TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Informatica na Educação

Por:   •  10/8/2017  •  Resenha  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Campus Araranguá

Curso de Tecnologias de Informação e Comunicação

Rua Pedro João Pereira, 150

Bairro Mato Alto – Araranguá - Santa Catarina – Brasil / CEP 88900-000
www.ararangua.ufsc.br / +55 (48) 3721.6448

Curso: Tecnologias de Informação e Comunicação

Disciplina: Informática na Educação

Nome professor: Márcia Barros de Sales

Data: 22/03/2011

Visão Analítica da Informática Na Educação do Brasil: a questão da

Formação do professor

Suelen Macedo Laurindo

Resumo

VALENTE, J.A. ALMEIDA, F.J. VISÃO ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO BRASIL: a questão da Formação do professor. [S.l]:[s.n.],20-?

A informática na educação surgiu na década de 60 nos Estados Unidos da América, anos depois na França e na década de 70 teve inicio no Brasil. Nos E.U.A  o uso de computador na educação foi impulsionado pelo mercado e com o aparecimento de microcomputadores nos anos 80 aconteceu a disseminação dos micros nas escolas, em 1983 mais de 7000 software educacionais já estavam no mercado. A linguagem Logo desenvolvida em 1967 teve casos que se mostrou eficiente para a construção de conhecimento através do computador, foi adotada em muitas escolas, mas os relatos de que o uso do logo não necessitaria de ajuda do professor fez com que muitos professores se sentissem desmotivados a utilizarem a linguagem, com medo que sua função fosse desnecessária no mercado.

 No inicio dos anos 90 o computador já era utilizado na maioria das escolas e universidades, mas isso não foi suficiente para ter provocado uma mudança pedagógica. A preparação dos profissionais para atuarem na educação ainda é feita com o objetivo de capacitá-los para atuarem na transmissão de informação, são poucas as escolas que realmente utilizam o computador em seu potencial para a aprendizagem.

        Na França a informática na educação teve apoio do governo, foi planejada, dedicaram anos na formação dos professores. Nos anos 60 e inicio dos 70 os softwares utilizados eram de teoria comportamentalista e estimulo-resposta, somente nos anos 80 que começaram a utilizar a linguagem Logo. O objetivo que a França tinha não era de mudança pedagógica e sim que o aluno saísse da escola capacitado para a utilização da tecnologia da informática. Um dos pontos mais marcantes da informática na educação pode ter sido a preocupação que mostraram com a capacitação dos professores, em 1985 com o Plano Informática para Todos foram capacitados 100.000 professores.

        No Brasil teve inicio nos anos 70 com iniciativa da UFRJ, UFRGS e UNICAMP, em 1975 com o projeto “Introdução de computadores no Ensino do 2º Grau” aconteceu a visita do co - criador da linguagem Logo Seymour Papert e de Marvin Minsky ao Brasil, que lançaram as primeiras ideias do Logo. A implantação do programa de informática na educação aconteceu após dois Seminários que originaram o projeto EDUCOM que tinha como base que as politicas que fossem implantadas deveriam ser fundamentadas em pesquisas baseadas em experiências concretas.

        O programa brasileiro possui diferença em relação aos outros países, como a França e os Estados Unidos, pois possui uma descentralização de politicas. No Brasil as politicas de implantação não tiveram apenas o envolvimento do governo ou apenas envolvimento do mercado e sim uma junção de ambos. O objetivo de introduzir a informática na educação no Brasil era provocar mudanças pedagógicas e não apenas automatizar o ensino, mas os resultados obtidos não conseguiram mudar o sistema educacional como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (63.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com