TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMATICA COMO AUXILIO NAS DISCIPLINAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  2/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÂO...........................................................................05

2 PROBLEMA DE PESQUISA......................................................06

3 JUSTIFICATIVA..........................................................................07

4 OBJETIVOS................................................................................08

4.1. OBJETIVO GERAL..................................................................08

4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS.....................................................08

5 REVISÃO DE LITERATURA........................................................09

5.1 INFORMATICA NA EDUCAÇÃO..............................................09

6 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS....................................11

6.1 QUESTIONARIO PARA PROFESSORES................................11

6.2 QUESTIONARIO PARA ALUNOS............................................11

7 CRONOGRAMA..........................................................................12

REFERENCIAS..............................................................................13

1 INTRODUÇÃO

O laboratório de informática na escola, especialmente no ensino fundamental traz um leque de oportunidades que auxiliam na aprendizagem. Com a utilização dos computadores, os alunos têm acesso a uma diversidade de softwares educacionais.

No Brasil, os laboratórios de informática foram sendo implantados de forma lenta. Gomes (2013), afirma que em 1970, a informática teve sua introdução na educação, de forma a informatizar as secretarias das escolas, no setor administrativo. E junto com essa inserção, nas décadas de 80 e 90 foram criados diversos programas, como o EDUCOM (Educação e Computadores), o FORMAR (Professores Multiplicadores), o PROINFE (Programa Nacional de Informática Educativa) e o PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação).

Hoje em dia a utilização dos laboratórios de informática nas escolas é pouco valorizada, apesar de que quase todas as escolas já possuem um laboratório, ainda assim, há sempre um pretexto pelo qual não utiliza-los. Um desses motivos está na falta de preparação dos professores para ministrar suas aulas utilizando os computadores. Outra questão é a escassez da interdisciplinaridade. E ainda pode-se notar a falta de uma disciplina de informática nas escolas públicas do pais.

Contudo, é de extrema importância, utilizar os recursos disponibilizados para a escola que tenham capacidade para complementação da educação, principalmente se esses recursos podem ajudar a melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

2 PROBLEMA DE PESQUISA

Em geral, a implementação dos laboratórios de informática nas escolas públicas brasileiras origina grandes chances, nas quais são capazes de ajudar no processo de ensino-aprendizagem.

Segundo uma pesquisa apresentada pela revista Época (2017), os professores veem o uso dos computadores como algo positivo para a pratica pedagógica, pois afirmam que a comunicação, os métodos de ensino e o acesso a materiais, tiverem uma maior facilidade após o uso das novas tecnologias digitais.

Diante do contexto apresentado, a questão desta pesquisa é a seguinte:

Como estão sendo utilizados os laboratórios de informática, de escolas públicas brasileiras pelos professores e alunos do ensino fundamental, para auxiliar nas suas disciplinas?

3 JUSTIFICATIVA

Está se tornando cada vez mais difícil ignorar o fato de que as tecnologias digitais proporcionam um grande salto na educação brasileira, e que para alguns professores já não se cogita mais a possiblidade de ensinar sem a utilização desses novos meios de transmissão do conhecimento. Porém é preciso questionar o porquê da maioria das escolas públicas brasileiras não utilizarem os laboratórios de informática que lhe são disponibilizadas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

Apesar das escolas possuírem um laboratório de informática, na maioria delas existe um motivo pelo qual os alunos e professores não podem ou não querem usufruir. As vezes apenas um computador funciona, ou nunca tem conexão para realizar uma determinada pesquisa. E em outros casos é o professor que não faz questão de incrementar o uso de computadores na sua pratica pedagógica. Alguns professores não utilizam por falta de conhecimento com a ferramenta, já outros é pelo trabalho que vai dar para integrar a tecnologia com as disciplinas.

Devido as necessidades de aprimoramento no ensino e também na aprendizagem, este trabalho tem como objetivo descobrir como está sendo utilizado os laboratórios de informática das escolas públicas de ensino fundamental, como eles estão sendo aproveitados para auxiliar nas disciplinas desse nível, e o que fazer para ajudar a melhorar o uso dessas ferramentas de ensino e aprendizagem.

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

Analisar a utilização dos laboratórios de informática de escolas públicas, com foco no ensino fundamental.

4.2 Objetivos Específicos

• Relatar as formas de utilização dos laboratórios de informática no Ensino Fundamental;

• Distinguir as formas positivas e negativas da utilização desses laboratórios;

• Definir a melhor forma de utilização nas escolas públicas.

5 REVISÃO DE LITERATURA

5.1 Informática na Educação

O desenvolvimento da tecnologia digital no Brasil e no mundo está avançando cada vez mais, e relatar sobre esse avanço não é tarefa difícil, pois a maioria dos assuntos da atualidade envolve tecnologia, ainda mais quando voltadas para o ambiente educacional. A questão é, como essas novas técnicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com