TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução de Diferentes Mídias com a Chegada da Convergência Digital.

Por:   •  11/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.405 Palavras (10 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

Alisson Santos, Wallace Guimarães, Isaac Matos, Adriano Severino.

Convergência Digital

A Evolução de diferentes mídias com a chegada da convergência digital.

Itabuna

2016

Alisson Santos, Wallace Guimarães, Isaac Matos, Adriano Severino.

Convergência Digital

A Evolução de diferentes mídias com a chegada da convergência digital.

Artigo com objetivo de aprovação

na matéria de Sistema de Informação

e aprendizado sobre o tema proposto:

Convergência Digital.

Itabuna

2016

Convergência Digital

A Evolução de diferentes mídias com a chegada da convergência digital

Alisson Santos[1]

Wallace Guimarães[2]

 Isaac Matos[3]

Adriano Severino[4]

Resumo

Em pleno século XXI a convergência digital tem culminado e alcançado seu auge na história da tecnologia, ela está presente em aparelhos tecnológicos tanto de comunicação, entretenimento e computação, que vem impactando todo o mundo e evoluindo dia após dia, com um crescimento avassalador que tem abrangência em todos os meios de comunicação. Mas não para por aí, pois está explícito que a tecnologia continua dando grandes saltos rumo à evolução tecnológica, e com a criação de novas tecnologias avançadas, a convergência digital também evoluiu absurdamente a ponto de integrar diversas funcionalidades interagindo entre si, com funções tanto de segurança e entretenimento num único aparelho portátil que cabe na palma da mão, podendo ser manuseado a qualquer hora em qualquer lugar, sendo de fácil condução podendo transferir ou carregar o dispositivo que possui mil e uma utilidades no bolso, trazendo assim mais confiabilidade, comodidade e conforto.

Introdução

        A chegada de um grande cenário de instrumentos digitais, a fusão de diferentes meios de comunicação e a integração de diferentes mídias que se convergem para interagirem em um único ambiente, pode ser definido como convergência digital. Atualmente um aparelho de celular smartphone, pode executar várias funções de comunicação, entretenimento e computação permitindo assim o envio de mensagens instantâneas, e-mail, visualização de filmes, gravação e filmagem, ligação, videoconferência, jogos, entre outras diversas atividades que outrora não poderiam ser executadas através de um mesmo dispositivo pois possuía apenas uma função que lhe era cativo e que nenhum outro dispositivo possuía.

         Na convergência digital, serviços que não eram prestados digitalmente ou que não eram digitais passaram a ser e a interagir com outros serviços digitais, o que levou a toda uma nova funcionalidade para os aparelhos já existentes.

         A convergência entre computadores portáteis e telefonia celular continua e irá acelerar cada vez mais, graças às novas tecnologias em desenvolvimento, a exemplo de baterias menores e que consomem menos energia e de padrões de comunicação sem fio que permite a conexão de produtos em curta distância via frequência de rádio. Ou seja, uma comunicação entre dois ou mais aparelhos sem estarem ligados por cabos.

         Novas tecnologias têm sido fundamentais para essa megafusão tecnológica e nesse processo, novos produtos iram aparecer e provavelmente logo estarão disponíveis nas prateleiras das lojas, desde relógios-celulares à robores que jogam bola

         As possibilidades de trabalho dos profissionais de informática num futuro próximo iram se ampliar, com a criação de novos campos e tecnologias que hoje em dia não existem, o grande aumento de dados que esse fenômeno vai gerar, um grande aumento dos serviços de segurança como, por exemplo, o rastreamento com monitoramento de pessoas será necessário. As pessoas sempre estiveram e sempre estarão dispostas a pagar por comodidade, por serviços que possam facilitar suas vidas. Afinal de contas, todos desejam automatizar seus deveres para que haja mais tempo para o laser. Com as novas tecnologias já criadas e melhoradas, a convergência digital vem atuando com bastante ênfase de um modo geral em praticamente todo o mundo.

        Uma observação importante é a de que o mundo vive o limiar de uma nova revolução das redes sem fio, ou wireless, e no futuro as redes sem fio passarão a fazer coisas que jamais se pensou ser possível, seja na comunicação de voz, no acesso à internet, no comércio eletrônico, entretenimento, videoconferência móvel ou a localização de pessoas em qualquer ponto do planeta, via celular e GPS. Tempos atrás um aparelho celular servia apenas para fazer ligações, mas com o passar dos anos a tecnologia evoluiu expressivamente a ponto de que o mesmo aparelho integre diferentes mídias como por exemplo, um monitoramento de segurança em tempo real online, de uma casa, empresa, instituição, etc...

       A praticidade que a convergência digital vem proporcionando ao ser humano, também trouxe consigo a simplicidade para a vida dos consumidores, que hoje já podem acessar a internet por meio de um televisor digital smart, fazer compras e pagar contas através de um smartphone, e muitas outras funcionalidades que trazem maior acessibilidade para o mesmo, porque literalmente falando as mídias passaram a utilizar a mesma língua, tornando mais fácil o meio de comunicação entre si.

     

 A Evolução de diferentes mídias com a chegada da convergência digital

            Há pouco tempo um aparelho de televisão era apenas utilizado para assistir programas, novelas, desenhos, etc.

E não possibilitava ao telespectador um entretenimento direto através do televisor, pois apenas era utilizado para fazer propagandas alcançando todo o tipo de público-alvo com alto poder de persuasão. Atualmente os meios de comunicação ainda possuem bastante influência sobre o receptor, porém a convergência digital trouxe uma evolução para tais meios de comunicação que também levou mais dinamismo para o telespectador. Nos dias de hoje já se pode acessar a internet através das smart TVs, a televisão ganhou um novo formato digital e adquiriu várias funcionalidades que no passado não era possível fazer já que a tecnologia implantada não suportava executar diferentes funções de outras mídias em um único aparelho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (289.3 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com