TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estética Digital No Dia A Dia

Casos: Estética Digital No Dia A Dia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 3

A cada dia que passa, surge uma novidade no avanço da tecnologia. Este avanço, se deve ao fato da necessidade de a cada instante o homem, com sua ambição e curiosidade inserida no seu eu, em descobrir o novo a todo custo. Ou seja, a necessidade foi além dos papéis e caneta, está hoje num mundo virtual onde a facilidade de comunicação fascina a todos, até àqueles que por ventura não se atrevem a chegar perto de um computador, mas mesmo assim, se atrevem a necessitar ter um celular para se comunicar.

Hoje o mundo digital é indisénsável, é irreversível por conta de toda a necessidade humanda de estar sempre “on line” para falar com o outro, seja através de –mails, facebook ou outras formas de comunicação que a tecnologia oferece. Sendo assim, utilizar este instrumento, o digital para favorecer o ensino em sala de aula é simplesmente necessário. Ou seja, com a internet, é possível levar os alunos a universos desconhecidos para eles e, resultar assim um acesso ao conhecimento onde o professor explana o conteúdo, os alunos pesquisando entra em contato com o conteúdo e com as possibilidades de conhecer na íntegra o relato da aula. Pois com o avanço da tecnologia, é possível hoje visitar museus, conhcer obras na íntegras e suas particularidades, através de imagens tridimensionais. É importante esclarecer que, para que estas possibilidades de pequisa existam, as escolas precisam possuir as chaadas “salas de informática”, as quais existe hoje na maioria das escolas, inclusive em escolas públicas, o que favorrece a pesquisa.

Em se tratando de Arte, a cultura digital se faz extremamente presente em requisitos para a construção de uma arte inovadora, onde conceitos possam dar um novo rumo para as práticas artísticas em que a estética esteja alinhada conforme os objetivos do artista que a produz, criando assim, muitas possibilidades. É possível verificar esta prática por exemplo em desenhos feitos manualmente para histórias em quadrinhos em que um computador, após o desenho feito manualmente, muitas vezes “transformar” o que foi feito melhorando a qualidade da figura para sua futura impressão.

Sendo assim, pensando na estética digital como ajuda para o dia a dia, é possível afirmar que em tudo é necessário o mundo digital nos dias atuais. Inclusive no “dia a dia” enquanto educadores de arte em escola, oferecendo aos alunos uma aproximação estética, onde seja possível mostrar todo o processo de criação de um artista o que favorecerá o aprendizado.

Utilizar instrumentos tecnológicos em sala de aula, torna possível a aproximação do aluo com a arte em sua totalidade, pois é uma forma de oferecer o aprendizado, esclarecendo pormenores que, falando do passado, não era possível, pois não existiam condições de se apresentar na íntegra um processo de construção, detalhes, imagens, videos. Antes apenas as pesquisas eram realizadas por enciclopédias e hoje com a tecnologia, são movimentadas as imagens facilitando o aprendizado.

Portanto, a estética digital é um meio que favorece toda a construção do conhecimento que leva ao aprendizado e a organização de idéias, imagens ou todo um conteúdo artístico existente, seja em sala de aula, seja o instrumento de trabalho, seja o necessário para trazer o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com