TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de Arquitetura

Por:   •  6/10/2022  •  Exam  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 2

Mateus Abreu Vasconcelos

Resumo da aula 14/09/2020

Começou apresentando os objetivos do curso e a programação, onde o único topico que não será abordado será Prática de programação na qual ja foi apresentada no ínicio do curso.

Iniciando pela apresentação do curso o sistema de avaliação será composto por provas, lista de exercicio e trabalhos de implementação, cada um com seu peso.

Dando sequência, programas criados diariamente são escritas em uma linguagem de programação chamada de alto nivel e são convertidas para uma linguagem de baixissimo nivel (chamada de linguagem de execução) por serem executadas e existem varias maneiras para fazer essa transformação tais como a compilação em um programa com linguagem intermediaria como por exemplo o Assembly. Por exemplo em C, para gerarmos um executavel temos que ter o programa escrito na linguagem de alto nivel (programa fonte), em seguida passa por um pré-processamento onde gera um arquivo intermediario ainda em formato de texto, esse arquivo é compilado que ira gera um arquivo em linguagem intemediaria tal como o Assembly, depois sera compilador de novo pelo assembler, gerando o arquivo objeto (em linguagem binaria) e por fim ele é juntado pelo linker gerando como resultado final o programa executavel.

Começando pela representação de dados, os dados estao todos representados com uma representação binaria. Cada máquina tem seu tamanho de palavra onde essa palavra é o numero de bits onde um endereço ocupa, os tipos de dados sempre ocupam um numero inteiro de bytes, como por exemplo na linguagem C, char, int, float, cada um tem seu tamanho em bytes que é calculado pela função sizeof.

A memoria do computador será um vetor de bytes onde cada byte possui um endereço, por exemplo um inteiro com 2 bytes vai ocupar dois endereços. A ordenação de bytes pode ser feito em duas maneiras de armazenar os bits dentro dos bytes: o Big Endian na qual o byte menos significativo fica com maior endereço e o Little Endian, que fica com o menor endereço.

Começando pela instrutura de dados temos os vetores e matrizes, onde um vetor é um conjunto finito e limitado de elementos que possuem o mesmo tipo, esse vetor possui nome, tipo tamanho e limite final e inicial. A implementação de vetores em C ocorre como no exemplo: int a[20], onde reserva 20 posiçoes sucessivas na memoria, existe uma forma geral para saber a posicao de um elemento de acordo com a base desse vetor (o endereço do primeiro elemento), assim como no vetor, a matriz tambem possui uma forma geral.

Foi trabalhado a declaração estática do vetor na qual o tamanho é definido antes o que poder ser um problema, logo para ter uma flexibilização pode ser utilizado a declaração dinâmica que utiliza ponteiros usando funções malloc e realloc e esse espaço é usado até que a memória seja liberada por free() o que são grandes vantagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com