TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GERENCIA E QUALIDADE DE SOFTWARE

Por:   •  13/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 10

Sistemas de Informação

Gerência de Qualidade de Software

        

SUMÁRIO

1

Introdução

1

2

Etapa 1: Relatório 01 – Normas

2

2.1

Passo 1

2 

2.2

Passo 2

2 

2.3

Passo 3

3

3

Etapa 2

5

3.1

Passo 1

5

3.2

Passo 2

5

3.3

Passo 3

5

3.4

Passo 4: Relatório 02: Avaliação CMMI

6

4

Conclusão

10

5

Bibliografia

11


  1. Introdução

       Apresentaremos nesta ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas) da matéria Gerência de Qualidade de Software as etapas 1 e 2. Na primeira etapa faremos uma pequena introdução de como é proposto as normas e objetivos dos modelos CMM/CMMI, ISSO/IEC 15504 e MPS.Br, de forma tabelada, já na etapa 2 abordaremos a avaliação SCAMPI Classe A do modelo CMMI.

  1. Etapa 1: Relatório 01 - Normas

        Aula-tema: Introdução a Qualidade de Software. Esta atividade é importante para que você entre em contato com a Qualidade de Software e as principais Normas de Qualidade, dando destaque as normas 15504, CMM/CMMI e MPS.BR. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1

Fazer a leitura do capítulo 1: O que é qualidade? E do capítulo 2:  Normas e organismos normativos do livro texto (KOSCIANSKI, André; SOARES, Michel dos Santos. Qualidade de Software. Observar as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. 2a. ed. São Paulo: Novatec Editora, 2007. p. 17 a 55) focando a leitura na compreensão dos objetivos da qualidade, defeito, falha, fundamentos de qualidade e ISO.

Passo 2

  • Fazer a leitura do artigo: Qualidade de Software – Uma Necessidade. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B_uLQd5hdqlWZjQ0VGhJaFZSUUs0V29WdGo1dj VOZw>. Acesso em: 18 set. 2016. Focar a leitura em como definir qualidade de software, como é possível medir a qualidade do software, problemas da não qualidade, medição da qualidade do software e empresas para efetuar a avaliação.  
  • Fazer a leitura do artigo: Análise da Qualidade de Software Utilizando as Normas 12207, 15504, ISO 9000-3 e os Modelos CMM/CMMI e Mps.Br. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B_uLQd5hdqlWS1FKa3pvRU1UZi1ja3lHcThHaEp Ndw>. Acesso em: 18 set. 2016. Buscar conhecer melhor as normas de qualidade, principalmente a ISO 15504, CMM/CMMI e MPS.Br.

Passo 3

        Abaixo temos a Tabela 1 - CMMI contemplada com o Nível 2 – Gerenciado, onde os projetos da organização asseguram que os requisitos sejam gerenciados e que os processos sejam planejados, executados, medidos e controlados, e as práticas existentes sejam mantidas em momentos de estresse. Quando estas práticas existem, os projetos são executados e gerenciados de acordo com seus planos documentados:

[pic 1]

Tabela 1 - CMMI

        Abaixo temos a Tabela 2 - ISO/IEC 15504 onde cada produto ou serviço resultado de um processo obedecem às especificações de entrada do processo:

[pic 2]

Tabela 2 – ISSO/IEC 15504

        E finalmente, temos a Tabela 3 – MPS.Br, onde temos os níveis G e F! O nível G é o primeiro nível de maturidade do MR-MPS. O objetivo da implantação deste nível é nortear a organização para que ela seja capaz de gerenciar parcialmente seus projetos de desenvolvimento de software e o principal foco do nível F é agregar processos de apoio à gestão do projeto no que diz respeito à Garantia da Qualidade e Medição, bem como aqueles referentes à organização dos artefatos de trabalho por meio da Gerência de Configuração:

[pic 3]

Tabela 3 – MPS.Br

  1. Etapa 2

        Aula-tema: Garantia da Qualidade de Software (SQA): continuação da apresentação das técnicas. Impactos de um sistema de má qualidade. CMMI. Introdução, diferenciação entre qualidade de software e de processo. Estudo dos níveis. Esta atividade é importante para que você aprofunde seu conhecimento sobre o CMM/CMMI e conheça o SCAMPI A (Standard CMMI Appraisal Method for Process Improvement), documento utilizado para realizar a avaliação do CMMI.

Passo 1

        Fazer a leitura do capítulo 5: CMM e CMMI do livro texto (KOSCIANSKI, André; SOARES, Michel dos Santos. Qualidade de Software: Observar as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. 2a. ed. São Paulo: Novatec Editora, 2007. p. 95 a 115) buscando compreender o funcionamento do modelo CMMI.

Passo 2

  • Fazer a leitura do documento oficial: CMMI para Desenvolvimento versão 1.2. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B_uLQd5hdqlWRHozd0F3NTRTREtrdWtUcW9uUi1XUQ>. Acesso em 18 set. 2016. Focar a leitura no nível 2 de maturidade avaliando suas áreas de processo, metas e práticas.
  • Fazer a leitura do artigo: CMMI e SCAMPI: uma visão geral dos modelos de qualidade e de um método formal para sua avaliação. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B_uLQd5hdqlWWV9fUC1wTWRTZDZLcDh4ejd5YXprUQ>. Acesso em 18 set. 2016. Focar a leitura no método SCAMPI, que é o método utilizado para avaliação do CMMI. Avalie as fases do método SCAMPI.

Passo 3

        Fazer a leitura do documento oficial de avaliação do CMMI, SCAMPI A versão 1.2. Disponível em<https://docs.google.com/open?id=0B_uLQd5hdqlWMHBzbDhQUFhSXzJ2UUloZFkxQjVxZw>. Acesso em 18 set. 2016. Verificar como o SCAMPI A realiza a Avaliação.

Passo 4: Relatório 02 – Avaliação CMMI

        O CMMI Padrão Método de Avaliação para Melhoria de Processos (SCAMPI) é projetado para fornecer classificações de referência de qualidade em relação aos modelos (CMMI). É aplicável a vários métodos de avaliação, incluindo tanto a melhoria interna dos processos quanto as externas. O SCAMPI A satisfaz todos os requisitos de avaliação para CMMI, como o SCAMPI Classe A.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (276.5 Kb)   docx (101.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com