TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PLACA MÃE

Por:   •  6/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 5

PLACA MÃE

É a PRINCIPAL PLACA com circuitos integrados, capacitores, conectores, resistores e entradas especiais chamado (slots),para que seja possível conectar e interligar todos os componentes fisicos HARDWARE ; sendo eles:  processador, memória rom BIOS , memoria ram, placa de som, placa de rede,placa de video, H.D, bateria, teclado, mouse, monitor, etc...

[pic 1]

MODELOS PLACA MÃE

On-board :  são placas onde  componentes fisicos são  fixo na placa,  nela a memória e o processador são sincronizado para o uso, como objetivo de diminuir custos,  caso a placa der defeito o dispositivel não será  recuperado, onde o proprietário  deverá  substituir  por outra placa pois não haveria remoção de algum componente de origem fixa.

Off-board: São Placas onde todos os componentes são  idependentes e  poderá fazer o encaixe,  tendo sua própria forma de trabalho e sem o uso do processador , a placa tem o custo mais caro, um padrão completamente diferente da  onboard.

Modelo AT (1983 à 1996): é uma placa mãe antiga onde o espaço interno era muito reduzido, e com a instalação dos vários cabos do computador como alimentação, geravam  aquecimento onde danificava a maquina na epoca.

Modelo ATX- é o aperfeiçoamento da AT fabricado pela intel, tendo melhorias do modelo AT.

ITX: uma placa de tamanho menor criado em 2001, uma placa on-board quase o modelo Atx,  não tinha como objetivo de ser a mais potente , e sim a mais barata para o uso de ultilidade leve . A diferença é que nela possuia menos periféricos, e a sua proporção resultava um menor consumo de energia.

BTX : criado pela Intel e lançado em 2003 para substituir o formato ATX. O objectivo do BTX foi otimizar o desempenho do sistema e melhorar a ventilação interna. Atualmente, o desenvolvimento desse padrão encontra-se parado.

LPX: placa mãe para computadores “TOP” como por exemplo Compaq. Seu diferencial é não ter slots. Os slots estão localizados em uma placa a parte, que é encaixada à placa-mãe através de um conector especial. Esse padrão foi criado para permitir PCs mais "finos", já que as placas de expansão em vez de ficarem perpendiculares à placa-mãe, como é o normal, ficam paralelas.

PROCESSADOR

O chipmicroprocessador é “ o cerebro do compurtador” uma peça vital, responsável por tornar a inteligência do computador, sua função é transformar dados em informações  que são interpretadas e executadas as instruções fornecidas pelos aplicativos (softwares) composto por 3 unidades: unidade de controle, unidade lógica e aritmética, e registrador. Também podemos encontra-lo em celular,video game , smartphone, tablets, ipad etc...

[pic 2]

Evolução e alguns modelos  de microprocessadores

O o primeiro processador foi oIntel 8080, Com 8 bits dentro de um chip; ja o primeiropopular no mercado foi em 1982 junto com o “pc” IBM era o Intel 8088,  O 8088 evoluiu para o 80286(ano1982), depois para o 80386(ano1985), 80486(ano 1989), Pentium, Pentium II, Pentium III e Pentium 4(ano 2000), Celeron, Xeon, Itanium, Core, Core Duo(ano 2007), Quad()... Todos estes microprocessadores foram produzidos pela Intel e são melhorias do design básico do 8088. Seu concorrente a AMD, evoluiu  com as placas 286A, o 386, 486, 586, K5, K6-3, Athlon, Duron, Sempron, Athlon MX, AMD64, Phenom e Turion.

Exemplo: Noção da origem do processador intel e de sua evolução..

Processador 8080

Ano 1974

Transitore6.000

Microns

6

Velocidade

2 MHz

Largura de dados

8 bits

Mips


0,64

Core i7

2008

731.000.000

45nm

2,66 GHz
3,2 GHz

64 bits

76,000

Agora o Processador AMD (Advanced Micro Devices)

Processador

286A

Ano

1982

Transitores

134.000

Velocidade

16 MHz

Largura de dados

16 bits

Processador

AMD ATHLON T.BIRD

Ano

2000

Transitores

37.000.000

Velocidade

1.2 GHz

Largura de dados

64 bits

MEMORIA RAM E MEMORIA ROM

A memória RAM (Random Access Memory) é aquela que permite a gravação e a regravação dos dados em  uma memoria volatil,pois ela onde o processador armazena os dados que está trabalhando, no entanto, se o computador for desligado, por exemplo, perde as informações parcialmente registradas.Nela existe diferentes tipos de  memória RAM :

  • DRAM (RAM DINÂMICA)- usando um chip que contém a capacidade alta podendo comportar grandes quantidades de dados, porém o acesso a informações constuma ser menor que a memoria estática, e o custo é menor comparado a outra.
  • SRAM(RAM ESTÁTICA)-ultilizando 6 transitor que formam celula de memória responsaveis pelo controle de tarefa e armazenamento elétrico, essa  memória é mais rapido que as memórias DRAM,porém armazena menos dados, geralmente  ultilizada como cache(memoria cache- sofisticada, pequena quantidade de memoria SRAM embutida no processador ajuda muito o trabalho do processador), o custo dessa memória é mais elevado comparado a DRAM.
  • MRAM(RAM MAGNETO)- memória lançada a poucos anos que vem sendo estudadá há anos, é uma memoria semelhante a DRAM porem usa celulas magnéticas, com o objetivo de consumir menor quantidade de energia, essa memoria são rapidas e duram mais sua armazenagem, seu grande problema é o preço caríssimo e sua  pouca capacidade de armazenamento
  • A memória ROM (Read Only Memory) BIOS permite a gravação de dados uma única vez,só poderão ser removida por meios especiais, fora isso não sendo possível apagar ou editar nenhuma informação, somente lidas pelo computador.também ultiliza em outros aparelhos eletrônicos, uma Memoria que o cujo é gravado permanente impossibilitando sua alteração.Exitem alguns tipos de memoria não PROMs : podem ser escritas em dispositivos , porém não podem se apagadas.
  • CD-ROM: são disco que retém dados de algum CD imposibilitando sua alteração.
  • DVD-ROM : a mesma função que o CD-ROM,porém com mais alta intensidade suportando mídia DVD.
  • EPROMs e EEPROMS : memórias cujos poderam ser apagadas somente  com o uso de radiação ultravioleta e modificado eletricamente, refazendo sua ultilização  
  • MEMORIA FLASH: menos custos e mais rapidas semelhante a memória EEPROMs

[pic 3]-> memória ROM[pic 4] -> volatéis ROM :

memória RAM

HARD DISK – HD

O HARD DISK, nosso famoso HD, “Memória segundária “ ou ” Memória em massa” é o  disco rigido ( unidade de armazenamento de dados),é a memória permanente do computador onde todosos dados salvo pelo usuário são armazenados nesse disco, nesse disco existe uma enorme capacidade de armazenamento de dados, memoria não volátildiferente da memória RAM, ele continua armazenado os dados salvos pelo usuário depois do computador ser desligado, não pode apagagado, só gravar por cima deles, até os vírus ficam depois  da formatação,a formatação serve para o conteúdo não ficar acessivel no computador. Existe também o HD externo, assim é ligado ao computador por meio de uma porta USB,  os externos é  uma forma alternativa procurada para armazenar todo o tipo de dados como por exemplo: GAMES E FILMES.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (205.1 Kb)   docx (136.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com