TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Proposta de Projeto de Consultoria de Segurança da Informação

Por:   •  7/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.397 Palavras (14 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 14

  1. TÍTULO

HEMO ONLINE

Leandro Rodrigues Fernandes

Sérgio Litig

  1. TEMA DO PROJETO

Proposta de Projeto de Consultoria de Segurança da Informação, em que foi designada uma tarefa de ordem voluntária que consiste em atender os Bancos de Sangue de todo o território nacional devendo apresentar uma solução de conexão entre os hemocentros nacionais.

O projeto está vinculado a àrea temática da Saúde, em que se desenvolverá um projeto de inovação tecnológica e inclusão digital para os doadores de sangue e os bancos de sangue.

  1. INSTITUIÇÃO PARCEIRA

HEMOES – Hemocentro do Espírito Santos

  1. NÚMERO ESTIMADO DE PARTICIPANTES

´

O projeto beneficiará a população do Estado do Espírito Santo, estimada em 4.108.508 (2021)[1].

  1. PERÍODO

Início: 01/07/2022

Término: 30/11/2022

  1. RESUMO DA PROPOSTA

Com desastres, guerras e doenças, aumenta a necessidade de transfusões de sangue. Dado que a doação de sangue é um ato de voluntariado e solidariedade, encontrar doadores que atendam a todas essas necessidades é um esforço contínuo das autoridades de saúde. Dessa forma, são necessários esforços de conscientização para chamar a atenção para a importância do tema, inspirar novos doadores e fidelizar usuários que já o fazem.

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue são coletadas a cada ano. A taxa de doação no Brasil é de cerca de 1,9% da população [BRASIL, 2014]. De acordo com os parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), para manter os estoques regulares, cerca de 3,5% da população precisa fazê-lo regularmente.

A proposta consiste na inovação do sistema, visto que não existem ferramentas jurídicas privadas no Brasil para gerenciar a doação de sangue diretamente de onde a demanda é gerada e gerenciada. A principal ação é chamar a atenção para o tema por meio de redes sociais ativas, considerando que o sistema gera informações e permite que hemocentros ou hospitais atualizem as necessidades à medida que forem surgindo, abrangendo todos os usuários do aplicativo e permitindo que usuários próximos respondam às solicitações.

A rede social Facebook, por exemplo, é visitada por aproximadamente 89 milhões de brasileiros todos os meses, o equivalente a 8 em cada 10 internautas, para um total de 107,7 milhões no país. Nos últimos anos, o Facebook tem sido frequentemente usado para fornecer serviços. Nesses serviços, destacamos a divulgação dos pedidos de doação de sangue para familiares e próximos para atender necessidades específicas. Por esses motivos, este trabalho propõe o desenvolvimento de um aplicativo que aproveite o potencial do Facebook para atrair, reter e organizar doadores de sangue, buscando atender às taxas recomendadas para o país.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Desenvolvimento de um aplicativo que aproveite o potencial do Facebook para atrair, reter e organizar doadores de sangue, buscando atender às taxas recomendadas para o país.

  1. Objetivos Específicos

  • Conceituar Facebook API Gráfica, Backend com PHP e Mysql e Fronteend HTML, CSS e JQUERY, além de engenharia de software, linguagens de programação web e bancos de dados Tecnologia da Informação e Comunicação e Aplicativos Mobile;
  • Permitir que o HEMOES divulgue alerta do tipo sanguíneo necessário no banco de sangue cruzando a informação com os doadores/usuários geograficamente próximos ao hemocentro, permitindo que o usuário agende a doação para atender aquela demanda;
  • Contribuir para o alcance de volume sanguíneo no hemocentro de Vitória/ES.
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Com desastres, guerras e doenças, a necessidade de transfusões de sangue também aumenta. Dado que a doação de sangue é um ato de voluntariado e solidariedade, encontrar doadores que atendam a todas essas necessidades é um esforço contínuo das autoridades de saúde. Dessa forma, esforços devem ser feitos para conscientizar sobre a importância do tema, inspirar novos doadores e fidelizar usuários que já o fizeram.

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue são coletadas a cada ano. A taxa de doação no Brasil é de aproximadamente 1,9% da população [Brasil, 2014]. De acordo com os parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), para manter os estoques regulares, cerca de 3,5% da população precisa fazê-lo regularmente. A Figura 1 mostra o percentual de doações de sangue por estado no Brasil, segundo o último relatório do Ministério da Saúde.

Figura 1 Participação de doação por região

[pic 1]

Fonte: Hemoprod (2018). Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/arquivos-noticias-anvisa/961json-file-1

Os números acima mostram que nenhum dos estados brasileiros cumpre as metas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. Diante dessa situação, fica evidente a falta de autossuficiência no suprimento de sangue. A situação é preocupante e mostra que o país não está preparado para a catástrofe que a vida pode trazer.

Geralmente, diante de uma necessidade específica de sangue, os hemocentros utilizam a mídia escrita, oral e televisiva como forma de aumentar o estoque. Diante de tantas tecnologias disponíveis, nem sempre essas ferramentas atendem aos objetivos propostos. Desta forma, o objetivo do trabalho é identificar os requisitos para a concepção da aplicação, realizar um estudo teórico das tecnologias necessárias para integrar uma aplicação web no Facebook, e a aplicação prática das tecnologias estudadas.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2018, o número de doações de sangue em todo o país caiu mais de 11%. Cerca de 300.000 brasileiros doam sangue por mês, mas quando está frio, chuvoso e as férias se aproximam, as doações caem drasticamente. Por isso, as doações estão se tornando cada vez mais necessárias.

Figura 2 Quantidade de doares

[pic 2]

Fonte: Hemoprod (2018). Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/arquivos-noticias-anvisa/961json-file-1

De acordo com a PagBrasil, em seu relatório “Digital in 2020”, no Brasil são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (501.7 Kb)   docx (385.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com