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A Metodologia Científica

Por:   •  19/4/2024  •  Abstract  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  28 Visualizações

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Diretas:

Brincar é a atividade predominante na infância, e parece ser, não só na espécie humana, a maneira mais divertida e segura de aprendizado para um cérebro em desenvolvimento. No jogo, as crianças interagem entre si, vivenciam situações e emoções, manifestam indagações, formulam estratégias e, ao verificarem seus erros e acertos, podem reformular sem punição seu planejamento e suas novas ações. (THUMÉ, 2014, p.3) ✔

Diante de significativas inovações e da crescente utilização dos jogos por crianças e adolescentes, surgem questionamentos sobre as possíveis interferências deste no desenvolvimento emocional e cognitivo dos mesmos. (FIGUEIREDO, 2013, p.2)✔

Um dos pontos mais controversos no estudo de jogos digitais está relacionado a casos de assassinatos e outros atos agressivos associados ao consumo de jogos violentos (por exemplo, o caso de Columbine, nos Estados Unidos, e o da escola de Realengo, no Rio de Janeiro). (MIRANDA, 2016, p.2)✔

Desta forma, com base no acima descrito, surge à pergunta deste trabalho: Qual o efeito dos jogos eletrônicos sobre a atenção seletiva? Para responder a esta questão foi definido o objetivo geral: Verificar o efeito dos jogos eletrônicos sobre a atenção seletiva. (FIGUEIREDO, 2013, p.3)✔

As evidências apresentadas até o momento elucidam, por um lado, alguns questionamentos sobre a influência dos jogos digitais no comportamento humano e, por outro, apresentam novas questões de pesquisa buscando compreender melhor este fenômeno. Estas novas questões necessitam ser exploradas buscando-se identificar e avaliar os efeitos de outras variáveis. (MIRANDA, 2016, p.7))✔

A decisão sobre quais jogos utilizar em delineamentos experimentais deve levar em conta diferentes elementos. Um deles, mais aparente, diz respeito à natureza (ou conteúdo) do jogo. Neste sentido, analisa-se quais conteúdos se deseja eliciar a partir da exposição do participante ao jogo, e quais são as variáveis dependentes de interesse. (MIRANDA, 2016, p.9)✔

A complexidade dos jogos eletrônicos se apresenta também em relação aos seus múltiplos efeitos nos jogadores, o que não pode ser compreendido apenas através de uma dicotomia simplista do tipo "bom/mau". Os games são uma das principais mídias de entretenimento de crianças e adolescentes, e sua importância tende a aumentar junto com o desenvolvimento de novas tecnologias.(THUMÉ, 2014, p.11)✔

Indiretamente:

A tecnologia move o mundo, de acordo com o cofundador da Apple Inc, Steve Jobs. É evidente que a tecnologia evolui constantemente e, com ela, vêm as melhorias no mundo da comunicação. Concomitantemente, com o advento da tecnologia de virtualização de recursos computacionais, veio um novo paradigma: o efeito dos jogos digitais no comportamento das crianças e adolescentes.

Em consonância com Thumé (2014), na infância, brincar é uma prática muito comum e parece que não só para a espécie humana, é a forma mais divertida e segura de aprender para o cérebro em desenvolvimento. Nos jogos, as crianças podem reformular seus planos e novas ações sem punição, pois interagem umas com as outras, vivenciam situações e emoções, expressam interrogações, formulam estratégias e identificam seus enganos

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