista, os dados devem ser apresentados sob forma adequada (tabelas ou gráficos), tomando mais fácil o exame daquilo que esta sendo objeto de tratamento estatístico.

4.3 Análises dos resultados:

Como já dissemos, o objetivo ultimo da estatística é tirar conclusões sobre o todo (população) a partir de informações fornecidas por parte representativa de todo (amostra). Fazemos uma analise dos resultados obtidos, através do método estatístico indutivo ou inferencial, que tem por base a indução ou inferência e tiramos desses resultados conclusões e previsões.

[pic 1]

5 População e Amostra.

5.1 Populações: São todos os elementos que têm uma ou mais características em comum definidas antes de se iniciar qualquer pesquisa. Os elementos podem ser pessoas, animais, plantas, objetos, etc.

5.2 Amostras: é uma parte representativa da população. O tamanho da amostra é definido antes de se iniciar a pesquisa. A amostra deve ser aleatória, isto é, selecionada por sorteio.

   Exemplo: Eleições presidenciais é uma forma da pesquisa de amostra, em uma media de 140 milhões de eleitores, vemos que uma pesquisa e feito em uma mediam de 4 a 5 mil eleitores.

6 Tipos de dados

Dados qualitativos consistem de atributos, rótulos ou entradas não numéricas. Dados quantitativos consistem de medidas numéricas ou contagens.

Observamos na tabela abaixo o item matérial (papeis, papelão, jornais etc.) qualificadas como qualitativos. À frente temos um exemplo de valores quantitativos.

[pic 2]

7  Níveis de mensuração

Outra característica que trabalhamos e a mensuração ela determina quais cálculos estatísticos são significantes. Os quatro níveis de medida são nominal, ordinal, intervalar e racional.

7.1 Dados no nível nominais de mesuração é quando seus valores são expressos por atributos. Ex.: cor dos olhos, da pele, do cabelo, religião, sexo, tipo de condução, condução, curso de graduação, graduação, nacionalidade, naturalidade, etc. Esse tipo de dados são apenas qualitativos, não são realizados cálculos matemáticos.

7.2 Dados no nível ordinal de mensuração são qualitativos ou quantitativos. Dados neste nível podem ser organizados em ordem ou posição as diferenças dos dados são insignificantes. Exemplo: escolaridade, patente militar, cargos dentro de uma empresa, hierarquia no serviço público civil, etc.

7.3 Dados no nível de mesuração intervalar podem ser ordenadas e você pode calcular diferenças significativas entre entrada e saída de dados. No nível intervalar um registro nulo representa uma posição a entrada não é um zero inerente.

7.4 Dados no nível de mensuração racional, este dado é similar ao intervalar, porém a diferença é que o zero não é uma representação nula é um zero inerente.

8 Amostragem

E uma contagem ou uma medição de uma parte de uma população e é mais comum ser usada nos estudos estatísticos.

8.1 Tecnicas de amostragem.

O que é?

É o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de uma população que se pretende conhecer. Esses pequenos grupos retirados da população são chamados de Amostras. Por que realizar um estudo por amostragem? Como a amostragem considera apenas parte da população, diferentemente de um censo, o tempo para análise e o custo são menores, além de ser mais fácil e gerar resultados satisfatórios. Quando não se deve realizar um estudo por amostragem? Quando o tamanho da amostra é grande em relação ao tamanho da população, ou quando se exige o resultado exato, ou quando já se dispõe dos dados da população, é recomendado realizar um censo, que considera todos os elementos da população.

A partir das três perguntas anteriores, vamos aprender a realizar um estudo por amostragem, conhecendo suas diferentes técnicas.

Para realizar um estudo por amostragem, a amostra deve ser representativa da população estudada. Para isso, existem técnicas adequadas para cada tipo de situação.[pic 3]

8.2 Veremos a seguir as principais técnicas de amostragem.

8.2.1 Aleatória simples é equivalente a um sorteio, é utilizada quando a população encontra-se desordenada, sendo que por essa técnica, qualquer elemento tem a mesma chance de ser sorteado. Quando a população é relativamente pequena (até 30, por exemplo), podem-se numerar os elementos e em seguida, realizar o sorteio. Tratando-se de uma quantidade grande, o processo de numeração torna-se trabalhoso. Para tanto, utiliza-se a tabela de números aleatórios. A leitura dessa tabela é feita após escolhido o ponto de início, da esquerda para a direita e vice-versa, de cima para baixo e vice-versa, na diagonal, etc. A opção deve ser feita antes de iniciado o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (244 Kb)   docx (166.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com