TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: RECURSOS TECNOLÓGICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.900 Palavras (20 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 20

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: RECURSOS TECNOLÓGICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Campinas

2017


INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: RECURSOS TECNOLÓGICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RESUMO

As mudanças provocadas com a tecnologia trazem a tona  questionamentos em relação à postura do profissional da educação diante do seu compromisso frente a seus aprendizes e da sociedade a qual ele pertence, onde não basta conhecer, mas necessita-se diversificar a forma de trabalho e as propostas pedagógicas. Neste sentido, a pretensão deste trabalho é a de investigar e buscar caminhos que transformem a maneira de se apresentar os conteúdos, ligando-os com o computador, buscando diversidade e inovações na sala de aula, promovidas com o uso da tecnologia. Esta iniciativa parte da constatação de que a realidade de grande parte das escolas hoje consiste na utilização dos laboratórios de informática no desempenho das atividades docentes, com elevada taxa de ociosidade dos computadores. O trabalho conjunto de desenvolvimento de atividades baseadas principalmente em softwares, somado ao acompanhamento e observação das atividades em sala de aula possibilitaram não apenas verificar a efetividade de propostas baseadas na capacidade de manipulação de dados e informações, oferecidas pelo computador, mas principalmente pela oferta, ao aluno, de um novo ambiente de aprendizado, marcado principalmente pela interatividade e pela atratividade, e que, ao mesmo tempo, atua no sentido de preparar o futuro cidadão a gerenciar uma tecnologia que se encontra no cerne de toda a atividade promovida pelas sociedades contemporâneas.

Palavras-chave: Educação. Informática. Tecnologias. Ensino Fundamental.


SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO ................................................................................................04

HISTÓRIA DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL ...............................06

USO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR.......................................07

O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA DE ENSINAR................................08

SOFTWARES E APLICATIVOS LIGADOS À EDUCAÇÃO .............................10

      O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE À TECNOLOGIA .................................12

RESULTADOS E DISCUSSÃO........................................................................13

COLETA DE DADOS........................................................................................14

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................17

REFERÊNCIAS................................................................................................19


  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo apresentará a importância da informática como recurso pedagógico nos anos finais do ensino fundamental. O uso da informática se faz cada vez mais necessário no meio social, inclusive na educação. Há dentro da gama de recursos tecnológicos, vários aparatos dos quais devemos fazer bons proveitos como, por exemplo, a inserção desta tecnologia avançada e moderna no espaço escolar, dando condições para que o professor consiga diversificar sua rotina em sala de aula. As aulas tradicionais já não satisfazem essa nova geração. É preciso que haja mudança, inovação quanto à ação pedagógica, principalmente nos anos finais do ensino fundamental.

Buscar novas metodologias que atendam às necessidades atuais. Não se trata de considerar o professor substituível pela máquina, mas sim, de fazer uso dos saberes adquiridos no decorrer de sua vida e dos recursos tecnológicos disponíveis, para fazer das práticas docentes momentos que auxiliem os alunos no processo de ensino/aprendizagem, realizando a mediação necessária, proporcionando uma aprendizagem mais significativa

A maioria dos professores encontra muita dificuldade para lidar com as tecnologias digitais, diferentemente dos alunos, que nasceram em meio a tantos equipamentos modernos e avançados. Nesse sentido, é importante que o professor procure sempre se inteirar das novas tecnologias, dos softwares educacionais disponíveis, e com eles possam realizar atividades interativas, que estimulem a criatividade, a observação e investigação por parte dos alunos e com isso fazer com que os mesmos possam apresentar melhores resultados, ressiginificando sua aprendizagem.

Segundo FLORES (1996) “A Informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo.”

Entendendo essa dinâmica, serão abordados nesse trabalho os recursos tecnológicos de forma geral, ampliando ideias acerca da influência da informática no contexto educacional, analisando o papel do professor nesse processo.

Tal pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória que tem como objetivo principal compreender o uso da informática no processo de ensino, avaliando o rendimento dos alunos.  E como objetivos específicos, identificar softwares educativos capazes de auxiliar no desenvolvimento intelectual dos alunos; discutir sobre a utilização da informática como instrumento motivador para as aulas; observar a postura dos professores quanto ao uso das tecnologias digitais; apontar as dificuldades e possibilidades encontradas no processo de utilização dos recursos tecnológicos nas escolas e analisar as principais contribuições e melhorias da informática no desenvolvimento dos alunos.

Como metodologia será utilizada a pesquisa bibliográfica recorrendo a autores e materiais disponíveis sobre o assunto, pesquisa de campo com observação participante verificando o interesse dos alunos pela proposta tecnológica, aplicação de questionários aos docentes e alunos envolvidos no processo, identificando contribuições, dificuldades e possibilidades apontadas pelos mesmos, leitura de documentos e leis que fundamentem os fatos e análise dos resultados.

Para isso este artigo, será dividido em quatro capítulos distintos. No primeiro capitulo se dará a contextualização histórica da informática e sua utilização no ambiente escolar, que servirá de base para análise e discussão que acontecerá no segundo capitulo sobre o computador como ferramenta de ensinar e os softwares ligados à educação. Já no terceiro capitulo analisarei o papel do professor na integração da informática e os desafios do uso tecnológico em sala de aula. No quarto e último capitulo apontarei os resultados da pesquisa e uma visão geral sobre as contribuições apontadas e analisadas pelos profissionais sobre a investigação realizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (214.7 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com