TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A internet na sala de aula

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do fascículo de Tecnologias Integrada a Educação

Nome: Tiago Suhett Lomeu

Capitulo 2.

TENDÊNCIAS ATUAIS DA TECNOLOGIA EDUCATIVA

A Internet pode ser usada como um recurso que vem ao encontro das expectativas de mudança pois ela revoluciona o processo ensino-aprendizagem, no qual o aluno tem acesso às informações e autonomia na maneira de buscar o conhecimento e racionalizar o tempo. Isto nos mostra que a Internet na Educação e a Educação na Internet propiciam um desenvolvimento amplo da sociedade como um todo, e justificam o emprego desta poderosa ferramenta.

As novas soluções, como o videochat, o chat com voz e algumas formas de gerenciamento são muito úteis em cursos semipresenciais e a distância. Os blogs são recursos muito interativos de publicação, com possibilidade de fácil atualização e de participação de terceiros. São páginas na Internet fáceis de desenvolver e que permitem a participação de outras pessoas. Eles permitem a atualização constante da informação, pelo professor e pelos alunos, favorecem a construção de projetos e pesquisas individuais e em grupo, bem como a divulgação de trabalhos.

Há diferentes tipos de blogs educacionais: produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos. A organização dos textos pode ser feita através de algumas ferramentas colaborativas como o wiki, que é um software que permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema simples de escrita e sem que o conteúdo tenha que ser revisado antes da sua publicação. A maioria dos wikis é aberta a todo o público ou, pelo menos, a todas as pessoas que têm acesso ao servidor wiki.

Existem portais de publicação mediados, em que há algum tipo de controle, e outros abertos, baseados na colaboração de voluntários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com