TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD UNISUL Gestão de Projetos

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  Avaliação a Distância

   

Unidade de aprendizagem: Gestão de Projetos e Equipes

Curso: Gestão de Tecnologia da Informação

Professora: Luciana Manfroi

Nome do aluno:

Data: fevereiro de 2014

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Responda às seguintes questões: (2.5 pontos)

a) Descreva as principais diferenças entre uma visão “restrita” e uma visão “ampla” para tratamento de problemas de projeto.

Resposta:

Definir um problema tendo uma visão restrita leva a uma solução de pequeno alcance e deslocada podendo levar a um gasto excessivo de tempo e dinheiro. No entanto, ter uma visão ampla ou geral significa ter um universo de análise maior, por analisar causas e efeitos não visíveis ao cliente ou a equipe é possível surgir uma solução que realmente irá resolver a questão.

b) Que impactos tais diferenças de tratamentos trazem para o posterior planejamento do projeto?

Resposta:

Em uma visão restrita, por desconsiderar fatores importantes enfrenta-se dificuldades no seu desenvolvimento, por exemplo, em seu planejamento, gastos e prazo. Além disso, por falta de conhecimento amplo de várias áreas o resultado final pode não ser tão expressivo.

No entanto, adotar uma visão ampla no projeto trará um conhecimento mais amplo sobre o mesmo permitindo haver um resultado mais rápido, eficiente e com melhor qualidade.

c) Cite um exemplo, do seu conhecimento, de projeto onde foi utilizada uma visão restrita.

Resposta:

Houve a necessidade de aperfeiçoar os conhecimentos técnicos numa empresa. Uma equipe elaborou um projeto para isso, planejou e optou por fazer uma palestra abordando este assunto. Então, convidaram um palestrante. No entanto, no dia da palestra, em vez de o palestrante abordar assuntos inteiramente técnicos ele fez propaganda de seu software que estava lançando. Os superiores não gostaram do que houve, então para que o diretor intermediário não ficasse mal visto, sua solução foi chamar o responsável pela equipe que convidou o palestrante e demiti-lo, para mostrar aos seus superiores que resolveu o problema.

A visão restrita neste caso foi do responsável pela equipe que elaborou o projeto, ele não teve uma visão ampla no projeto e não procurou pesquisar adequadamente o palestrante que foi selecionado, ele errou e houve uma péssima palestra.

2. Para uma análise de viabilidade são considerados os seguintes fatores: recursos, custos, benefícios e prazo. Vamos considerar então o seguinte caso: nos anos 70 o governo brasileiro considerou implantar um grande projeto para desenvolver aqui uma indústria de microeletrônica e produção nacional de chips. A análise de viabilidade detectou que os custos eram altos demais, e o projeto foi abandonado. Na mesma época a China considerou o mesmo projeto e o encampou, tendo atualmente uma indústria poderosa e com tecnologia próxima à dos americanos. (2.5 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (467.3 Kb)   docx (396 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com