TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE FROTA POR DISPOSITIVOS MÓVEIS: DESENVOLVIMENTO

Por:   •  10/5/2021  •  Artigo  •  2.513 Palavras (11 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 11

GESTÃO DE FROTA POR DISPOSITIVOS MÓVEIS: DESENVOLVIMENTO

Fleet management by mobile devices: development

Solução ao alcance da mão

Luiz Fernando da Mota Carvalho

3º Sgt Mat Bel – Exército Brasileiro

Graduando em Sistemas de Informação da universidade Federal do Mato Grosso – UFMT. Cuiabá-MT

        

RESUMO

A Atividade de manutenção em um batalhão de engenharia de construção ocorre de forma dinâmica, sendo necessário muito empenho de todo o recurso humano disponível para gerenciar e executar as manutenções e aquisições de insumos que utilizam recurso público. A solução móvel serve para auxiliar sobremaneira os relatórios e gerenciamento de recursos utilizados na execução do controle logístico de frota.

Palavras-chave: Desenvolvimento, android, appinventor, google.

ABSTRACT

The activity of manutention in a construction engineering battalion occur dynamically, being necessary a lot of effort of all disponible human resources to manage the manutentions and execute the input purchases that uses the public funds. The mobile fleet management suits to help especially for reports and funds managements used in logistic execution of fleet control.

Keywords: Development, android, appinventor, google.

1. INTRODUÇÃO

A atividade de construção, missão fim da engenharia de construção, demanda da utilização de uma frota grande e sempre pronta para execução das frentes de trabalho. Para isso, a nível nacional o gerenciamento de frota ocorre de forma global e centralizada por intermédio de diversos sistemas de controle (SGA, SISCOFIS, SIOC). Porém, para que esses sistemas globais possam refletir a realidade das informações, sistemas de controles locais necessitam ser implantados.

A partir desta situação, foi criado o QDE/QDV (gerenciamento de frota), implementado pelo 2º Sgt Eng Leonardo Santos e Silva. O sistema utiliza uma série de folhas de dados que gerenciam em nuvem toda informação referente a manutenção e utilização dos ativos da unidade. Contudo, as informações necessitam de um operador para servir de ponte entre a manutenção e a gestão. A solução móvel entra com um algoritmo que automatiza essa ponte, tornando dinâmico e em tempo real todas as informações referentes a manutenção e gestão da frota.

Este estudo desenvolve uma aplicação para dispositivos móveis Android, utilizando o framework AppInventor 2.0, criado pela Google inc, os quais servirão como base da seção referencial bibliográfico.

Para alcançar o desenvolvimento da solução proposta deste estudo, foi adotada a metodologia acadêmica de aprendizado baseado em problemas, no estudo em questão, foi abordado um problema real: Como tornar dinâmico e em tempo real as informações de gestão de frota? Futuramente, a solução proposta pode refletir em melhor utilização de tempo e recursos públicos, pois uma boa gestão de frota pode gerar relatórios que possibilitem o correto uso das naturezas de despesa do governo.

A seção material e método abordará o uso da aplicação desenvolvida, nomeada de “Frota 9BEC.apk”, a qual teve sua utilização em uma operação real de construção, a Operação Barão de Melgaço, esta que tem por objetivo melhorar as vias urbanas da região da Vila Militar Perimetral de Cuiabá-MT.

2. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

2.1. Sistema Operacional Android

Segundo LECHETA, 2009:

Metade da população mundial possui um celular e os números não param de aumentar, devido as diversas funcionalidades que esses aparelhos possuem, chamadas de vídeo, mensagens, câmeras, internet e muito mais na palma da mão.

Mas não são somente as pessoas em particular que estão consumindo esse produto, as organizações têm utilizado constantemente essa tecnologia visando a integração de aplicações e também para agilizar diversos serviços, já que tudo isso pode ser utilizado de forma online.

        Tomando como base a popularização do sistema Android, optou-se para uso de desenvolvimento da aplicação em dispositivos móveis que utilizam este sistema. O sistema Android é arquitetado por quatro camadas (Linux Kernel, Libraries, aplications framework, aplications), que servem entre conexões de hardware e software, banco de dados, Android Runtime que traduz os bytecodes em linguagem de máquina, framework que é ponto de conexão entre aplicações e as bibliotecas, e a camada aplications, contendo todos aplicativos acessados pelos usuários. (PRADO, 2011).

2.2. A linguagem Java

A origem da linguagem Java é explicada assim:

“Um grupo de empregados da Sun Microsystems iniciaram um projeto para pequenos dispositivos eletrônicos de consumo, tais como o  PDA (Personal Digital Assistant), o projeto recebeu o nome de Projeto Green, e James Gosling assumiu sua coordenação.

A ideia era possibilitar a criação de programas portáveis que pudessem ser executados em diversos dispositivos. Mais a equipe teria que desenvolver programas específicos para cada tipo de dispositivo, então surgiu a ideia de desenvolver um sistema operacional que permitiria a utilização de seus programas pelos mais diversos tipos de equipamento. A nova linguagem foi batizada de Oak (carvalho), uma referência ao carvalho que James Gosling visualizava a partir de seu escritório. O sistema operacional que foi desenvolvido, foi chamado de GreenOS, e junto com ele foi construída uma interface gráfica padronizada.

O nome da linguagem desenvolvida pelo projeto Green foi mudada de Oak para Java, que foi uma homenagem à uma ilha da Indonésia de onde os Norte-Americanos importavam o café que era consumido pela equipe de James Gosling. Ate 1994, não havia uma aplicação definida para o Java. Foi quando Jonathan Payne e Patrick Naughton criaram um novo navegador para Web que podia executar programas escritos em Java (applets), batizado de Web Runner. E em 1996, em uma iniciativa inédita, a Sun Microsystems resolveu disponibilizar gratuitamente um kit de desenvolvimento de software para a comunidade, que ficou conhecido como Java Developer’s Kit (JDK). ” (FILGUEIRAS, 2015)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com