TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA REVERSA NAS INDÚSTRIAS DE PILHAS E BATERIAS NA CIDADE DE MANAUS

Por:   •  21/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.129 Palavras (13 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE NILTON LINS

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

A LOGÍSTICA REVERSA NAS INDÚSTRIAS DE PILHAS E BATERIAS NA CIDADE DE MANAUS

ANDREZA MARIA DA SILVA CAJUEIRO

GEANE FERNANDES DA CONCEIÇÃO

MANAUS

2020 

 ANDREZA MARIA DA SILVA CAJUEIRO [pic 3][pic 4]

GEANE FERNANDES DA CONCEIÇÃO

A LOGÍSTICA REVERSA NAS INDÚSTRIAS DE PILHAS E BATERIAS NA CIDADE DE MANAUS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia em Logística da Universidade Nilton Lins, como requisito parcial a obtenção de Grau de Tecnólogo em Logística.

MANAUS

2020

[pic 5]

 ANDREZA MARIA DA SILVA CAJUEIRO [pic 6]

GEANE FERNANDES DA CONCEIÇÃO

 

A LOGÍSTICA REVERSA NAS INDÚSTRIAS DE PILHAS E BATERIAS NA CIDADE DE MANAUS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia em Logística da Universidade Nilton Lins, como requisito parcial a obtenção de Grau de Tecnólogo em Logística.

Aprovado em: ____/____/______.

BANCA EXAMINADORA

                                                                                                [pic 7]

Francisco de Assis Mourão Junior

Universidade Nilton Lins

[pic 8]

Luiz Cláudio da Silva

Universidade Nilton Lins

[pic 9]

[pic 10]

AGRADECIMENTOS


RESUMO

A logística reversa proporciona alternativas para fazer com que a indústria consiga reduzir seus custos reaproveitando materiais já produzidos e consumidos, muitas vezes transformados por fabricas de reciclagem de materiais. Para que possa acontecer a logística reversa precisa que ocorra a participação de alguns setores como: controle de estoque e setor operacional e setor da qualidade. Assim, se torna uma estratégia para grandes empresas mostrar-se responsáveis por ações ambientais relacionadas ao descarte dos produtos que fabrica, levando em consideração a Lei 12.305/2010 que direciona cada indústria a ser responsável pelo descarte de seus materiais como pilhas e baterias de maneira que não prejudique o ambiente. Este artigo tem como principal objetivo evidenciar a importância da aplicação da Lei 12.305/2010 dentro da indústria de eletroeletrônicos. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde apresentará os estudos mais significativos voltados para a aplicação da logística reversa. Serão realizadas pesquisas nas principais bases de dados como Scielo e Google Acadêmico, e os materiais utilizados serão os que tiverem dentro dos critérios de inclusão. Como resultados, as estratégias voltadas para logística reversa realizada com as pilhas e baterias ainda são algo a serem melhorados pelas fabricantes para que de fato consiga realizar um impacto mais significativo tanto em redução de custo quanto no campo ambiental.

Palavra-chave: Logística reversa. Indústria. Pilhas. Baterias.

ABSTRACT

Reverse logistics provides alternatives to reduce the industry's costs by reusing materials already produced and consumed, often transformed by material recycling plants. Thus, it becomes a strategy for large companies to be responsible for environmental actions related to the disposal of the products it manufactures, taking into account Law 12.305/2010 that directs each industry to be responsible for the disposal of its materials as batteries in a way that does not harm the environment. The study is a bibliographical research where it will present the most significant studies aimed at the application of reverse logistics. Searches will be carried out in the main databases such as Scielo and Google Scholar, and the materials used will be those that have within the inclusion criteria. As a result, the strategies focused on reverse logistics carried out with batteries are still something to be improved by manufacturers so that they can actually realize a more significant impact both in cost reduction and in the environmental field.

Keyword: Reverse logistics. Industry. Batteries. Batteries

  1. INTRODUÇÃO

As indústrias de eletrônicos passaram a ter grandes responsabilidades, principalmente por causa do lixo eletrônico que é gerado advindo do algo consumo de materiais por toda a sociedade. Dessa maneira, esses materiais quando são descartados de forma correta acabam trazendo riscos para a saúde de diversas pessoas e, danos para o meio ambiente.

Dentro desse contexto, a logística reversa proporciona alternativas para fazer com que a indústria consiga reduzir seus custos reaproveitando materiais já produzidos e consumidos, muitas vezes transformados por fabricas de reciclagem de materiais. Assim, se torna uma estratégia para grandes empresas mostrar-se responsáveis por ações ambientais relacionadas ao descarte dos produtos que fabrica, levando em consideração a Lei 12.305/2010 que direciona cada indústria a ser responsável pelo descarte de seus materiais como pilhas e baterias de maneira que não prejudique o ambiente.

Este artigo tem como principal objetivo evidenciar a importância da aplicação da Lei 12.305/2010, que volta para a logística reversa de baterias e pilhas dentro da indústria de eletroeletrônicos. Como objetivos específicos mapear o fluxo da logística reversa nas pilhas e baterias encontrados nos estudos realizados dentro de empresas da cidade de Manaus.

O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde apresentará os estudos mais significativos voltados para a aplicação da logística reversa. Serão realizadas pesquisas nas principais bases de dados como Scielo e Google Acadêmico, e os materiais utilizados serão os que tiverem dentro dos critérios de inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (191.8 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com