TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO COM IOT NA AREA DA SAUDE

Por:   •  2/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.406 Palavras (18 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 18

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO COM IOT NA AREA DA SAUDE

Jeferson de Oliveira

Jeferson-unix@hotmail.com

Faculdade Senac Porto Alegre (Campus I)

R. Cel. Genuíno, 130 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90.010-350

RESUMO:

Conceito de IOT: (internet das coisas, internet of things) tem como objetivo de interligar objetos à internet, como maquinas e dispositivos não somente de microinformática, mas como premissa principal, os objetos. Esse processo dar-se-á o nome de internet das coisas, trazendo grandes desafios para informatizar as coisas. Com o intuído de auxiliar as pessoas por meio de seus dispositivos.  Os recursos tecnológicos já estão em quase todos os lugares ao redor do mundo, a transformação na área da saúde, não só na saúde privada, mas principalmente na área da saúde pública, inclusive em hospitais, estão cada vez mais usufruindo da tecnologia para a obtenção de resultados medicinais cujo positivos, trazendo novas soluções rápidas para as necessidades da medicina da saúde. Na área da saúde, o IOT, traz muitos benefícios, principalmente para pacientes, com os recursos de monitorar eles mais de perto.  Quando se trata de dispositivos médicos, o objetivo principal são os consumidores finais, existem dispositivos como medidor de glicose, medidor de pressão arterial, marcapasso, e dentre outros dispositivos com o intuído de monitorar e registrar os dados sobre o paciente, como pressão, batimentos e sinais vitais.  Esses recursos tecnológicos facilitam à vida do profissional da área da saúde, pois com os dados coletados automaticamente, a tomada de decisão permite uma resposta mais rápida do profissional da área da saúde e no processo do tratamento. É notório que a ainda há empresas médicas que não avaliam os riscos sobre segurança da informação em seus dispositivos ao disponibiliza-lo para a internet, pois o aumento sobre vulnerabilidade sobre os dispositivos infectados por ataques hacker vêm colocando suas credibilidades em risco.

Esse artigo visa à segurança da informação em IOT na área da saúde hospitalar, suas vulnerabilidades, brechas, problemas e soluções em segurança.

ABSTRACT:

IOT concept: (internet of things, internet of things) aims to connect objects to the internet, such as machines and devices not only microinformatics, but as the main premise, the objects. This process will be called the internet of things, bringing great challenges to computerize things. Intended to help people through their devices. Technological resources are already almost everywhere around the world, the transformation in health, not only in private health, but mainly in public health, including hospitals, is increasingly taking advantage of technology to obtain of medicinal results whose positive, bringing new quick solutions to the needs of health medicine. In healthcare, IOT has many benefits, especially for patients, with the ability to monitor them more closely.

When it comes to medical devices, the main goal is end consumers, there are devices like glucose meter, blood pressure meter, pacemaker, and other devices to monitor and record patient data such as blood pressure, heart rate. and vital signs. These technological resources make life easier for the healthcare professional, because with the automatically collected data, decision making allows a faster response from the healthcare professional and in the treatment process. It is well-known that there are still medical companies that do not assess the security risks of information on their devices by making it available to the internet, as the increased vulnerability of hacker-infected devices has put their credibility at risk.

This article aims at information security in IOT in the hospital health area, its vulnerabilities, breaches, problems and security solutions.

  1. INTRODUÇÃO

Neste artigo, será apresentado a evolução do uso do IoT na área da saúde, é a rede de dispositivos inteligentes conectados. Esses dispositivos vêm incorporados com softwares, sensores e conectividades sobre a rede que permite a troca de informações.  A IOT pode ser controlada, através de uma infraestrutura de rede já existente, remotamente. Cria-se uma oportunidade para uma integração mais direta entre os dispositivos, sistemas baseados em computadores, resultando na melhoria, eficiência e precisão que por sua vez, fornece um benefício, não só econômico para quem utiliza, mas um bem-estar.

Os dispositivos Iot que utilizam os recursos de atuadores e sensores , torna-se um sistema físico, pois esses dispositivos podem melhorar a saúde , gerar e apresentar resultados  para os médicos no aspecto de antecipar e melhorar a saúde dos pascientes.  Quando se trata de cuidados com a saúde, a IOT, tem um papel fundamental na busca por soluções inteligentes. Atualmente já se faz uso de muito destes produtos na área da saúde, uma parcela significativa serão os dispositivos médicos,  Pode referir-se a uma ampla variedade  deles como os marcapassos, as bombas de infusão, insulina, medidores de preção e ambiente de trabalhos medicas moveis, em casa, monitores e dispositivos de condicionamentos físicos, todas essas informações têm por sua vez , uma analise de dados automatizados pelos os hospitais.

Há também dispositivos no mercado, como o wearables, Apple watch, fitibit (Normalmente em formato de pulseiras mais usado no meio esportivo, monitora seu desempenho físico e mostra dados importantes para que possam melhorar seus resultados). que pode rastrear informações vitais, incluindo suas informações diárias de atividades, incluindo o número de calorias queimadas.

Os dispositivos inteligentes, interligados a uma rede, geram uma quantidade imensa de dados a cada segundo, diante disso, sempre haverá a preocupação de segurança da informação com esses dados e sobre como esses dispositivos são protegidos.

 Pressuponha o que pode acontecer com os pascientes e colaboradores da área da saúde caso um dispositivo seja hackeados (Infectado), quanto seria fácil para um atacante (Invasor) acessasse e assumisse o controle remoto de alguns dispositivos. Qual seria a estratégia ideal para que mantenha os princípios, pilares da segurança da informação, que seja garantido com o recurso da IOT na área da saúde? Quantas informações poderão ser roubadas? Quanto cada informação valiosa, sigilosa têm o seu valor?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (661.9 Kb)   docx (532.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com