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A Introdução a Análise e Projeto de Sistemas

Por:   •  12/3/2022  •  Resenha  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  88 Visualizações

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Introdução a Análise e Projeto de Sistemas

Modelo – Algo que serve como parâmetro para representar uma realidade.

A realidade representa modelos (visões parciais).

Múltiplas visões: controle da complexidade.

Desenvolvimento baseado em modelos

A principal motivação é aumentar a produtividade:

- Independência de tecnologia;

- Reutilização;

- Automação.

Maior nível de abstração:

- Foco no modelo não no código;

- “o modelo é o código...”.


Processos são essenciais para sistematizar o desenvolvimento.

- Importância dos modelos;

- Características de modelos úteis

- Acurados;

- Consistentes;

- Facilmente comunicáveis;

- Facilmente modificáveis;

- Facilmente compreensíveis1: “As simple as possible, but not simpler”.

Métodos de projeto orientado a objetos:

- Booch: múltiplas visões, nuvens;

- OMT: Rumbaugh, GE, testes com base na especificação de requisitos;

- OOSE: Jacobson, casos de uso;

- Fusion: HP, integração dos métodos anteriores;

- OOA / OOD: Coad, Yourdon, muito simples, acadêmico;

- UML: Booch, Rumbaugh, Jacobson, Rational.

Objetivos da UML

- Modelar sistemas, não apenas software, com conceitos de orientação a objetos;

- Estabelecer um acoplamento explícito entre artefatos conceituais e executáveis;

- Tratar as questões de escalabilidade inerentes a sistemas complexos de missão crítica;

- Criar uma linguagem de modelagem utilizável por ambos homens e máquinas.

Projetos da UML

- Visões, diagramas, elementos de modelo e mecanismos gerais.

Visões Arquiteturais RUP – 4+1

- Visão de caso de uso, visão lógica, visão de processo, visão física, visão de desenvolvimento.

Diagramas da UML

- Casos de uso, classe, objeto, estado, sequência, comunicação, atividade, componente e implantação.

Elementos de modelo da UML

- Ator, classe, objeto, estado, casos de uso, nó, interface, pacote, nota e componente.

- Dependência ----> Generalização            Associação            Agregação              [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Mecanismos gerais da UML

- Adornos

- Notas

- Propriedades: documentação, responsabilidade, persistência e concorrência.

Desenvolvendo modelos: um processo prático de trabalho.

PROCESSO DE SOFTWARE

Para ser uma atividade sistematizada, análise e projeto deve ser parte de um processo;

 - Processo: O que é? Representação? Ciclo de vida? Execução? Modelo de processo.

Modelo Cascata

- Análise - > Projeto - > Codificação - > Testes - > Implementação.

Modelo Espiral

- Planejamento - > Análise - > Construção - > Implementação.

Modelo Iterativo do RUP

Fluxos de processos: Requisitos - > Análise e Projeto - > Implementação - > Testes - > Implantação.

Fluxos de Suporte: Gerência de configuração, planejamento e gerenciamento.

O QUE É ANÁLISE?

A análise enfatiza a investigação do problema;

O objetivo da análise é levar o analista a investigar e a descobrir;

Para que esta etapa seja realizada em menos tempo e de forma mais precisa, deve-se ter um bom método de trabalho;

Pode-se dizer que o resultado da análise é o enunciado do problema, e que o projeto será a sua resolução;

A qualidade do processo de análise é importante porque um erro de concepção resolvido na fase de análise tem um custo; na fase de projeto tem um custo maior, na fase de implementação maior ainda e na fase de implantação do sistema tem um custo relativamente astronômico.

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