TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A tecnologia da informação no ensino da matematica

Por:   •  4/1/2018  •  Artigo  •  1.661 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ENSINO DA MÁTEMATICA[pic 1][pic 2]

___________________________________________________________________________

Samara Rangely Gomes do Nascimento (1); Dandara do Socorro Araújo Pereira (¹); José Lijackson de Oliveira Borges (1); Thomas Jorge Moreira Bastos (1); Almir Pantoja Rodrigues (2).

1. Graduandos do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal Rural da Amazônia, Av. 29 de dezembro, Bairro Vila Nova, Cidade Capitão Poço- Pa, CEP68650000.

*E-mail (samararangely@hotmail.com)

2. Professor e orientador da Universidade Federal Rural da Amazônia, Av. 29 de dezembro, Bairro Vila Nova, Cidade Capitão Poço- Pa, CEP 68650000.

___________________________________________________________________________

RESUMO

O uso de softwares em sala de aula pode ser usado como uma ferramenta de auxílio para a compreensão do conteúdo explorado pelo professor. A pesquisa envolveu a elaboração de dois questionários, sendo um aberto para o professor e fechado para os alunos, buscando descobrir as falhas ou pontos fracos da disciplina na escola. Com a análise dos dados coletados e com o diálogo com os alunos, foi possível perceber, a importância dos aplicativos, como uma ferramenta potencial e facilitadora no aprendizado do aluno e do professor. Acreditamos que a pesquisa desenvolvida vem contribuir para a formação e capacitação do aluno na disciplina de Matemática, assim, espera-se o aproveitamento também do professor, para melhorar sua prática profissional. Rompendo-se com uma formação tradicional, com caráter repetitivo, que geralmente o aluno não consegue resolver situações que lhe é apresentado na disciplina de matemática, já que uma boa parte dos alunos demonstra pouco interesse ou desgosto pela disciplina.

PALAVRAS-CHAVE: Matemática, Tecnologia, Informação, Softwares Educacional.

1. INTRODUÇÃO

A presença das tecnologias de informação em nossa cultura cria novas possibilidades de expressão e comunicação. Dentre essas tecnologias digitais está a internet como relata o Marques Neto (2002, p.59) “um dos principais meios de comunicação da sociedade contemporânea, a internet, vem criando condições para seus usuários troquem e produzam textos eletronicamente de maneira cooperativa”.

O atual avanço e a disseminação das tecnologias da informação e comunicação vêm criando novas formas de convivência, novos textos, novas leituras, novas escritas e, sobretudo, novas maneiras de interagir no espaço cibernético. (Póvoa, 2000). A utilização da TIC como o jornal, as redes sociais, televisão, rádio, internet são fundamentais nas relações sociais contemporâneas.

O uso da tecnologia nos dias atuais vem se tornando cada vez mais frequente e acessível e o crescimento do conhecimento através da tecnologia é uma das formas de tornar o ensino menos tradicional e incluir algo do cotidiano dos alunos que estão em constante contato com esse arsenal de conhecimento e não estão conseguindo concilia-lo como ferramenta para enriquecer seu aprendizado em sala de aula.

Nesse sentido, é necessário que haja uma reengenharia da sala de aula que “consiste no repensar fundamental e no redesenhar radical dos processos de trabalho com o objetivo de obter melhorias dramáticas nas medidas contemporâneas críticas do desempenho da empresa, seja nos custos, na qualidade, no serviço ou no tempo” (Hammer, 1993).

A partir dessa reflexão, propõe-se desenvolver uma proposta didática que contemple a aplicação da tecnologia da informação no ensino de Matemática por meio de aplicativos, softwares, sites, entre outros por considerarmos que está disciplina apresenta um grau elevado de aprendizagem no contexto escolar.

Este estudo corrobora com as propostas pedagógicas de Moran (2007) de que “uma nova sala de aula equipada e com atividades diferentes, que se integra com a ida ao laboratório para desenvolver atividades de pesquisa e de domínio técnico-pedagógico. Estas atividades se ampliam e complementam a distância, nos ambientes virtuais de aprendizagem e se complementam com espaços e tempos de experimentação, de conhecimento da realidade, de inserção em ambientes profissionais e informais”.

Assim, a noção de aprendizagem focada no aprendiz deve e precisa, portanto, ganhar mais espaço no fazer educativo contemporâneo. Deve ser uma pratica pautada em três pilares básicos: O (meta) cognitivo, o afetivo e o social, com considerações sobre estilos e estratégias de aprendizagem, de maneira a ampliar a variedade no contexto da educação formal (Guillon & Mirshawka,1995).

Por tanto, este trabalho objetivou desenvolver uma atividade pedagógica utilizando a tecnologia da informação na disciplina Matemática, no sentido de mostrar de forma mais didática e descontraída o quanto as TIC podem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da disciplina.

2- MATERIAIS E METODOS

2.1- Descrição do lócus da pesquisa

A pesquisa realizou-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Vitaliano Maria Vari, localizada na Travessa Jose Barros da Silva no bairro Ipasep, em capitão poço.

É uma escola de porte médio, que e mantida pela secretaria de educação do estado (Seduc) que oferece o ensino fundamental e médio para alunos da cidade e interior, nos períodos da manhã e tarde.

2.2- Procedimentos Metodológicos

        Para a realização deste estudo recorreu-se à pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A primeira foi útil em levantar as teorias a respeito do tema e a segunda por permitir a observação científica e averiguação do tema pesquisado na prática.

        Os participantes da pesquisa de campo foram 01 professor de Matemática, 30 alunos da 8ª série B, totalizando 31 sujeitos envolvidos no estudo.

        Para a coleta de dados foi aplicados 01 questionário aberto para professor e 01 questionário fechado para os alunos contendo 11 perguntas que ajudaram na formação do perfil dos alunos em relação ao uso de tecnologia da informação.

As atividades desenvolvidas contaram com encontros semanais e foram divididas em três etapas. Na primeira etapa foi feito aplicação do questionário para os docentes e discentes. Na segunda etapa, foi explicado ao professor e alunos como seria desenvolvida a atividade por meio da tecnologia da informação, teorizou-se sobre a atividade. Posteriormente, foi executada a aplicação do aplicativo que tinha como plataforma o Android que foi aplicada através da smartphone tanto dos aplicadores como o dos próprios alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (341.6 Kb)   docx (325.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com