TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Software

Por:   •  9/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de avaliação a distância (AD)

Unidade de Aprendizagem: Software Livre

Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

Professor: Márcia  Cargnin Martins Giraldi

Nome do aluno: José Rogélio Gomes Júnior

Data: 22/02/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (4,0 pontos) 

Realize uma pesquisa na internet sobre os assuntos a seguir:

* Software de código aberto para servidores Web;

Sintese: Servidores Web

Software de servidor Web inclui uma série de ferramentas e programas complexos que  juntas  criam e gerenciam um servidor web. As estações que fornecem serviços para outras estações são os servidores, o servidor Apache é um servidor Web HTTP, disponibilizado para Windows, Linux e outros sistemas operacionais e podendo ser considerado o mais bem sucedido servidor web livre, representando cerca de 47.20% dos servidores ativos no mundo. Qualquer máquina servidora disponibiliza seus serviços para internet usando portas numeradas, uma para cada serviço disponível naquele servidor. Baseando-se nisso foi possível perceber que existem vários servidores Web disponíveis no mercado, alguns livres e outros com licença paga. Dessa maneira com a evolução e o crescimento da Web está havendo uma exigência maior de desempenho de servidores.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Servidor_Apache

* Software de código aberto para servidores FTP;

Sintese: Servidores FTP

O protocolo FTP (File Transfer Protocol) é um serviço padrão da Internet que possibilita a transferência de arquivos entre computadores. Por meio dele, usuários podem obter ou enviar arquivos para outros computadores da internet. O FTP permite o estabelecimento de uma conexão limitada entre o cliente FTP

O uso mais comum de servidores FTP é para armazenar e disponibilizar na Internet arquivos e programas que podem ser acessados e baixados por diversos usuários. Quase todos os servidores devem incluir um programa ( File Transfer Protocol) FTP.

Um exemplo de servidor FTP é o FileZilla sendo um servidor de FTP gratuito de código aberto licenciado pela GNU General Public License. É multiplataforma, trabalhando em ambientes Windows e Linux. Faz transferência de arquivos maiores que 4 GB, possibilitando também a configuração de velocidade de transferências.

Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/filezilla.htm

* Software de código aberto para servidores E-mail;

Sintese: Servidores E-mail

Cliente de e-mail é qualquer programa apto a conectar a um servidor de e-mail e entender seu protocolo para que possa realizar a troca de informações. Sendo assim o servidor de email  Sendmail é um software de transferência de emails de código aberto, suportando vários tipos de transferências de emails por vários métodos como POP3 ou IMAP, inclusive SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) ou Protocolo de transferência de correio simples, muito difundido na internet pela comunidade do software livre e de código aberto, Empresas podem utilizar esse recurso para administrar seu próprio servidor para envio e recebimento de emails, geralmente com o objetivo de propiciar a comunicação entre os colaboradores, se você possui um nome de domínio e configurar contas de e-mail, você pode gerenciar o seu próprio servidor de e-mail. Dando a capacidade de monitorar e gerenciar aplicativos de e-mail.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Sendmail 

Essa pesquisa deve ser feita de acordo com os seguintes passos:

¬ Para cada assunto, selecione um texto/artigo que trate desse assunto, em seguida, faça a leitura dos mesmos e apresente uma síntese de, no mínimo 10 linhas, sobre cada um deles;

¬ Em cada uma dessas sínteses, apresente, no início da mesma, o título do texto/artigo a que ela se refere e a referência desse último (o endereço eletrônico em que o mesmo encontra-se disponível e, se houver, quem assina esse texto/artigo);

¬ Essas sínteses juntas devem identificar as principais características das ferramentas (softwares de códigos abertos) atualmente utilizadas nas organizações e a interação entre as soluções pesquisadas.

Observação: Procure realizar essa pesquisa através das ferramentas de busca citadas a seguir, mas lembramos que você tem autonomia para fazer as pesquisas em outras fontes.

- http://www.google.com.br

- http://br.altavista.com/

- http://br.yahoo.com/

- http://www.achei.com.br/

Questão 2 (3,0 pontos)

Em relação aos itens pesquisados na questão anterior, elabore um texto de 10 a 15 linhas sobre um estudo de caso (empresa pública e/ou privada) envolvendo um processo de migração (de software proprietário para software de código aberto) entre estes tipos de servidores. Informe as referências bibliográficas na parte final de seu texto, sendo que as mesmas, não serão contabilizadas no cálculo da quantidade de linhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (343.5 Kb)   docx (410.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com