TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Complementares, Competências Profissionais

Por:   •  28/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.789 Palavras (16 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação à distância

Unidade Ribeirão Preto – SP

Cláudia Daniela Cajuela RA 0106000092

Luzia Aparecida Barbosa Monteiro RA 3446151518

Tamiris Aparecida da Silva RA 3194944665

Tarcísio Elvis dos Santos Silva RA 0106000095

Thais Stabile de Oliveira RA 7815352329

Curso: Pedagogia - Licenciatura

Disciplinas: Atividades Complementares, Competências Profissionais, Educação Inclusiva, Avaliação e Currículo, Multimeios Aplicados à Educação.

Desafio Profissional

Reflexão sobre as estratégias pedagógicas no desenvolvimento do letramento de maneira interdisciplinar e mobilizado por meio de recursos tecnológicos

Tutora à distância: Angela Medeiros Ramos e Silva

Ribeirão Preto, 2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------------3

2. Passo 01 -------------------------------------------------------------------------------------------------4

3. Passo 02 -------------------------------------------------------------------------------------------------5

4. Passo 03 -------------------------------------------------------------------------------------------------8

5. Passo 04 -------------------------------------------------------------------------------------------------8

5.1. Plano de Trabalho Docente -------------------------------------------------------------------------9

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS -----------------------------------------------------------------------11

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ------------------------------------------------------------11

1. INTRODUÇÃO

        A partir do presente trabalho, pretende-se instigar uma breve reflexão acerca das estratégias pedagógicas no desenvolvimento do letramento de maneira interdisciplinar e mobilizado por meio de recursos tecnológicos.

        E, a fim de alcançar tal objetivo, serão explorados diversos vídeos e textos, sendo alguns recomendados pelo Desafio Profissional ora proposto, todos no sentido de abordar algumas questões desafiadoras apresentadas para uma busca de reflexões ao redor das constantes evoluções da sociedade. Pois, conforme a sociedade evolui, a educação deve evoluir junto, no intuito de atingir com a maior eficácia possível o seu objetivo de oferecer conhecimento e cultura ao indivíduo, possibilitando assim que ele se integre à sociedade e ao grupo social ao qual faz parte.

        Ainda, serão elaborados textos referentes a questionamentos trazidos pelo Desafio Profissional com relação às leituras e reflexões sobre as estratégias de leitura, interdisciplinaridade e utilização de recursos tecnológicos na sala de aula, bem como, será realizado um plano de trabalho docente a fim de exemplificar como pode ser posto em prática todo o aprendizado adquirido através do presente trabalho.

        Assim, restará concluir de que forma o professor deverá atuar utilizando da melhor maneira possível as estratégias pedagógicas ora analisadas. Tudo em nome de cumprir eficientemente o papel da educação.  

2. Passo 01

        De acordo com Brito (2010), a leitura é algo de extrema importância na formação social de um indivíduo, sendo através dela que podem ser formados cidadãos críticos, à medida em que torna o indivíduo capaz de compreender todo o significado de debates sociais e de pronunciar-se com sua própria voz, tomando consciência de todos os seus direitos e sabendo lutar por eles, exercendo assim a sua cidadania.

        Conforme constatado por Brito (2010), faz-se necessário analisar o mundo da leitura, sua trajetória, como se desenvolveu dentro das grandes sociedades e quais as barreiras que professores e alunos encontram ao ler. Isso porque, tendo a literatura ficado restrita durante séculos à nobreza e aos religiosos, deve ser ela extremamente valorizada por todos que agora possuem o direito de ler.

        No entanto, como bem observa Brito (2010), desenvolver o hábito da leitura é um desafio a ser enfrentado, pois inúmeras crianças e adolescentes crescem sem estímulos. Estímulos esses que devem ser contemplados no ambiente escolar, das mais diversas maneiras possíveis.

        Um exemplo citado pelo autor, em se tratando de crianças, é o uso dos contos de fadas, pequenos contos e mitos infantis, que, por serem cheios de magia e fantasia, podem ajudar no desenvolvimento da criança e no estímulo à prática da leitura (BRITO, 2010).

        Realmente, o ensino deve ser o mais lúdico possível a fim de prender a atenção, estimulando a leitura e a criatividade dos alunos. Outro exemplo constatado é o da exploração da leitura de livros infantis como o da Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau ou o da Dona Baratinha, conforme demonstrado no vídeo do YouTube sobre alfabetização e letramento (SOARES, 2013).

        Além disso, é importante discutir a relação entre a educação e as novas tecnologias no processo evolutivo do ensino e da aprendizagem na sociedade contemporânea, conforme se depreende dos estudos realizados por Silva e Correa (2014). De acordo com os autores:

A tendência da educação contemporânea é firmar a necessidade de que o educando deve vivenciar a aprendizagem de sala de aula de forma mais dinâmica e significativa, por esse motivo, propõe-se (...) analisar os benefícios e malefícios da modernidade tecnológica apontando caminhos para uma prática pedagógica que se pretende desconstruir-se para se reconstruir numa nova perspectiva de ensino e aprendizagem. (SILVA E CORREA, 2014, p. 23).

        Assim é que, conforme Libâneo (2010, apud CRESPO, 2015), além do professor ter que dispor do recurso tecnológico em sala de aula e saber manuseá-lo, deve também aprender a intervir no processo comunicacional realizado entre ele e o aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (256.3 Kb)   docx (218.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com