TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ampliação da Rede de Supermercados Tranquilo & Favorável (T&F)

Por:   •  13/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.832 Palavras (12 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

A ampliação da Rede de Supermercados Tranquilo & Favorável (T&F) está sendo um desafio para os proprietários. Com cerca de três anos de atuação, hoje conta com quatro lojas, sendo uma matriz e três filiais, todas na cidade de Olinda-PE. Com a ampliação de seus negócios e de uma de suas lojas, veio à necessidade de se investir mais em Tecnologia da Informação para facilitar a gestão, sem esquecer-se dos valores da empresa: “Responsabilidade corporativa, compromisso social, respeito à diversidade, transparência e ética”. Nesse sentido, esse trabalho visa indicar e demonstrar equipamentos e ferramentas de TI, que possam melhorar o desempenho nos mais diversos setores da empresa, com eficácia e baixo orçamento.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação. Gestão. Empresas. Equipamentos de TI.

ABSTRACT

The expansion of the Tranquilo & Favoravel Supermarket Network (T & F) is a challenge for owners. With about three years of operation, today it has four stores, one parent and three subsidiaries, all in the city of Olinda-PE. With the expansion of its businesses and one of its stores, it was necessary to invest more in Information Technology to facilitate management, not forgetting the values of the company: "Corporate responsibility, social commitment, respect for diversity, transparency And ethics. " With this in mind, this work aims to indicate and demonstrate IT equipment and tools that can improve performance in various sectors of the company, with efficiency and low budget.

Keywords: Information Technology. Management. Companies. IT equipment.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. ESTUDOS DA TOPOLOGIA E MEIOS FÍSICOS A SEREM UTILIZADOS NA REDE DE CABEAMENTO ESTRUTURADO DA EMPRESA

2.1. Cabeamento interno

2.2. Racks de parede e de piso

2.3. Switchs

2.4. Camadas de rede

2.5. Análise de prioridades do Modelo de Processo de Negócio

3. SISTEMA PONTO DE VENDA (PDV)

4. INTERNET

5. ESTRUTURA DE TI POR SETOR

5.1. Setor administrativo

5.2. Frente de loja (caixas)

5.3. Estoque

5.4. Área de prateleiras

5.5. Centro de atendimento ao cliente

5.6. Setor de eletro

5.7. Setor de testes

5.8. Setor de experiência afro-brasileiro

5.9. Setor de solidariedade

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Referências

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho acadêmico é desenvolver um projeto de ampliação e modernização dos meios físicos da rede de dados da empresa Tranquilo & Favorável. Pelo projeto, iremos realizar o cabeamento estruturado, configuração de rede interna, softwares de automação, entre outros recursos. A idéia é que seja um projeto simples de ser implantada, funcional para empresa e economicamente viável em tempos de crise financeira.

2. ESTUDOS DA TOPOLOGIA E MEIOS FÍSICOS A SEREM UTILIZADOS NA REDE DE CABEAMENTO ESTRUTURADO DA EMPRESA.

Para realizar um projeto de qualquer rede, seja ela doméstica ou empresarial, é imprescindível que se observe a estrutura física do local onde será instalada a rede de cabeamento que deve ser bem planejada e estruturada.

Um cabeamento estruturado deve ser prático, moderno e financeiramente viável. Contudo, utilizaremos um modelo de topologia para esse cabeamento estruturado que se torna um pouco mais caro que os outros tipos de cabeamento baseados em topologias, devido seu uso de cabeamentos maiores. Utilizaremos a topologia conhecida como Estrela estendida.

FOTO: Modelo de topologia de rede Estrela Estendida (INTERNET)

A vantagem desse tipo de topologia, é que numa determinada ligação de um computador ao switch, não comprometerá a totalidade da rede. A desvantagem é a necessidade de usar um maior comprimento de cabeamento. Por isso, deve ser feita a metragem de todos os ambientes para que se tenha o quantitativo correto de cabeamento a ser utilizado. Deve-se fazer uma visita à nova instalação da empresa e ter acesso a planta baixa do imóvel para não correr o risco de furar a parede que tenha em seu projeto estrutural, elétrico ou hidráulico, um elemento que venha causar transtornos no projeto de cabeamento estruturado.

2.1 Cabeamento interno.

Para o cabeamento interno, iremos utilizar o cabo de par traçado blindado da marca BELDEN no setor de estoque devido a grandes possibilidades de se ter interferência eletromagnética e Cabo Par Traçado comum nas outras áreas.

‘‘O Cabo por par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo que possui pares de fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferências eletromagnéticas(EMI). Foi inventado por Alexander Graham Bell no final do século XIX. Par Trançado Blindado (cabo com blindagem): É semelhante ao UTP. A diferença é que possui uma blindagem feita com a malha metálica em cada par. É recomendado para ambientes com interferência eletromagnética acentuada. Por causa de sua blindagem especial em cada par acaba possuindo um custo mais elevado. Caso o ambiente possua umidade, grande interferência eletromagnética, distâncias acima de 100 metros ou exposto diretamente ao sol ainda é aconselhável o uso de cabos de fibra óptica.’’ (wikipedia.org)

Os conectores serão do tipo RJ-45 clipados nos cabo. Esse tipo de cabo é usado em redes domésticas e redes de grandes empresas., como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com