TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização sistemas e métodos

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.351 Palavras (10 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 10

UNIESP

IESA – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR “SANTO ANDRÉ”

Nair Ernan Gomes Da Silva

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Santo André

2017

UNIESP

IESA – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR “SANTO ANDRÉ”

Nair Ernan Gomes Da Silva

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

Trabalho de dependência, apresentado ao Curso de Sistemas de Informação Bacharelado – do Instituto de Ensino Superior de “Santo André” – UNIESP/IESA, como exigência para complementação das notas N1 e N2, na disciplina de Organização, Sistemas e Métodos.

Tutor (a): Professora Danielli Miquilim

Santo André

2017

SUMÁRIO

1.        RESUMO        4

2.        INTRODUÇÃO        5

3.        CONCEITOS DE ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS        6

4.        DEFINIÇÃO DE ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS        7

4.1.        VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO OSM        8

5.        POR QUE É IMPORTANTE A UTILIZAÇÃO DO OSM NA EMPRESA        9

6.        CARACTERISTICAS DE PROFISSIONAIS DE OSM        11

6.1.        HABILIDADES TECNICAS DE PROFISSIONAIS DE OSM        11

7.        CONCLUSÃO        14

8.        REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        15


  1. RESUMO

O trabalho em si, aborda a importância de Sistemas, Organização e métodos (OSM), sendo abordados alguns tópicos como evolução, origem, vantagens e desvantagens, as características dos profissionais que se englobam nessa organização.

Área clássica da administração que lida com um conjunto de técnicas e que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações.

Organização, sistemas e Métodos (OSM) é uma atividade que visa à obtenção da maior produtividade possível na utilização dos recursos (humanos, materiais e tecnológicos), através de técnicas científicas.

Organização – Atividade para estruturar os recursos existentes a fim de promover a atuação sistêmica para obter a eficácia de conjunto. Ou seja, é a maneira como as atividades e recursos são organizados, visando o alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.

Sistemas – Conjunto de partes que, em conjunto, forma um todo com determinado objetivo para executar determinada função.

Métodos – Economia de esforços, tempos e movimentos com o objetivo de simplificar o trabalho, tendo como resultado o aumento da produtividade e diminuição das despesas.

A metodologia do trabalho de OSM consiste na realização de um diagnostico também chamado de Análise Administrativa. Suas fases são: Identificação do problema, coleta de dados, análise propriamente dita, elaboração de sugestões ou do novo sistema, treinamento, implantação e acompanhamento.

  1. INTRODUÇÃO

Há Organização e métodos surgiu nos Estados Unidos pela primeira vez, através de um governadores de um governador do Estado de New Jersey, Woodrow Wilson (que foi presidente dos Estados Unidos e um dos responsáveis pela formação das Nações Unidas), que advogava uma ideia que a administração era o governo em ação.  Porém não foi nos EUA que a ideia dispersou. Na Inglaterra que o termo OSM foi rapidamente incorporado as unidades de administração pública, que era responsáveis pelos processos e racionalização do trabalho, ocorrendo bem próximo do início da Segunda  Grande Guerra Mundial.

Ocorrendo em 1950, cerca de 20 países já contavam com uma unidade de OSM; no Brasil a unidade só apareceu alguns anos mais tarde, na estruturação (Departamento Administrativo Serviço Público).

A origem do termo é norte americano, porém a função tomou corpo mesmo foi na Inglaterra e em outros países da Europa, em 1955 ocupando espaço nas organizações brasileiras. Começando tudo isso especificamente na Administração Pública; sendo na empresa privada, a assimilação ocorrendo após o surgimento.

  1. CONCEITOS DE ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

O conceito de OSM incluso no campo administrativo é de gerir capital, recursos humanos, equipamentos e processos, tendo claro como objetivo de se chegar a um determinado resultado esperado.

  •  A Organização no sentido sistêmico ou no sentido puro da atividade de OSM é visada como o desenvolvimento ou adequação dos sistemas funcionais da empresa, de uma forma de capacita – ló ao desenvolvimento das atividades dentro dos conceitos de produtividade.

  • O Método de uma forma mais prática, traduzido como uma forma de executar os referidos sistemas com o menor custo de energia e maior eficácia do executante.
  • Já os Sistemas podem ser conceituados como um conjunto de métodos, procedimentos ou técnicas, que trabalhado juntos geram informações necessárias ao processo decisório da empresa.  Trabalhando tanto as informações processadas quanto as processadas manualmente.
  1. DEFINIÇÃO DE ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

É usada a expressão “organização” em variados sentidos e ocasiões, com a definição de identificar empresas, eficiência, sistema administrativo, estrutura de autoridade, ciência etc; o termo esta empregado no sentido de capacidade de se criar organismos, estruturas e sistemas devidamente integrados e constituídos de compatibilizar elementos componentes e necessários, sendo assim constituindo uma base para as atividades administrativas e operacionais.

A organização é entendida como ciência de rendimento, procurando a eficiência no processo para ser alcançado a eficácia nos resultados, que ocorre no aumento da produtividade, ou seja, melhorando os resultados em relação aos investimentos realizados nos diferentes fatores de produção. Em todo empreendimento que se exige o esforço coordenado de um conjunto de pessoas, necessita de alguma organização, que se pode ser boa ou ruim, determinado através da qualidade de sua iniciativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com