TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Por:   •  23/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

GSO - Gestão de Sistemas Operacionais

1) O que vem a ser um Sistema Operacional?

R= De modo conceitual, um Sistema Operacional (ou SO), pode ser definido como um software ou conjunto de softwares que tem como função o gerenciamento dos recursos de hardware e programas. O objetivo principal é de facilitar a comunicação do usuário com o computador através de uma interface que pode (ou não), ter elementos gráficos. Nos tempos atuais, há uma série de SOs que contém Interface gráfica para usuários (Graphical User Interface ou GUI), como exemplo: Android, Windows, IOs, Linux, MacOS e etc. Também é possível listar alguns sistemas operacionais que não possuem GUI, estes são conhecidas como Interface de linha de comando (command line interface), como: DOS e Unix.

2) Qual é a diferença básica entre um sistema monoprocessado e multiproces-sado?

R= Sistemas operacionais monoprocessados são caracterizados pelo fato de terem sido forjados para a execução de instruções através de um único processador, sendo direcionado para dispositivos como os notebooks, que possuem apenas uma unidade de processamento central. Já SOs multiprocessados, foram criados com a intenção de lidar com equipamentos maiores e mais complexos, como no caso dos Data Centers e Servidores Web, que podem possuir um ou mais processadores.

3) Qual é a diferença básica entre um sistema monoprogramado e  multiprogramado?

R= Sistemas monoprogramados eram mais comuns no princípio do mundo da informática. Estes eram caracterizados por terem apenas um fluxo de execução, ou seja, executavam uma tarefa por vez, obrigando o usuário a escolher entre uma função ou outra. Nos tempos atuais, graças aos avanços da tecnologia, existem os sistemas multiprogramados que são contrários ao modelo citado anteriormente, esses têm a capacidade de executar tarefas simultaneamente.

4) Do ponto de vista do usuário do sistema computacional qual a importância do Sistema Operacional?

R= O sistema operacional é de suma importância para o usuário, uma vez que este programa intermedia a comunicação entre o utilizador e o computador. Tal função é indispensável levando em consideração o fato de que, a máquina entende apenas códigos binários (zeros e uns), não compreendendo assim a linguagem humana. Por tanto, sem o sistema operacional para executar tarefas e gerenciar o hardware, o usuário teria que possuir um imenso nível de entendimento para usufruir dos recursos mais simples que o computador oferece.

5) Do ponto de vista dos recursos do sistema computacional qual a importância do Sistema Operacional?

R= Um sistema computacional sem quaisquer softwares para gerenciar seus recursos, é um amontado de circuitos sem função ou interatividade, sendo tão útil quanto um objeto de decoração.

6) Quais são os componentes de um Sistema Operacional?

R= O sistema operacional é composto por um conjunto de softwares que permitem administrar as interações com o hardware. Este conjunto possui os seguintes elementos: o núcleo (kernel), que representa as funções fundamentais do sistema operacional tais como gestão da memória, processos, arquivos, entradas/saídas e das funcionalidades de comunicação; O Intérprete de comandos (shell), ou seja, a camada externa, por oposição ao núcleo, que permite a comunicação com o sistema operacional por meio de uma linguagem de comandos para o usuário pilotar os periféricos ignorando muitas das características do hardware como, por exemplo, a gestão dos endereços físicos; E também o sistema de arquivos (file system), que permite registrar os arquivos em arborescência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com