TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Eclipse

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

Eclipse: historia e evolução

VisualAge ambiente de desenvolvimento padrao da IBM desde da década de 80 onde futuramente seria  o eclipse que é hoje, em 2000 o sistema passou a se chamar VisulaAge for java e logo depois VisualAge Micro Edition onde podia desenvolver aplicações em Java, o projeto eclipse foi criado em  2001 pela IBM e teve apoio de vários forncedores de software que apoiaram a e ideia  foi investido cer de 40 milhões quando formaram a eclipse.org (ECLIPSE, 2013)
Para modificar um sistema Visual Age que era usado pela própria IBM, em 2004 se tornou a Eclipse Foundation quando foi doada e se tornou uma organização sem fins lucrativos e distribui o software para os desenvolvedores seu código é Open Source podendo ser feitas implementações no programa o eclipse é todo baseado em plugins e possui varias extensões, sua programação é feita em Java mas os desenvolvedores podem usar  para programar em C/C++, COBOL, PHP,HTML, Python, Java.

O lançamento da conferencia EclipseCon em 2004 na cidade de Anaheim foi um grande sucesso para mostrar como o eclipse tem um grande capacidade e desde de 2004 essa feira existe para mostrar suas novidades e e permitam que as empresas se encontrem para mostrar suas melhorias em seus projetos de código aberto. Um beneficio do Eclipse é o Release Trains que começou a ser usado na versão de 2006, Callisto, onde os plugins são adicionados em pacotes onde as versões anteriores precisavam que fossem instalados um a um ocorrendo erros e problemas no funcionamento.(INFOQ, 2013)
        Na Figura...... e mostrado a arquitetura dos plugins e como é a sua divisão dos componentes na IDE Eclipse

[pic 1]
Figura... Arquitetura de Plugins
Fonte: pesquompile

Na figura.... existe os componentes genéricos, Run-time é usado para a execução dos plugins do IDE, Workspace são os locais onde fica os projetos dos usuários, STW e JFace responsáveis pela interface gráfica do Eclipse, WorkBench é um componente para dar suporte as interfaces gráficas, Team interpreta o Workspace e controla o histórico dos recursos, Debug responsável para a depuração, Help ajuda os usuários, Update responsável pela as atualizações do IDE.

Uma característica do Eclipse é a possibilidade de reformatar o código sem perder a semântica ou a funcionalidade do projeto melhorando o desing pode também mudar os nomes dos métodos excluir classes ou usar o encapsulamento sem o corromper, Junto ao Eclipse existe o componente STW onde é possível criar botões, telas, criando componentes gráficos. Sua Aplicação é multiplataforma podendo ser executada em qualquer sistema operacional.
A arquitetura do Eclipse esta na Figura ...... onde mostra o relacionamento  com outro componentes e as ferramentas de plugins também chegam ao recurso responsável por administrar todo o projeto.

[pic 2]
Figura..... Arquitetura Eclipse
Fonte: pesquompile

Funcionamento Eclipse

 O eclipse não é uma software que não se instala na maquina e sim ao clicar no ícone ele se executa, onde ele pede o local para salvar o projeto que Dara inicio chamado Workspace, e clicque OK com isso pode começar a criar seus projetos e seus programas,toda sua interface que é representada na Figura.... é bem intuitiva sendo bem simples a movimentaão em suas abas com pouco tempo de uso um programador com pouca experiência pode facilmente usar sem nenhum problema existindo abas como as do Explorer para veificar seu código, depurar e compilar seu código.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (267 Kb)   docx (541.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com