TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Informática na Educação

Por:   •  8/9/2021  •  Resenha  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 2

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - T04

Fazer um resumo da sua percepção sobre a palestra do professor Ricardo. No seu resumo, procurar responder algumas questões:

- Como a tecnologia ajuda pessoas com deficiência?

As pessoas com necessidades especiais enfrentam inúmeras dificuldades em seus ambientes de estudo, trabalho e até mesmo lazer. Isto porque não conseguem se adaptar a muitas práticas do cotidiano, que envolvem a participação dos sentidos, habilidades e recursos que uma pessoa portadora de alguma deficiência muitas vezes não consegue desenvolver. 

A partir disso o desafio das Tecnologias Assistivas é de auxiliar as pessoas com deficiência na escola, em casa e em atividades da vida diária. Materiais simples, como uma cadeira de rodas, uma mesa maior, uma colher adaptada e programas para computador se tornam recursos que proporcionam melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência.

- Por que é importante que os recursos tecnológicos sejam acessíveis a pessoas com deficiência? 

 A importância da tecnologia na inclusão digital do portador de deficiência. Seja através das facilidades que a tecnologia proporciona no uso destes equipamentos aos usuários, seja na acessibilidade que ela permite que os deficientes tenham no ambiente educativo, no entretenimento, nas relações pessoais, na atualização das informações mundiais através da Internet ou até mesmo, no auxílio de tarefas simples como fazer uma ligação telefônica. Tornando o mundo do deficiente muito mais acessível as mudanças diárias que ocorrem no mundo, permitindo assim, que uma pessoa com baixa visão ou cegueira total, tenha uma vida mais parecida possível como as demais pessoas, consideradas normais.

- Como a tecnologia assistiva pode garantir a qualidade de vida de pessoas com deficiência?

A aplicação das tecnologias assistivas para a realização de atividades traz uma série de vantagens, a descomplicação das barreiras diárias pode ser sentida pelas pessoas que utilizam esses produtos em seu dia a dia. Confira, agora, exemplos de atuação das tecnologias assistivas.

As ferramentas e utensílios favorecem o desempenho autônomo em atividades diárias, como as relacionadas à alimentação, à higiene pessoal, ao ato de vestir-se, entre outras. Como exemplos, temos a estrutura e as adaptações para itens domésticos (como os talheres adaptados), as roupas confeccionadas para facilitar o modo de se trocar e os equipamentos para apoiar a locomoção. a tecnologia assistiva tem contribuído sobremaneira para que a pessoa com deficiência tenha cada vez mais autonomia e qualidade de vida. Além de facilitar as atividades cotidianas, esses dispositivos acabam proporcionando o acesso aos recursos oferecidos pelo meio social e a apropriação das experiências da própria cultura, além de ser um direito, a acessibilidade favorece as interações e o combate aos preconceitos. Os recursos apresentados neste post são uma pequena amostra de tudo o que foi e está sendo desenvolvido nessa área. A tecnologia assistiva está em constante aprimoramento, passando sempre por inovações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com