TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diferentes formas de recrutamento e seleção nos dias atuais

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O objetivo desse trabalho, é elaborar um plano de ação, salientar as diferentes formas de recrutamento e seleção nos dias atuais.
Visa salientar as dificuldades que as organizações enfrentam nos dias atuais em conquistar seu espaço no mercado cada vez mais competitivo e globalizado.
Mostra que a moderna gestão de pessoas tem a preocupação maior com os recursos humanos, que é o bem mais precioso da organização.

Toda organização necessita de uma equipe para desenvolver as habilidades que a mantém, para que as empresas consigam aumentar ou renovar o quadro de funcionários é necessário fazer um recrutamento.

O recrutamento externo é uma forma de selecionar pessoas capazes para um determinado cargo dentro da empresa, é feito por meio das técnicas de seleção, que não é 100% segura, podendo selecionar uma que pessoa que não tenha o potencial desejado.

Diante disto podemos destacar mais duas fontes de recrutamento: recrutamento interno, recrutamento e o recrutamento misto.

Recrutamento interno é aquele em que ocorre a divulgação somente dentro da empresa, onde o funcionário pode receber uma promoção ou ser transferido de cargo, nesse caso é quando ocorre uma valorização do profissional, provavelmente tenha sido através de seu desempenho, e habilidades em realizar as tarefas propostas.

Suas vantagens é o baixo custo, pois o funcionário promovido já está acostumado a cultura da organização, não sendo necessário o recrutamento externo, além de ser uma motivação para seus colegas.

Recrutamento misto é quando a organização disponibiliza as vagas em abertas tanto para seus clientes internos quanto para clientes externos, não fazendo diferença entre um e outro, bastando se enquadrar no perfil da vaga.

Outros meios para realizar essa técnica é através de agencias de empregos, e consultoria em RH, internet, jornais e revistas, instituições de ensino superior, indicação feita pelos próprios funcionários, fornecedores, clientes, aviso na própria empresa, redes sociais.


Contbyza Organização Contábil S/S Ltda.

Síntese

A empresa Contbyza foi fundada em 2003, com dois sócios em sua gestão, que sempre valorizaram o capital intelectual, cada vez mais com o decorrer dos anos, até a atualidade.

Atuando no ramo de consultoria e contabilidade, a empresa visa o melhor atendimento aos seus clientes, seus parceiros no geral, fornecedores, colaboradores, entre todos.

Considerando o objetivo acima citado, a organização contábil procura agregar e reter talentos sempre.

Definição e Histórico

A empresa Contbyza Organização Contábil S/S Ltda., situa-se na Av. Eng. George Corbisier, 834, Altos. Jabaquara, São Paulo – SP. Atua na área de consultoria tributária, fiscal, societária, contábil e em recurso humanos. Tem o porte médio, e público alvo todas as empresas de todos os segmentos, seja comércio, indústria e serviços. Atualmente possui um quadro de 18 colaboradores.

Pessoa responsável por passar as informações:

Daniela Araujo dos Santos – Analista de Departamento Pessoal

Estratégias de captação e seleçao

Para recrutar e selecionar pessoas é importante definir o que é recrutamento e o que é seleção, pois são duas coisas diferentes e que, normalmente são vistas como a mesma coisa, e de certa forma, não é tão simples assim, sendo importante enfatizar que a “aparente” simples ação, de recrutar e selecionar pessoas tem tudo a ver com talentos, empreendedores, planejamento estratégico, pois é justamente neste processo que os diferenciam portanto, recrutar profissionais, é buscar no mercado, candidatos com qualificação ou com potencial para ocupar uma vaga em aberto, para a realização de um processo seletivo, enquanto que selecionar é a análise dos candidatos e a escolha dos que apresentam as melhores condições, dentro do perfil e das competências definidas, para ocupar a vaga.

No dia- a-dia a maioria das pessoas é submetida a testes, e portanto, está vulnerável a eles que, em sua essência, deveriam auxiliar no processo de tomadas de decisão para identificação do profissional que contem, de habilidades o traços de personalidade desejados em relação a determinado cargo.

Na área organizacional, o conceito de seleção é evidente. É um processo pelo qual escolhe-se os que tem as melhores aptidões ou capacidade em um grupo com características semelhantes, a seleção é um processo que inicia, na verdade, no recrutamento.

O recrutamento é uma responsabilidade da área de Recursos Humanos, tal como a seleção, que objetiva pesquisar dentro e fora da empresa candidatos potencialmente capacitados para preencher os cargos disponíveis em determinada organização.

Como o recrutamento e seleção são realizados atualmente?

Fontes de recrutamento: agências de emprego, Catho, indicações de colaboradores, programa de aprendizagem CAMP.

Perfil profissional: Pessoas comprometidas que buscam desenvolvimento profissional, que espera a oportunidade para aprender continuamente, sem distinção de sexo e idade.

Entrevistas de seleção: Há um questionário padrão, elaborado por perguntas sobre a vida pessoal e profissional do candidato, com intenção de conhecer as características e alinhar aos valores da empresa que procura sempre ser a melhor organização contábil e atender com excelência seus clientes internos e externos, e valoriza o relacionamento interpessoal, criatividade e motivação para novas aprendizagens e desafios. Segundo passo é aplicação de um teste: técnico se for necessário ter experiência na área; psicológico se não houver necessidade de ter experiência na área. Terceiro passo é pedir para o candidato redigir um texto falando de seus defeitos e qualidades e o motivo pelo qual merece a vaga pretendida. Os procedimentos acima são realizados pelo departamento de RH.

O coordenador do departamento para qual a vaga está sendo requisitada, após a avaliação do RH e “feedback” ao mesmo, conversa com o candidato, tanto para a parte técnica, como para também conhece-lo pessoalmente.

O recrutamento e seleção de pessoas são importantes, pois visam à captação dos melhores recursos humanos para as funções determinadas em uma empresa ou organização. As organizações estão com alto investimento em pessoas, as quais são cada vez mais valorizadas e reconhecidas pelo seu potencial produtivo, emocional e intelectual.
Essa procura por talentos humanos se faz necessária, porque a cada dia que passa, as cobranças sobre as empresas ficam maiores. Cobra-se por melhores resultados, por maior qualidade dos produtos, por inovação através da criatividade dos funcionários, por melhores preços dos produtos e por um atendimento qualificado ao cliente. 
O recrutamento e seleção têm influência direta nos resultados da empresa. As etapas desse processo são compostas por: planejamento das necessidades de recursos humanos, recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento dos capacitados, encaixando-os em cargos que tenham uma maior produtividade, motivando e recompensando-os por atingir suas metas e objetivos organizacionais.
Atualmente no campo do trabalho existe uma diferenciação de algumas décadas atrás, as empresas vêm ganhando uma nova configuração e os profissionais modernos devem ter um novo perfil quanto a atribuições funcionais e qualificações pessoais, para conquistar uma colocação no mercado de trabalho. As empresas procuram por pessoas com comportamentos e atitudes adequados a cultura, a missão, a visão e aos objetivos do empreendimento.
Diferentemente do passado, quando se contratava tendo como base apenas a formação acadêmica e os cursos extracurriculares, atualmente se faz necessário identificar um conjunto de competências que vão representar um candidato como sendo um talento profissional e isso vai muito além da mera análise de um currículo bem elaborado. Na verdade, as empresas modernas estão à “caça de talentos” com uma boa base teórica, mas que também possuam virtudes de caráter subjetivo que são imprescindíveis frente à nova realidade social e econômica.
Com base em todo esse conceito e na atualidade em que vivemos, não nos restam dúvidas da importância do setor de Recursos Humanos dentro de uma organização. Porém, para que esse setor garanta seus resultados, é de extrema importância que sua gestão seja a melhor possível, para tanto é essencial a contratação de um profissional competente e com conhecimentos na área para que se alcance os resultados desejados, ou seja, um Analista de Recursos Humanos. 
Dessa forma, com a contratação de um Analista de Recursos Humanos, a empresa em questão, a “Solução”, terá êxito no seu propósito e nos resultados finais da empresa. Para toda empresa que deseja crescer e aumentar seu rendimento e lucratividade é preciso investir no setor de Recursos Humanos e em sua gestão, com profissionais competentes e qualificados.

Vale destacar alguns conceitos:
Conceito de Recrutamento: Este corresponde às atividades desempenhadas na empresa para atrair candidatos para seu processo seletivo. Assim, recrutamento se refere ao trabalho de divulgação das vagas de emprego existentes na organização, visando obter o maior número de candidatos para suprir seu processo seletivo. 
Conceito de Mercado de Recursos Humanos: O conceito de mercado de recursos humanos se entrelaça e se confunde com mercado de trabalho. Pois mercado de recursos humanos é o pessoal que se candidata para ocupar as determinadas vagas nas empresas, trata-se de um mercado de pessoas qualificadas a ocupar cargos vagos nas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com