TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reserva de Equipamentos

Por:   •  5/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.967 Palavras (16 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

NASSER SAAD EL SAWY RA: 2001688

ANGELO AUGUSTO ALVES GATZ RA: 2006226

Projeto de Sistema de Reserva de Equipamentos Audiovisuais.

Curitiba - Hauer

2021

NASSER SAAD EL SAWY RA: 2001688

ANGELO AUGUSTO ALVES GATZ RA: 2006226

Projeto de Sistema de Reserva de Equipamentos Audiovisuais.

Projeto Integrado Multidisciplinar para a obtenção do título de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apresentado à Universidade Paulista - UNIP - EaD.

Orientadora: Prof.ª: MSc. Priscila Facciolli

Curitiba - Hauer

2021

Dedicatória

  • Dedicamos a Deus por sempre estar ao nosso lado nos momentos mais difíceis desse trabalho.
  • A todos os nossos professores da graduação e do polo, que foram de fundamental importância na construção da nossa vida profissional.
  • Às nossas famílias que nos incentivaram e nos deram forças para concluir esta jornada.

Resumo

Aqui apresentaremos nossa proposta para um projeto de que tem por finalidade agilizar, através de um conjunto específico de soluções em tecnologia, a reserva e o controle de empréstimos de equipamentos de apoio aos professores do Colégio Vencer em suas aulas.

O sistema tem por objetivo ser prático, com interface intuitiva e simples, para que seja ágil na utilização do dia-a-dia.

Será elaborado para a integração das matérias de Engenharia de Software II, Economia e Mercado, Projeto de Interface com o Usuário e Programação Orientada a Objetos

Para a elaboração do projeto a equipe fez uso de uma metodologia de pesquisa bibliográfica e digital de especialistas nas distintas matérias e soluções em tecnologia.

Vale ressaltar, que o projeto utiliza normas NBR ISO 9000:2005 que garantem um desenvolvimento de software de acordo com um SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), que tem por finalidade proporcionar a satisfação do cliente.

A expectativa do nosso projeto é a de que o cliente consiga mais agilidade e simplicidade, nesse caso específico da reserva dos equipamentos citados, e possa com isso melhorar a sua experiência de trabalho. Esperamos entregar um produto de qualidade para o cliente visando novos contratos e oportunidades de negócios bem como boas indicações a novos clientes, contando sempre com a satisfação de nossos clientes.

Palavras-chave: intuitiva, ISO, qualidade, tecnologia.

Abstract

Here we will present our proposal for a project that aims to streamline, through a specific set of technology solutions, the reservation and control of equipment loans to support the teachers of Colégio Vencer in their classes.

The system aims to be practical, with an intuitive and simple interface, so that it is agile in day-to-day use.

It will be elaborated for the integration of the subjects of Software Engineering II,

Economy and Market, User Interface Design and Object Oriented Programming

For the elaboration of the project, the team made use of a bibliographic and digital research methodology of specialists in the different subjects and solutions in technology.

It is worth mentioning that the project uses NBR ISO 9000: 2005 standards that guarantee software development in accordance with a QMS (Quality Management System), which aims to provide customer satisfaction.

The expectation of our project is that the client can achieve more agility and simplicity, in this specific case of the reservation of the mentioned equipment, and can thereby improve their work experience. We hope to deliver a quality product to the client aiming at new contracts and business opportunities as well as good indications to new clients, always counting on the satisfaction of our clients.

Keywords: intuitive, ISO, quality, technology.

Sumário

1 Introdução        6

2 Análise de Mercado        7

3 Desenvolvimento da Aplicação        10

3.1 Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)        10

3.2 Solução Desenvolvida para o Cliente        13

3.3 Requisitos funcionais        13

3.4 Requisitos não funcionais        13

3.5 Design de interface com o usuário        13

3.6 Especificação das regras de negócios        19

4 Testes        22

5 Paradigma de orientação a objetos        23

6 Conclusão        24

7 Referências        25

  1. Introdução

O Colégio Vencer Sempre disponibiliza equipamentos que visam dar apoio aos seus professores em sala de aula. Esses equipamentos são televisores, data-shows, sistemas de som, notebooks entre outros. Os professores precisam realizar uma reserva desses equipamentos para as suas aulas, o problema é que isto está sendo realizado manualmente causando uma série de problemas práticos que reduz em muito a agilidade do processo. Sendo assim, o colégio contratou os serviços de nossa empresa para desenvolver uma solução digital para tornar o processo de reserva mais eficiente.

Apresentaremos uma solução baseada nas seguintes disciplinas :

  • Economia e Mercado: Mapeamento dos agentes econômicos no contexto do projeto,

[pic 1]

demonstrando sua viabilidade econômica e estabelecendo prazos e valores.

  • Engenharia de Software II: Documentação dos requisitos funcionais e não funcionais

[pic 2]

bem como de negócios para a elaboração do sistema.especificação das interfaces, regras de negócios e mensagens exibidas.definir metodologias de qualidade e justificar tecnicamente a escolha. Planejamento de testes para os requisitos funcionais e de negócios, com sua devida descrição.

  • Projeto de Interface com o Usuário: Demonstração dos protótipos com alta fidelidade,

[pic 3]

com detalhamento de entrada de dados, processos e saída de informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (531.1 Kb)   docx (312.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com