TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linha Digital Simétrica Para Assinante

Por:   •  26/5/2020  •  Artigo  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 8

ADSL – Linha Digital Asimétrica para assinante

Resumo - Adsl ou Asymmetric digital subscriber line, chamada de linha assimetrica digtal para assinante por que ela define a forma como a conexão lida com numeros imenssos. Esse artigo mostra como tipo de conexão é feito a partir de uma linha telefônica convencional, mas sem afetar a mesma, ou seja, você pode navegar pela internet ao mesmo tempo que conversa no telefone.

Palavras-chave: Adsl, assimetrica,conexão,convencional.

Abstract - Adsl or Asymmetric digital subscriber line, called asymmetric digtal line for subscriber because it defines how the connection handles immense numbers. This article shows how the type of connection is made from a conventional phone line, but without affecting it, that is, you can browse the internet at the same time as you talk on the phone.

Keywords: Adsl, asymmetric, connection, conventional.

I. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem o objetivo de explicar como foi a evolução da ADSL “Assymmetric digital subscriber”, a internet assim como todas as áreas da ciência da tecnologia está em constante evolução, então surge a conexão DSL que utiliza o mesmo cabo para telefone e internet ela permite que a internet seja utilizada o tempo todo sem ocupar o espaço da linha telefônica, o que evita quedas de conexões podendo utilizar o telefone e a internet simultaneamente, existe vários tipos de DLS: ADSL, VDSL, SDSL, RADSL, HDSL, IDSL.

No Brasil ADSL é muito popular sendo conhecida como internet banda larga, para ter o acesso a internet via ADSL utiliza-se a linha telefônica como meio de transmissão. A conexão acaba acontecendo por causa dos equipamentos usados pelo usuário e pela sede do provedor, no local onde o usuário deseja fazer a instalação fica um dispositivo chamado modem ADSL.

II. OBJETIVOS

Mostrar a importância e a evolução da Adsl Asymmetric digital subscriber , conhecida no Brasil tambem como internet Banda larga., os variados tipos de usabilidades de acordo com o tipo de adsl desejada.

Para isso este artigo esta organizado da seguinte maneira na seção III temos uma introdução da ADSL e no decorrer do artigo mostraremos os tipos e as suas funcionalidades.

III. ADSL

ADSL, uma solução desenvolvida para transmitir dados a altas velocidades e a grandes distâncias através de linhas telefônicas. Como você pode imaginar, isso representou um desafio enorme, havia a necessidade de um novo e grande investimento das operadoras de telefonia.

Visando aproveitar a infraestrutura que já alcançava um enorme número de usuários, uma solução foi buscar melhorar a tecnologia de uso do meio físico ao invés de mudar a tudo que já existia. Surge então a tecnologia ADSL que é um método eficiente de transmitir dados a altas taxas utilizando pares metálicos geralmente empregados para transmissão de voz em um sistema telefônico. Se já é difícil criar novos padrões de rede para cabos de par trançado, onde temos 4 pares de cabos de qualidade muito superior, imagine o problema que é fazer o mesmo usando o sistema telefônico, usando um único par de cabos de categoria 3 ou inferior.

Segundo Carlos (CARLOS E . MORIMOTO,2011), o sinal de voz utiliza frequências baixas, de 300 Hz a 3.4 kHz, a mesma faixa em que operam os modems discados. O ADSL utiliza frequências mais altas, entre 26 kHz e 1100 kHz, de forma a não interferir com o sinal de voz. A parte mais baixa da faixa de frequência, entre 26 kHz e 138 kHz é usada para downstream (dados que trafegam do servidor para o cliente) e a faixa mais alta, de 138 kHz em diante, é usada para upstream (dados que trafegam do cliente para o servidor). Isso resulta em uma das principais características do ADSL, que é a comunicação assimétrica, com mais banda para download do que para upload. O principal motivo técnico para isso é que existe muito menos ruído do lado da central, do que do lado do assinante, onde extensões e cabos não utilizados prejudicam a qualidade da transmissão. Para utilizar velocidades iguais em ambas as direções, seria necessário nivelar por baixo, o que aumentaria um pouco a banda de upload, mas em troca reduziria drasticamente a taxa de download.

Para otimizar o uso da linha, as faixas de frequência são divididas em canais de 4 kHz, que são testados individualmente durante a fase inicial da conexão. Com isso, os modems podem evitar as faixas de frequência com mais ruído ou mais atenuação de sinal, aproveitando apenas as faixas de frequência utilizáveis.

“Alguns modems ADSL permitem definir manualmente quais canais serão utilizados, através da seção “ADSL Tone Settings”, mas este recurso serve apenas para solucionar problemas de conexão, em casos em que um técnico da operadora, devidamente equipado, testa a linha e verifica quais dos canais apresentam um nível de interferência ou perda de sinal muito elevado” (CARLOS E. MORITO 2011).

IV. EQUIPAMENTOS

Para evitar que o sinal gerado pelo modem gere chiado na linha e o sinal de voz prejudique a transmissão de dados, é necessário utilizar um splitter para separar as duas frequências. Nas primeiras instalações era usado um splitter instalado na entrada da linha, que gerava duas saídas, uma dedicada ao modem ADSL e outra aos aparelhos de telefone (incluindo as extensões):

Fig.1 Splinter ADLS, Fonte hardware.com.br

O problema com o splitter é que ele é relativamente caro e precisa ser instalado por um técnico, o que aumentava o custo inicial do serviço. As operadoras passaram então a usar microfiltros, dispositivos muito mais simples, instalados pelo próprio assinante em cada extensão da linha que for utilizada por telefones, aparelhos de fax e outros dispositivos analógicos, de forma a bloquear os sinais gerados pelo modem

V. MICROFILTRO

O problema em usar os microfiltros é que o sinal ADSL ecoa em toda a instalação interna, incluindo todas as extensões, o que atenua o sinal e adiciona ruído. Com isso, instalações precárias, com várias emendas e extensões, podem prejudicar bastante a estabilidade do sinal. Uma opção para evitar isso (sem precisar usar um splitter) é instalar o modem ADSL logo na entrada da linha, instalando um único filtro no par de fios que vai para o restante da instalação. O sinal do modem pode ir então até o switch ou roteador da rede através de um cabo de rede, puxado através da tubulação usada pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com