TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA REVERSA DE PILHAS E BATERIAS: O BENEFÍCIO PARA O MEIO AMBIENTE

Por:   •  3/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

LOGÍSTICA REVERSA DE PILHAS E BATERIAS: O BENEFÍCIO PARA O MEIO AMBIENTE

Farmácia

No final da década de 1970 surgiram os primeiros sinais de alerta sobre os perigos de se descartar baterias e pilhas usadas junto com o resíduo comum. A demanda na utilização de energia portátil é crescente em equipamentos eletroeletrônicos diversos. Isso provoca o crescimento da produção e do consumo de pilhas e baterias (ROCHA, 2004).

A carência de alternativas e a falta de informação da população fazem com que pilhas e baterias sejam destinadas em locais incorretos, deste modo, acarretando sérios danos ambientais. Esses dispositivos possuem em sua composição metais pesados, que são altamente corrosivos e ao serem lançados em lixões, nas margens das estradas ou em terrenos baldios, compromete a qualidade ambiental. Os resíduos pesados, quando aterrados, migram para partes mais profundas do solo. Com isso podem atingir o lençol freático, contaminando a flora e a fauna das regiões próximas.

Analisando que as empresas precisavam ter mais responsabilidade quanto ao ciclo de vida dos produtos e pensando em reduzir o descarte incorreto desses materiais em 2010 foi criada a lei n° 12.305/10 que estabeleceu uma política de logística reversa, em que as empresas se tornam responsáveis pela reciclagem do produto e a correta destinação ambiental.

A logística reversa tem criado muitas vantagens para empresas. Empresas que adotam esta medida, agregam muito valor a sua imagem perante a sociedade, justamente por conta de sua preocupação em oferecer maior benefício ao meio ambiente. Além disso, estas possuem uma grande vantagem competitiva, diminuem os custos, efetuando a venda dos produtos a preços mais acessíveis, impulsionando as vendas e melhorando o serviço ao consumidor. Ademais, a multa por descumprimento da política reversa pode atingir até R$ 50 milhões.

Dito isto, é notável que as empresas que adotam a prática de logística reversa tem vantagens em muitos aspectos e é de suma importância que o estado e as empresas se juntem para promover o conhecimento a população sobre o perigo de desprezar resíduos sólidos de maneira inadequada, contribuindo para um impacto positivo ao meio ambiente.

REFERÊNCIAS:

ROA, Katia Regina Varela; SILVA, Gilson; DAS NEVES, Leonardo Bassi Ubeda and WARIGODA, Massuko Sawayama. Pilhas e Baterias: Usos e Descarte  x Impactos Ambientais Caderno do professor http://www.cienciamao.usp.br/dados/aas/_indefinidopilhasebateria.arquivo.pdf

DA SILVA, Ana Paula Mendes and ROHLFS, Daniela Buosi. Impactos à saúde e ao meio ambiente causados pelo descarte inadequado de pilhas e baterias usadas http://www.cpgls.pucgoias.edu.br/6mostra/artigos/SAUDE/ANA%20PAULA%20MENDES%20DA%20SILVA.pdf

DE SOUZA, Sueli Ferreira and DA FONSECA, Sérgio Ulisses Lage. Logística Reversa: Oportunidades para redução de custos em decorrência da evolução do fator ecológico http://files.logistica2011-2a.webnode.com.br/200000124-6ea286f9c9/LOG%C3%8DSTICA%20REVERSA%20-%20OPORTUNIDADES%20PARA%20REDU%C3%87%C3%83O%20DE%20CUSTOS%20EM%20DECORR%C3%8ANCIA%20DA%20EVOLU%C3%87%C3%83O%20DO%20FATOR%20ECOL%C3%93GICO.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com