TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Por:   •  10/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.500 Palavras (14 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

DAIANA CRISTINA AFONSO – RA: 1828743 KAREN MONIQUE DE ALMEIDA - RA: 1832589 LAÍS FERNANDA SOARES – RA: 1831733 MILAINE DE FÁTIMA RIBEIRO– RA: 1832812 RAFAELA BERTONE DA COSTA - RA: 1822188

São Paulo, Pitangueiras, SP 2019

O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

DAIANA CRISTINA AFONSO – RA: 1828743 KAREN MONIQUE DE ALMEIDA - RA: 1832589 LAÍS FERNANDA SOARES – RA: 1831733 MILAINE DE FÁTIMA RIBEIRO– RA: 1832812 RAFAELA BERTONE DA COSTA - RA: 1822188

Relatório Técnico - Cientifica apresentado na Disciplina de Projeto Integrador para o curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo

(UNIVESP).

Mediadora: Glenda Maria Pacheco de Melo

São Paulo, Pitangueiras, SP 2019

AFONSO, Daiana Cristina; ALMEIDA, Karen Monique de; SOARES, Laís Fernandes; RIBEIRO, Milaine Fátima de; COSTA, Rafaela Bertone da, O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NA ESCOLA PARTICULAR MON

MATRE. 00f. Relatório Técnico-Científico (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutora: Glenda Maria Pacheco de Melo. Polo de Pitangueiras, 2019.

Tendo o conhecimento de que as tecnologias atuais estão propiciando uma verdadeira revolução na sociedade, não excluindo deste contexto o processo de ensino e aprendizagem, este estudo aborda o a tecnologia aliada ao ensino e aprendizagem em Matemática.

Para tanto, o objetivo é promover o ensino da Matemática através do uso das TICs disponíveis como aliadas para a construção da efetiva aprendizagem. Pretende-se com este trabalho avaliar os pontos benéficos do uso das tecnologias no ensino em matemática. Recorremos previamente, a levantamentos teóricos para trabalhar a questão tema do projeto.

Os sujeitos da aplicação da prática para a realização deste estudo foram alunos do Ensino Fundamental 1, 3° ano de uma escola particular. A prática para análise e conclusões ocorreu primeiramente através de observações para que assim fosse diagnosticado o problema, segundo entrevista, entrevista essa com a professora e pôr fim a aplicação do projeto.

Palavras – chave: matemática, TIC’S, escola, ensino, aprendizagem.

With the knowledge that current technologies are propitiating a true revolution in society, not excluding in this context the process of teaching and learning, this study addresses the theme Technology allied to teaching and learning in Mathematics.

In order to do so, the objective is to promote the teaching of Mathematics through the use of available ICT as allies for the construction of effective learning. This work intends to evaluate the beneficial points of the use of the technologies in teaching in mathematics. We previously used theoretical studies to work on the issue of the project.

The subjects of the application of the practice for the accomplishment of this study were students of Elementary School 1, 3years of a private school. The practice for analysis and conclusions was first made through observations so that the problem was diagnosed, according to an interview, interview with the teacher, and an end to the application of the project.

Keywords: mathematics, ICT, school, teaching, learning.

SUMÁRIO

RESUMO ABSTRACT

INTRODUÇÃO        7

  1. PROBLEMAS E OBJETIVOS        8
  2. JUSTIFICATIVA        9
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        10

2.1 APLICAÇÃO DAS DISCIPLINAS        13

  1. FUNDAMENTAÇÃO METODOLÓGICA        15
  2. REFERÊNCIAS        17

INTRODUÇÃO

Os professores ultimamente vêm procurando formas interativas de lecionar suas aulas, para conquistar a atenção dos alunos e obter um êxito maior nos resultados pedagógicos. No desenvolvimento deste trabalho foi explorado o uso de jogos e softwares no ensino da matemática, nota-se a necessidade da utilização de ferramentas tecnológicas para cativar os alunos.

Os softwares educacionais seguem uma concepção educacional e podem se consistir numa importante ferramenta pedagógica ensino-aprendizagem pois eles formam uma ponte dos conceitos matemáticos ao mundo prático.

Os jogos também vêm sido muito utilizados nas salas de aula atualmente, porém é necessário que o professor escolha sabiamente e tenha definido os objetivos para a atividade, pois o jogo é parte de uma sequência intencional de ensino, que irá contextualizar à resolução dos problemas e a desenvolver estratégias que estão relacionadas à aprendizagem.

Entre muitos aspectos, um cronograma pedagógico desenvolvido com a inclusão tecnológica quebra o tabu de “matemática é difícil”, o interesse nas aulas aumenta consideravelmente quando há dinâmica envolvida e com o envolvimento e participação, a compreensão dos alunos se torna mais fácil. Nos dias de hoje, os jogos são ferramentas educacionais até mesmo em níveis superiores, pois toda a aprendizagem com a tecnologia é complementar sendo uma forma de se assimilar novos conceitos.

Ao falar “sobre tecnologias na educação e transmissão de conteúdos”, Maltempi (2008) cita o aumento considerável das pesquisas nesta área enfatizando a preocupação dos educadores em incorporar as tecnologias em suas práticas, onde para ele, essa ideia vem de que as tecnologias representam uma oportunidade para mudança na educação centrada no professor (no ensino) para a centrada nos alunos, de forma a atender os anseios e demandas de conhecimento destes.

PROBLEMAS E OBJETIVOS

O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar como os recursos tecnológicos podem ser aplicados para um melhor proveito dos alunos na disciplina de matemática. A pesquisa de campo realizada na Escola particular MONMATRE no município de Pitangueiras - SP, onde buscamos compreender os métodos de aprendizagem e as estratégias de ensino, e se há ou não o uso das tecnologias da informação no desenvolvimento de suas atividades de matemática. A problemática observada durante a entrevista com a professora da turma do 3º ano do ensino fundamental 1 são os diferentes casos apresentados em sala de aula. Como ela pode trabalhar com esses alunos a mesma atividade para que todos consigam atingir a proposta de aprendizagem?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com