TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança das Mulheres

Por:   •  28/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

A segurança das mulheres

Ao longo da história, as mulheres, que no começo de tudo, tinham pouco espaço na família e vida social, não tinham direitos e liberdade para se expressarem. Isso têm mudado consideravelmente de umas décadas para cá, pois hoje elas conseguiram seu merecido espaço, direitos, fizeram grandes conquistas, mas, infelizmente, a violência contra as mulheres impede que muitas usufruam de tudo isso e os números são alarmantes.

Nos últimos 12 meses, 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil. São 536 casos por hora, quase a mesma proporção de mulheres que dizem ter sido vítimas de algum tipo de violência sexual. Todos esses dados remetem à violência doméstica: 76,4% das mulheres conheciam o autor da violência, a maior parte aconteceu dentro da própria casa. Casos ocorrem em todos os estados do país.

Em 2017, os números já eram horríveis e eles só aumentam, 606 casos de violência doméstica e 164 casos de estupro foram registrados por dia, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Era de se esperar que em um país em desenvolvimento como o nosso, esses números fossem baixos e que diminuíssem mais ainda com o passar dos anos.

Outro assunto importante a ser tratado, é o aborto, pois uma mulher morre a cada dois dias por aborto inseguro e estima-se que haja uma média de 1 milhão de casos todos os anos aqui no país. 250 mulheres são hospitalizadas anualmente por aborto malsucedido e isso além de ser horrível para elas, acaba gerando custo para o governo.

Ao analisar todos esses dados, pode-se concluir que não há lugar seguro no Brasil para as mulheres, que não deveriam de forma alguma, passar por isso. Deveriam ter segurança, em suas casas, nas ruas e a situação do aborto. Infelizmente, os números de violência, que já eram altos em 2017, não diminuíram, mas sim aumentaram. Medidas precisam ser tomadas com urgência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (23.7 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com