TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA NA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO

Por:   •  27/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA:

A TECNOLOGIA NA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO

  1. INTRODUÇÃO

A inclusão basea-se em uma ação ampliadora que põe em prática novos conceitos para tornar a educação acessível para todos, atendendo exigências de uma sociedade que vem combatendo discriminações entre os seres. Antigamente pessoas com deficiências eram excluídas. A história da deficiência no mundo guarda fatos tristes e monstruosos, na qual persiste em um longo período de exclusão. Mas partir do final da década de 1700 aconteceu a introdução do conceito da educação de pessoas com deficiência abordada por Benjamin Rush, médico norte-americano que foi um dos percussores dessa manifestação. Apesar desse pequeno avanço os programas de educação para deficientes não apresentou grandes avanços, pois os alunos com deficiência ainda não eram vistos como dignos para uma educação formal.

 Surgem no início do século XX as escolas destinadas para as pessoas com necessidades especiais. No entanto essas instituições isolavam os deficientes somente pelo fato de serem exclusivas para essas pessoas.  Ao longo do tempo surgiram as escolas para surdos.

A Constituição Brasileira de 1988 garantiu a todas as crianças o direito do ensino a igualdade de condições de acesso e permanência na escola (art. 206, inciso I). Ao reconhecer [...] a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação (art. 3º, inciso IV) ela se antecipou à Declaração de Salamanca, que prescreveu, em 1994:

[...] “todas as escolas deveriam acomodar todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras.  Deveriam incluir todas as crianças  deficientes e superdotadas, crianças de rua e que trabalham, crianças de origem remota ou de população nômade, crianças pertencentes a minorias linguísticas, étnicas, ou culturais e crianças de outros grupos em desvantagem ou marginalizados. As escolas têm que encontrar a maneira de educar com êxito todas as crianças, inclusive as que têm deficiências graves”

BRASIL, MINISTÉRIO DA JUSTIÇA/CORDE. Declaração de Salamanca e Linhas de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: MJ/CORJE, 1994.

A inclusão escolar deve acontecer através de uma adequação escolar para que todos os alunos possam receber uma educação de qualidade, partindo da realidade e da bagagem de conhecimentos e não apenas fazer uma integração escolar, neste contexto, surge o tema: “a tecnologia consegue auxiliar estes alunos surdos dentro do meio educacional”, fazendo com que os mesmos se desenvolvam de forma coerente e se adequem ao que a sociedade propõe a cada cidadão?

Apesar de tantas evoluções desencadeadas na área da Educação, existem ainda muitas barreiras para a efetiva inclusão são elas: as resistências dos componentes da comunidade escolar, a falta de investimentos na formação profissional, estruturas físicas, curriculares, planejamento, sensibilização, implantação, evolução e consolidação dos princípios da educação inclusiva.

1.1  PROBLEMA DE PESQUISA

Em função do contexto apresentado, coloca-se o seguinte problema de pesquisa:

De que forma a tecnologia auxilia na educação do aluno surdo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com