TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA EM AUXÍLIO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA

CURSO: PEDAGOGIA (4°SEMESTRE)

FLÁVIA NARESSI DE MELLO RA: 1641465

A TECNOLOGIA EM AUXÍLIO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP[pic 1]

 POLO AQUÁRIUS

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2016

Sumário

EPÍGRAFE        3

RESUMO        4

OBJETIVO GERAL        4

OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

METODOLOGIA        5

JUSTIFICATIVA        5

SITUAÇÃO-PROBLEMA        5

A TECNOLOGIA EM AUXÍLIO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL        6

PERCURSO METODOLÓGICO        7

CONCLUSÃO        7


EPÍGRAFE

“O professor, como sujeito direcionador da práxis pedagógica escolar, tem que, no seu trabalho, estar atento a todos os elementos necessários para que o aluno efetivamente aprenda e se desenvolva. Para isso, o professor deverá ter presentes os resultados das ciências pedagógicas, da didática e das metodologias específicas de cada disciplina, ou seja, um profissional que estará sempre se atualizando. ”

(Freire, 1994, p.29)


RESUMO

O trabalho visa analisar o uso da tecnologia como meio para uma educação mais inclusiva no Brasil, verificando aspectos como a importância da inclusão, benefícios, contexto histórico, desafios e fundamentos legais. Diante desta questão o objetivo deste trabalho é verificar a importância da formação docente para atuar nesta modalidade da educação básica, destacando a relevância dos percursos formativos para se promover uma educação inclusiva efetiva e de qualidade com o auxílio da tecnologia assistiva.

OBJETIVO GERAL

Analisar o uso da tecnologia como meio para uma educação mais inclusiva no Brasil, verificando seus prós e contras e ainda quais os meios para se chegar na inclusão ideal e definitiva de acordo com as necessidades dos alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender o significado da educação inclusiva;

Analisar os benefícios da inclusão;

Entender o conceito de tecnologia assistiva e aplicá-la a educação;

Entender os fundamentos legais da educação inclusiva.

Identificar os principais desafios para a utilização da tecnologia na educação inclusiva;

Compreender a relação entre a docência e a tecnologia e a importância de se atualizar visando novos desafios encontrados diariamente na sala de aula;

METODOLOGIA

O trabalho tem por base um estudo bibliográfico acerca do tema proposto no trabalho.

JUSTIFICATIVA

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 25 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, ou seja, o número corresponde a 14% da população do país  e segundo o IBGE, deste total, 1,9 milhão são crianças e adolescentes, mostrando assim a necessidade um trabalho mais cuidadoso para com essa parcela grande da população, que enfrenta muitos desafios relacionados a sua inclusão nos círculos sociais mais diversos, entre eles, o qual o trabalho irá tratar: a escola. Através desse estudo o trabalho visa demonstrar a importância do uso da tecnologia para oferecer adaptações aos alunos em situações de dificuldade e ainda a necessidade do professor em se atualizar para oferecê-los todos os elementos necessários para que efetivamente aprendam e se desenvolvam

SITUAÇÃO-PROBLEMA

A tecnologia aparece em nosso cotidiano com o intuito tornar a vida mais fácil, constatamos isso com facilidade ao observar itens – que hoje são considerados indispensáveis a nossa sociedade – que são utilizados de modo a simplificar as atividades do dia-a-dia, como os automóveis, aviões, telefones celulares, computadores e uma infinidade de outras ferramentas.

Considerando estas informações, a situação-problema principal do estudo será introduzida por meio da seguinte citação:

 “Para as pessoas sem deficiência a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis”.

(RADABAUGH, 1993)

A TECNOLOGIA EM AUXÍLIO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

A educação inclusiva está atrelada à disposição da escola em atender integralmente seus alunos por meio de um ambiente seguro e acolhedor independendo de sua condição física ou dificuldade em geral, buscando adaptar-se às necessidades dos mesmos e proporcionando a finalidade a que se dispõe: ensinar. Além disso, e escola denominada inclusiva deve contar com uma direção que esteja disposta a enfrentar tais desafios, incentivando práticas inovadoras e a inserção de um planejamento colaborativo entre todos os docentes, a comunidade e os alunos, que sem dúvida contribuirão muito para a avaliação das necessidades imediatas de atendimento quanto instituição de ensino que a escola deve oferecê-los.

Em resumo, a escola inclusiva deve ser capaz de orientar o ensino e a formação, tendo em vista a cidadania, com uma clara noção de que a excelência humana é superior a excelência acadêmica.

Para atingir esse patamar, a escola deverá dispor de recursos que não só facilitem a aprendizagem do aluno, como também tornem possível a inclusão total de alunos que por conta de sua deficiência enfrentem algumas limitações.

 A tecnologia assistiva, que vem em auxílio das escolas para atender essas necessidades tem como definição proposta pelo Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) ser:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (183.6 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com