TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pirâmide da Automação Industrial

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 2

A Pirâmide da Automação Industrial apresenta de forma hierárquica os níveis de controle e trabalho em automação industrial através de cinco níveis

[pic 1]

Nível 1 – Dispositivos de campo

Nível composto por dispositivos de campo. Formado pelas máquinas, equipamentos, dispositivos e componentes da planta. Este nível é constituído por sensores, transmissores e outros componentes tais como as redes CAN, AS-i, Modbus, Profibus PA e Fieldbus Foundation H1 e em raras ocasiões, é possível encontrar equipamentos que se utilizam de tecnologia Ethernet.

Nível 2 – Controle do processo

Nível composto por equipamentos responsáveis que realizam o controle automatizado das atividades da planta. Esses possuem uma considerável inteligência, tornando possível o implanto das diretrizes de automação do sistema de controle, tais como lógicas e condições de acionamento apresentam um maior grau de sofisticação, tais como; CLP’s (Controlador Lógico Programável), SDCD’s (Sistema Digital de Controle Distribuído) e relés, os quais dispõem de velocidade superior e dotam os sistemas de controle da capacidade de responder às informações de campo em tempo real.

Nível 3 – Supervisão do processo

 Nível dedicado à supervisão e otimização do processo. Sendo o responsável pela supervisão dos processos executados por uma determinada célula de trabalho em uma planta, ele possui ferramentas de controle e supervisão remota, bem como banco de dados para armazenamento e consulta de dados históricos de desempenho do sistema.

Nível 4 – Gerenciamento da planta

Controle Fabril Total, Produção e Programação: responsável pela parte de programação e planejamento da produção. Esse é realizado através da consolidação dos dados coletados e armazenados no nível 3, por meio de ferramentas como o MES e o PIMS, que geram relatórios mais avançados. Eles auxiliam tanto no controle de processos industriais e na logística de suprimentos trafegando as informações em redes de alto desempenho baseadas em Ethernet.

Nível 5 – Gerenciamento corporativo

Planejamento Estratégico e Gerenciamento Corporativo: responsável pela administração dos recursos da empresa, tais como, a gestão de vendas e de recursos, com um enfoque nos resultados financeiros do processo produtivo. Contando com softwares para ajudar na tomada de decisões.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com