TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implementação de um Sistema de Informação e de um Banco de Dados

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.023 Palavras (13 Páginas)  •  1.682 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III

Tema: Implementação de um Sistema de Informação e de um Banco de Dados

Título: Montando a infraestrutura e implantando software para atendimento

____________ - POLO _________

____________ - POLO ___________

POLO ___________ - __

POLO ____________ - __

POLO ________________ - __

2017

AUTORES

Aluno: – Polo -

RA

Aluno:  – Polo -  

RA

Aluno: – Polo -  

RA

Aluno: – Polo -

RA

Aluno: – Polo -

RA

Aluno: – Polo -

RA

Projeto apresentado ao Curso de Gestão de tecnologia da informação, do Instituto de Ciências Sociais e Comunicação, da Universidade Paulista – UNIP, como

requisito para aprovação na disciplina Projeto Integrado

Multidisciplinar - PIM.

RESUMO

           Foi implementado na cidade de Riacho Doce pela Prefeitura, através de apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, um CIDI (Centro de Inclusão Digital do Idoso), para facilitar e incentivar a população da 3ª idade a acessar as Tecnologias da Informação, disponibilizando cursos e acesso à internet para mostrar a esse grupo que não existe hora, idade ou local para participar do mundo digital.

Para administrar o prédio, será implementado um Sistema de Controle de Cadastros interligado a um banco de dados onde ficaram armazenados os dados dos usuários cadastrados através do sistema de informação.

O presente trabalho tem como meta mostrar a implementação desse sistema e do banco de dados utilizado pelo mesmo, uma análise dos custos de implementação do software, além de uma análise dos aspectos legais e éticos do acesso à internet do CIDI.

 

 

Palavras Chave:  tecnologia, TI, sistemas, informação, inclusão digital, banco de dados.


ABSTRACT

            A CIDI (Center for Digital Inclusion of the Elderly) was implemented in the city of Riacho Doce by the Municipality, through the support of the Secretariat of Human Rights of the Presidency of the Republic, to facilitate and encourage the elderly population to access Information Technologies, providing courses and internet access to show this group that there is no time, age or place to participate in the digital world.

In order to administer the building, a Registration Control System linked to a database will be implemented, where the data of the users registered through the information system will be stored.

The present work aims to show the implementation of this system and the database used by it, an analysis of the costs of implementing the software, as well as an analysis of the legal and ethical aspects of CIDI internet access.

Keywords: technology, IT, systems, information, digital inclusion, database.

SUMÁRIO

 

1        Introdução        8

2 Desenvolvimento        9

2.1 Implementação do Sistema de Controle de Cadastro        9

2.2 Implementação do Banco de Dados        15

2.3 Custos de implementação do software e hardware        18

2.4 Aspectos éticos e legais do acesso à internet do CIDI        18

3 Conclusões        19

4 Referências        19


  1. Introdução

A prefeitura de Riacho Doce, ao perceber o aumento da população idosa no município, resolveu em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República implementar um CIDI (Centro de Inclusão Digital do Idoso) para ajudar na inclusão digital da 3º idade.

O CIDI possibilita aos idosos acesso à Tecnologia da Informação através de palestras, cursos e acesso à internet, introduzindo diversas pessoas ao mundo digital, mostrando que não existem barreiras para o uso da tecnologia.

O CIDI conta com seis espaços: um Laboratório de Informática, onde serão ministrados os cursos para os idosos; Um Espaço de Palestras, para palestrantes ajudarem na formação dos grupos da 3º idade em Tecnologia da Informação; Laboratório de Acesso à Internet: destinado para os usuários que desejem acessar a internet por meio de desktops; Sala de Triagem e Cadastro, para efetuar o cadastramento dos idosos participantes do programa; Espaço de Convivência, possibilitando o acesso à internet por meio de smartphones, além de permitir que os participantes possam conversar, fazer amizades e conviver e a Administração do CIDI, destinado aos funcionários que trabalham e administram o prédio.

Será implementado um Sistema de Informação interligado a um banco de dados, analisando os custos do software e hardware a ser utilizados, além da definição dos aspectos éticos e legais envolvendo o acesso à internet, assim podendo ter um controle melhor do prédio pela administração.

2 Desenvolvimento

2.1 Implementação do Sistema de Controle de Cadastro

Para ser efetuado o melhor e mais fácil atendimento possível, é ideal o desenvolvimento de um SPT (Sistema de Processamento de Transações) que cumpra os objetivos e propósitos de todas as atividades as serem executadas no CIDI. Isso inclui uma definição de todos os requisitos necessários para o funcionamento da aplicação, como regras de negócio e requisitos funcionais, restrições do sistema, modelos utilizando linguagens padronizadas, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (487.9 Kb)   docx (169.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com