TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Consultoria

Por:   •  11/9/2016  •  Artigo  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO DE CONSULTORIA – ESCOPO

Autor: Prof. Nelson Schneider

1) TÍTULO: Deve ser chamativo no sentido de atrair interesse; de preferência não muito longo. Cuidado com termos ou expressões que incluam gírias ou sugerem duplo sentido.

2) JUSTIFICATIVA: Neste item deve-se apresentar o contexto ou cenário em que o tema (sugerido no título) esteja incluído. É o momento do convencimento de que o tema é de extrema relevância. É um verdadeiro chamamento/apelo ao foco do projeto. Deve ser o “marketing” do seu projeto. Coloque-se sempre na situação de um “potencial parceiro” do seu projeto. Imagine a informação precisa e interessante que o “potencial parceiro” deva receber naquele instante sobre o tema em questão. É o momento de destacar a relevância do tema; fundamental fazer algumas breves referências a autores, fontes de pesquisa e publicações recentes, sempre que possível, conhecidas e reconhecidas pela sua seriedade e consequente credibilidade no cenário nacional e internacional. Nunca use expressões como: “eu acho”, “eu penso”; e se você ainda não é uma pessoa expoente ou expert no assunto? Daí a importância de citar fontes críveis.

3) OBJETIVO: A justificativa deve ter despertado o interesse do leitor/potencial parceiro em buscar uma solução para o caso em questão ou que esta questão diz respeito a uma demanda da sua empresa ou instituição ou mesmo de ordem pessoal. É exatamente aí que se formula o objetivo ou os objetivos. Utilize sempre verbos no infinitivo, como: desenvolver; proporcional; gerar; implementar; etc. Use da objetividade e foco na formulação e apresentação dos objetivos; nunca se delongue e nem mesmo use termos de difícil compreensão. É o momento de dizer o que você pretende com o seu projeto; que resultados pretende alcançar com a sua proposta em relação ao tema em questão.

4) PÚBLICO ALVO: Neste momento você dever ser claro e dizer a quem se destina este projeto. Seja claro e específico.

5) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Este tópico deve apresentar uma lista de temas/assuntos que serão abordados e desenvolvidos ao longo do projeto. Diga ao seu interlocutor o que irá trabalhar. Nunca apresente o tema ou os temas nos seus detalhes ou desdobramentos; é claro que deverão ser pertinentes ao foco do projeto. Lembre-se este ainda é um projeto; quando houver o aceite do mesmo, então sim, antes da efetiva realização ou implementação, deve-se apresentar detalhadamente a temática a ser desenvolvida.

6) METODOLOGIA: Se acima você disse O QUE irá trabalho, neste item diga COMO irá trabalhar o(s) tema(s). Apresente a forma como o projeto será desenvolvido; se é teórico-vivencial; palestras; exposição, apresentação e discussão de vídeos; atividade ao ar livre; utilização de estudos de caso e de textos; dinâmicas, etc. Veja se serão formados grupos e qual o tamanho dos mesmos, se for o caso.

7) CARGA HORÁRIA: Ora, se o projeto tem um tema ou um trabalho a ser desenvolvido, ele requer uma dada carga horária. Este é o momento de definir a duração do projeto. É importante que você tenha uma noção exata ou aproximada do tempo de duração do mesmo para definir outros aspectos como: investimento, agenda dos participantes, locação de equipamentos, etc. A definição da carga horária é importante também para o momento da negociação; é preciso saber até quanto é possível ceder em relação à duração para ter o poder de barganha e flexibilizar, se for o caso.

8) PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Se foi estabelecida uma dada carga horária, é preciso que se diga quando e como ela será distribuída: (sempre na primeira semana do mês, de segunda à sexta, das 08:00h às 17:00h, com uma hora de almoço; duas vezes na semana das 08:00h às 12:00h com dia da semana a combinar; ou simplesmente: a combinar). De qualquer forma, é importante apresentar alguma sugestão neste sentido para se ter uma ideia; o desejável é que se tenha flexibilidade em relação a este item.

9) LOCAL: É importante definir ou sugerir as características do local em que o projeto será realizado (sala ampla, arejada com cadeiras móveis.... hotel fazenda com espaços ao ar livre e ambientes tipo salas e/ou auditório.... auditório da empresa ou colégio...)

10) RECURSOS DIDÁTICOS E AUDIO-VISUAIS: Se será usa uma determinada metodologia de trabalho, é preciso que se tenha clareza sobre os recursos que aquela ou aquelas metodologias requerem. Sempre que possível detalhe todos os itens a serem utilizados, como: papel (que tipo), multimídia, tintas, equipamentos e objetos específicos, etc. Considerando o volume de trabalho, indique sempre a quantidade de cada item relacionado para viabilizar a metodologia sugerida e fazer projeção de investimento/custo.

11) INFRAESTRUTURA: Por vezes este item poderá ser incluído e expresso no item 9. Se julgar necessário dar um destaque à infraestrutura, este é o momento.

12) HONORÁRIOS DOS CONSULTORES: Em princípio entende-se que neste item devam constar somente os honorários dos consultores; pois, investimento dá a ideia de custo final do projeto, o que requer uma planilha de custos detalhada e que neste momento do projeto, via de regra, é impossível ser feita, mas deve-se fazer estimativas até mesmo para que o aluno passe a ter noção de investimento de um projeto desta natureza, bem como aprenda a elaborar uma planilha de custos.

Os honorários dos consultores são calculados considerando-se a carga horária do projeto. Para se chegar a estes valores, pode-se recorrer à Tabela de Honorários. Esta tabela encontra-se disponível e atualizada nos diferentes conselhos regionais das categorias profissionais, o que facilita este trabalho. Pode-se também fazer uma consulta de mercado para verificar os valores praticados em relação a atividades/projetos com foco e carga horária similares. Deve-se levar em conta o nível de qualificação dos profissionais que irão desenvolver o projeto. É importante deixar claro que o valor estipulado dos honorários diz respeito ao serviço que o profissional irá desenvolver, livre de quaisquer outros custos, como: hospedagem, passagens, alimentação, fornecimento de material didático, compra ou aluguel de equipamentos, etc. Sempre que estiver incluído algo além dos honorários, é preciso especificá-lo; daí a importância da planilha de custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com