TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA PROFISSIONAIS DE TI

Por:   •  20/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Boa Viagem

IGOR LABANCA FERREIRA LAPA

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA PROFISSIONAIS DE TI

Recife

2015

RESUMO

O texto que se segue foi extraído de artigos com a importância das atividades físicas, fundamentado em princípios cientifico junto a sociedade em seus diversos segmentos, incluindo os profissionais da tecnologia da informação.  

Esses profissionais são os que correm mais riscos, pois fazem parte dos públicos mais sedentários. Isso contribui com o surgimento de muitas doenças. Entretanto a própria tecnologia da informação vem contribuindo bastante para estimular atividade física, através de softwares.  

Conclui-se que a atividade física é muito importante para saúde do indivíduo e que a própria tecnologia da informação pode ajudar a estimular a pratica da atividade física para seus profissionais.  

1      INTRODUÇÃO

O sedentarismo nos profissionais da tecnologia da informação (TI) é algo comum nos dias de hoje. De acordo com a sociedade brasileira de cardiologia (SBC), o sedentarismo cresce cada vez mais no Brasil, estima-se que 70% da população brasileira não pratica exercícios físicos regulamente. Entretanto esse não é o único problema para esses profissionais, o nível de estresse também é alto, geralmente ocasionados pelas atividades repetidas diariamente.

Segundo o instituto de pesquisa Swns a profissão de TI foi considerada a mais estressada em 2011. De acordo com Drauzio Varella “O estresse deve ser combatido com a prática constante de atividade física". Esses problemas não só atingem o profissional e sim a empresa toda, pois quanto mais estressado o profissional, menos rendimento ele vai possuir, afetando diretamente na empresa.

   1.1    PROBLEMAS

O sedentarismo do profissional de TI causa alguns problemas, tanto fisicamente quanto mentalmente, alguns desses problemas são doenças como dores de cabeças, causadas geralmente pelos monitores e pela pressão do ambiente de trabalho. Obesidade, causada geralmente pela má alimentação, vida sedentária que levam e pressão do ambiente de trabalho. Trombose, causada geralmente por passar muito tempo sentado em frente ao computador. Tendinite, causado geralmente pelo uso continuo do computador, Escoliose, causada geralmente pela postura do profissional sentado na frente do computador.

    1.2      OBJETIVOS          

          A principal forma de solucionar ou evitar esses problemas, é praticando atividade física. Por isso algumas empresas de TI adotaram um método bastante eficaz para a pratica da atividade física. Esse método nomeado de Ginastica Laboral, segundoNahas (2001) é uma atividade física realizada no próprio local de trabalho pelos funcionários na hora do expediente, sendo preparatória realizada no início do expediente ou compensatória realizada no meio do expediente.

         Outro método para estimular a atividade física é através de softwares, em 2013 o ministério da saúde lançou o programa peso saudável. Que tem como objetivo de auto monitoramento do peso e recomendações práticas de alimentação e atividade física, Além de trazer todos esses benéficos, a atividade física tem uma grande importância na saúde mental, é comprovado que a pratica regulamente faz o ser humano se sentir melhor e com autoestima elevada, assim o profissional rende mais, afetando positivamente a empresa.

1.2.1    OBJETIVO GERAL

       Considerando as informações obtidas, pode-se concluir que o objetivo geral é sempre praticar atividade física, pois tem muita importância para um profissional de TI, caso o profissional não esteja habito à pratica de atividade física, ele estará sujeito a contrair alguns problemas físicos e mentais, que afetará seu rendimento profissional e pessoal. Com isso algumas empresas adotaram o método de Ginastica Laboral, com o objetivo de aglomerar a atividade física dentro do expediente de trabalho e assim melhorar o rendimento dos profissionais.

     1.2.2    OBJETIVO ESPECIFICO

Estimular a pratica de atividade física; Praticar atividade física; Melhorar o rendimento pessoal e profissional.

2      TRABALHOS RELACIONADOS

2.1    ATIVIDADE FÍSICA: UMA NECESSIDADE PARA A BOA SAÚDE NA TERCEIRA IDADE

A população idosa aumenta cada vez mais, dando uma maior expectativa de vida, logo gera uma necessidade de mudar estruturas sociais, para que tenham uma qualidade de vida boa. A atividade física é um meio de preservar a saúde dos idosos. Esse artigo teve por objetivo abordar aspectos do processo de envelhecimento: sua epidemiologia, os benefícios e a importância da atividade física para alcançar qualidade de vida na terceira idade e as políticas públicas brasileiras voltadas para essa fase da vida, salientando-se a necessidade atual de estruturação efetiva de programas que enfatizem a prática de atividades físicas, bem como o engajamento dos profissionais de saúde frente a estas ações.

2.2   O PAPEL DO SEDENTARISMO NA OBESIDADE

A obesidade é uma doença complexa que se associa a outros fatores de risco cardiovascular. O objetivo é discutir não a contribuição do sedentarismo na obesidade, mas, sim, a maneira o que exercícios físicos regulares pode influenciar na obesidade. Pode-se dizer que a prática regular de exercício físico, apesar de não provocar uma perda de peso corporal, preserva a massa magra, evita o reganho de peso e diminui o risco de doenças cardiovasculares. Portanto, a prática regular de exercício físico constitui-se em um benefício independente nas várias morbidades da obesidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (161.6 Kb)   docx (179.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com