TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACCESS TRUE – SISTEMA WEB PARA FACILITAR A BUSCA DE LOCAIS APTOS AOS DEFICIENTES FÍSICOS

Por:   •  11/11/2020  •  Artigo  •  4.839 Palavras (20 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 20

ACCESS TRUE – SISTEMA WEB PARA FACILITAR A BUSCA DE LOCAIS APTOS AOS DEFICIENTES FÍSICOS

Lucas Henryque Teixeira Jorge1

Vinícius Silveira Magnus2

Resumo. O presente artigo expõe as diversas dificuldades do cotidiano das pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE), principalmente no que diz respeito ao lazer. Fundamentado nesta análise, o artigo apresenta um projto de desenvolvimento de software visando auxiliar os PNEs no seu cotidiano, visando primordialmente o bem-estar e lazer dos mesmos. O projeto faz uso de ferramentas para desenvolvimento web, como o PHP, HTML e JavaScript, além de utilizar a metodologia Scrum para o gerenciamento do projeto. Por fim, o artigo apresenta um projeto de aplicativo que busca identificar lugares acessíveis, através de cadastros e mapeamentos, de forma a permitir que os PNEs possam se orientar de forma precisa, recebendo mais autonomia na escolha da forma e do lugar para lazer.

PALAVRAS CHAVE: PNE, Aplicativo e Lazer.

Abstract. This article presents the various difficulties of the daily life of persons with special needs (PNE), especially in regard to leisure. Based on this analysis, the article presents a software development project aimed at helping the PNEs in their daily life, primarily aiming at the welfare and leisure of the same. The project makes use of tools for web development, such as PHP, HTML and JavaScript, as well as using the Scrum methodology for project management. Finally, the article presents an application project that seeks to identify accessible places, through registries and mappings, in order to allow the PNEs to orient themselves in a precise way, receiving more autonomy in the choice of form and place for leisure.

KEYWORDS: PNE, Application, Leisure.

INTRODUÇÃO

Atualmente, em todas as sociedades ao redor do mundo, o número de deficientes cresce a um ritmo significativo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo encontram-se no quadro de algum tipo deficiência, no Brasil o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 6,2% (2015) da população com deficiência, desta porcentagem 1,3% são de deficiência física, cujo o tema do presente artigo visa expor suas dificuldades no cotidiano, bem como no mercado de trabalho e principalmente no lazer.

Assim sendo, o presente artigo também busca apresentar soluções, principalmente no que tange a questão do lazer, para pessoas portadoras de deficiência, permitindo-os assim cada vez mais autonomia e inserção na sociedade.

Segundo dados da Organização das Ações Unidas (ONU) 80% da população mundial que se encontram com deficiência residem nos países em desenvolvimento. Ademais, sabemos que ter alguma deficiência seja visual, intelectual ou física acarreta comprometimento da renda familiar, fazendo este grupo de pessoas optarem por um custo de vida raso, até mesmo pelas oportunidades de lazeres inseridas no contexto social em que estamos. No Brasil, o respeito aos deficientes físicos é quase inexistente, com base na pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro dos Direitos das Pessoas com Deficiência (IBDD, 2010), cerca de 1.165 dos portadores de deficiência entrevistados relataram a dificuldade de viver no país por terem seus direitos desrespeitados, como por exemplo, o de ir e vir. Veja, isto é, de tamanha gravidade, pois para os portadores físicos necessitam principalmente de assistência neste aspecto, principalmente no tocante a sua locomoção a ida ao supermercado, lojas, restaurantes, etc.

Na mesma pesquisa realizada pelo IBDD, ficou constatado que os prédios públicos estão mais adaptados que os comerciais. Além disso, o caminho usado para locomoção, as calçadas, receberam o número maior de críticas (87% dos entrevistados relataram que deixaram de ir a algum local por causa da sua infraestrutura). Dentre das dificuldades enfrentadas, 64% dos deficientes físicos entrevistados comprometem seu lazer pela situação.

Portanto, atualmente verificamos que apesar da tecnologia estar cada vez mais avançada os portadores de deficiência física continuam sendo menos favorecidos, seja no aspecto do mercado de trabalho com preconceitos ou no lazer. O crescimento no número de PNEs no mundo trouxe consigo a necessidade de ferramentas que facilitem seu cotidiano, tendo em vista que todo ser humano tem o direito de viver com dignidade e prazer. Por estes motivos, o presente projeto procura criar uma plataforma a fim de propiciar aos PNEs, mais especificamente, aos portadores de deficiências físicas, uma forma de busca e localização para ambientes acessíveis, em prol de auxiliar os portadores de deficiência física, na sua busca por lazer e por ambientes realmente acessíveis e de qualidade.

Assim sendo, o presente artigo busca a criação de uma plataforma, onde proprietários possam cadastrar seus estabelecimentos e ambientes de lazer acessíveis para que portadores de deficiência física possam buscar os lugares cadastrados, para encontrarem opções de lazer acessíveis.

O artigo se dividirá na seguinte forma: o Referencial Teórico apresentará conceitos sobre deficientes físicos, o mercado online existente que auxilia no entretenimento, sistemas tecnológicos existentes que amparam os portadores no aspecto de diversão/recreação. Após, será apresentado o sistema desenvolvido e suas funcionalidades, seguido pela explicação da metodologia e tecnologias utilizadas. Para finalizar, são expostas as conclusões, referências e anexos.

REFERENCIAL TEÓRICO

Neste capítulo serão apresentadas informações sobre os portadores de deficiência física e suas dificuldades, envolvendo desde informações básicas até de problemas de inclusão e lazeres, chegando assim a questão principal do presente projeto que servirá de base para a criação do projeto do website.

A Pessoa Portadora de Deficiência Física

A PPDF é conceituada como uma pessoa que possui certa delimitação física, em diferente grau de dificuldade na realização de um movimento físico (TELFORD e SAWREY, 1988). A origem da deficiência física pode ocorrer em razões de fatores diversos, como por exemplo, em crianças, por meio dos seguintes fatores: ortopédicas, neurológicas, congênitos, adquiridos, progressivos, permanentes, temporários, agudos e crônicos.

Vivemos em uma sociedade que os PPDF encontram dificuldades em realizar momentos prazerosos com igual intensidade ou maior que de outra pessoa, o lazer é imprescindível para os portadores de deficiência física, pois melhora a qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com