TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino da Informática no Ensino Fundamental

Por:   •  30/5/2015  •  Monografia  •  5.105 Palavras (21 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE PEDAGOGIA

JEHNNIFFER RAHRTTS MOREIRA

O ENSINO DA INFORMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Campos Gerais

2014

JEHNNIFFER RAHRTTS MOREIRA

O ENSINO DA INFORMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia/UAB/UFMG como requisito parcial para obtenção do título em graduação em Pedagogia.

Professor Orientador: Cacilda Silveira Pinto

Campos Gerais

2014

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus que permitiu que tudo isso acontecesse, ao longo de minha vida, e não somente nestes anos como universitária, mas em todos os momentos, pois Ele é o maior mestre que alguém pode conhecer.

Agradeço às minhas professoras: Cacilda, Eunice e Marilda, por me proporcionarem o conhecimento não apenas racional, mas a manifestação do caráter, compromisso e afetividade no processo de formação profissional, pelo tanto que se dedicaram a mim.

Agradeço-lhes, não somente por terem me ensinado, mas por terem me feito aprender. A palavra mestre, nunca fará justiça a esses professores dedicados que terão o meu eterno agradecimento.

Agradeço também ao meu esposo, Ednaldo, que de forma especial e carinhosa me deu força e coragem, me apoiando nos momentos de dificuldades.

Quero agradecer também a minha filha Júlia, que embora não tivesse conhecimento de tudo que estava acontecendo, iluminou de maneira especial os meus pensamentos, levando-me a buscar mais conhecimentos.

Às minhas cunhadas Moisa e Meyre, pela contribuição durante meus estágios e na correção deste Trabalho de Conclusão de Curso.

E não deixando de agradecer de forma grata e grandiosa meus pais, Valdecy e Maria Aparecida (Kátia), a quem eu rogo a Deus todas as noites pela minha existência.

“Estamos na situação de uma criancinha que entra em uma imensa biblioteca, repleta de livros em muitas línguas. A criança sabe que alguém deve ter escrito aqueles livros, mas não sabe como. Não compreende as línguas em que foram escritos. Tem uma pálida suspeita de que a disposição dos livros obedece a uma ordem misteriosa, mas não sabe qual ela é.”

(Albert Einstein)

RESUMO

As novas tecnologias estão presentes em nossas vidas e a cada instante adquirem uma importância ainda maior na construção da sociedade. Com isso, entra com força na educação de nossas crianças, mostrando-lhes que o mundo muda juntamente com o desenvolvimento. Pesquisas apontam o crescimento pouco significativo dessas tecnologias nas escolas públicas de Minas Gerais e aprofundando essa escala, temos um número reduzido de sua aplicação na cidade de Campos Gerais. Quando se fala em novas tecnologias, deduz-se que ainda há muito que ser feito, tanto pelos alunos, quanto pelos professores e responsáveis pela escola. Esta pesquisa foi feita no sentido de rever a situação do ensino da informática no ensino fundamental, anos iniciais. A metodologia utilizada foi teórica-prática de acordo com a abordagem qualitativa, onde procuro entender como está se desenvolvendo o ensino da informática nos anos iniciais do ensino fundamental.

Palavras-chave: Educação. Informação. Informática. Escola. Alunos. Aprendizagem.

ABSTRACT

New technologies are present in our lives and every moment acquires even greater importance in the construction of society. With that, comes hard on our children's education, with the aim to show them that the world changes along with the development. Research shows the negligible growth of these technologies in the public schools of Minas Gerais and deepening this scale, we have a very low number in the city of Campos Gerais. When it comes to new technologies, it appears that there is still much to be overseer, both by students and by teachers as responsible for school. This research was made to review the status of the teaching of computer science in elementary education, early years. The methodology used was a qualitative approach theoretical practice, where I try to understand how this teaching of computer science in the early years of elementary school.

Keywords: Education. Information. Computer. School. Students. Learning.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO......................................................................................8
  2. CAPÍTULO 1. Referencial Teórico......................................................10
  1.          Nova Prática Pedagógica...................................................................10
  2.    História do Computador.....................................................................11
  3.    Breve Resumo Histórico da Internet..................................................12
  4.      O campo de Estágio...........................................................................13
  1.    Observação em sala de aula.............................................................14
  2.    Organização do espaço da sala de aula............................................15
  3.    Materiais didáticos utilizados pela professora....................................16
  4.    Relação professor/aluno....................................................................17
  1. . O professor e as Inovações Tecnológicas..........................................18
  1.   Práticas Educativas com o Auxílio do Computador............................21
  1.   CAPÍTULO 2. METODOLOGIA..........................................................23
  2.   CAPÍTULO 3. Resultados...................................................................24

 5,          CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................25

REFERÊNCIAS. ................................................................................26


  1. INTRODUÇÃO

O mundo caminha a passos largos, provocando mudanças e diminuindo distâncias entre seres humanos. Surge desse processo, a necessidade de se rever conceitos sobre a educação para a sociedade atual. A educação, hoje, está passando por um processo de renovação de espaços, de ressignificação de conteúdos e de valores, tendo como ponto de partida todas as mudanças ocorridas na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (194 Kb)   docx (62.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com