TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO E O PERFIL DO EMPREENDEDOR

Por:   •  24/5/2015  •  Resenha  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Instituto Multidisciplinar

Departamento de Ciência da Computação

Disciplina: Empreendedorismo

Prof.: Carlos Eduardo

Nome: Ana Paula Teixeira da Silva

Primeira Atividade

Resenha do capítulo 1 - A MOTIVAÇÃO E O PERFIL DO EMPREENDEDOR

Resenha-Resumo

O despertar de uma empreendedora

        No primeiro capítulo, o autor conta a trajetória, a inspiração e a motivação de Luísa de se encaminhar ao mundo do empreendedorismo. Como em muitas famílias em que os pais determinam que profissão o filho deve seguir, a de Luísa não foi diferente, apesar da mesma não se dedicar aos estudos em sua infância, sempre foi uma garota esperta e gostava de se diferenciar das demais, aprendia mais com a experiência de terceiro do que em sala de aula, entretanto decidiu seguir a área de odontologia de acordo com o sonho de seu pai.

        Mesmo com sua família sendo trabalhadora e bem de vida, já que a maioria, assim como seu noivo, decidiu seguir carreira pública, ela sempre se espelhou em Fernanda – sua tia e madrinha – que, além de ser a mais sucedida, tinha o seu próprio negócio. Desde de jovem, Luísa trabalha para sua madrinha durante as férias, tomou gosto pelo contato com os clientes e aprendeu o verdadeiro do valor do dinheiro ganho por si mesma, além de poder se dedicar a sua paixão: cozinhar.

        Após uma tarde, em que uma amiga implorou pelo resto de goiabada-cascão que só Fernanda fazia e impulsionada por seus medos, ser uma desastrosa dentista e perceber que se casaria com alguém que não estava apaixonada, Luísa viu a luz no fim do túnel e tomou uma grande decisão, decisão esta, que mudaria a sua vida.

Luísa optou por ir atrás de sua auto realização, mesmo que sua decisão não fosse do agradado de seus pais e seu noivo. Ela estudou, pesquisou e procurou conhecer, passou, finalmente, a ser a dona da sua vida e com o apoio de sua tia se dedicou ao seu sonho, montar uma fábrica de goiabada-cascão.

        

O despertar de uma empreendedora

A visão pelo empreendedorismo

        Ao decorrer da história, Dolabela explica alguns termos e conceito do mundo empreendedor. Para o autor, um empreendedor é aquele que corre atrás do que quer, como Luísa que enfrentará os pais, o noivo e toda a comunidade para ir em busca de sua auto realização. O mesmo também acredita que o ambiente influencia no surgimento de empreendedores, no caso, Luísa vê Fernanda como modelo, apesar de sua família, como muitas que há, desejar um emprego certo, algo estável para que ela tenha um futuro garantido, sua tia se torna sua inspiração.

        Dolabela também nos diz que “O empreendedor é um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descobertas e propostas positivas para si mesmo e para os outros. É alguém que prefere seguir caminhos não percorridos, que define a partir do indefinido, acredita que seus atos podem gerar consequências”, e é exatamente o que ocorre com Luísa que se vê num futuro casamento sem amor e numa profissão que não lhe agrada ao todo, fazendo com que brote uma ideia nunca concretizada antes e, como ocorre com muitas pessoas, as ideias surgem nos momentos mais inesperados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com