TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 - Informatica Basica

Por:   •  25/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.576 Palavras (11 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 11

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – Período 2016.2

POLO BOM JESUS DO ITABAPOANA

Aluno: Fábio Gomes de Souza                                Disciplina: Introdução Informática

Matrícula: 16213110364                                        Tutor: Marisa

O uso das tecnologias na educação 

O avanço da tecnologia transformou completamente a sociedade moderna, proporcionando conectividade e fácil acesso à informação. E com esse avanço, passou a ser preciso compreender a importância do uso de soluções tecnológicas também nas salas de aula. Afinal, o ideal é que os modelos de ensino acompanhem a velocidade das mudanças, encontrando alternativas para transmitir conhecimento de maneira atrativa e, principalmente, colaborativa.

Nesse sentido, o professor pode personalizar o conteúdo pedagógico, monitorando individualmente a evolução de cada estudante.

Pronto para entender melhor todo esse contexto e começar a usar a tecnologia a favor do ensino? Então acompanhe os próximos tópicos!

1. O que é tecnologia na educação?

A tecnologia na educação é uma maneira de facilitar o aprendizado e melhorar o desempenho dos alunos através do uso das ferramentas tecnológicas mais modernas.

A diferença hoje é que, com as evoluções tecnológicas vivenciadas nas últimas décadas, há ainda mais fontes de inovação para a sala de aula, permitindo a integração de diversas mídias à educação no intuito de impactar positivamente o aprendizado dos alunos, a performance da escola e, em última instância, a sociedade como um todo.

Além disso, a tecnologia também traz benefícios aos profissionais da educação. Sua utilização confere poder aos professores em suas rotinas de trabalho, bem como contribui desde o planejamento de uma aula à transmissão do conhecimento, passando pela avaliação dos resultados individuais de cada aluno.

2. Educação e tecnologia na escola

Existem diversas maneiras de introduzir o uso da tecnologia na escola de modo a engajar e motivar seus alunos. Veja alguma delas:

Tablets: Estudantes de todas as idades podem aproveitar as facilidades oferecidas pelos tablets para se divertirem com jogos educacionais, fazerem pesquisas e leituras, além de se comunicarem mais facilmente. Afinal, hoje existem aplicativos e funcionalidades destinados ao desenvolvimento de praticamente todas as habilidades imagináveis. Os professores podem fazer uso de dicionários, simuladores ou vídeos explicativos, por exemplo, como parte da rotina.

Jogos: A gamificação pode ser entendida como a utilização de elementos e técnicas de jogos em diferentes contextos, desde que com a finalidade de aumentar a motivação e o interesse dos alunos em determinado assunto. Vale pesquisar as alternativas mais adequadas ao propósito da matéria e apostar nessa ideia! Lembrando que a maioria desses jogos é compatível com tablets, smartphones, computadores e notebooks.

Youtube: O portal de hospedagem de vídeos da Google é uma fonte inesgotável de materiais. Lá os educadores podem encontrar desde videoaulas detalhadas a palestras simplesmente inspiradoras. E é possível encontrar conteúdos de ótima qualidade, que podem se mostrar bastante úteis para o cotidiano dos professores e também dos alunos.

[pic 3]

uso de ferramentas (apps) na motivação de alunos

3. Uso do celular em sala de aula

        Quem é educador conhece bem a dificuldade em captar e manter a atenção dos alunos no assunto estudado quando seus aparelhos mobile estão a apenas alguns toques de distância. Aí são os inúmeros games, as notificações das redes sociais e tantas outras distrações que os tiram mentalmente dali em questão de segundos.

        E se o problema principal (o da falta de interesse nas aulas) é resolvido rapidamente com o uso dos mesmos aparelhos eletrônicos que antes eram fonte de distração para promover o aprendizado, essa não é a única vantagem da junção de tecnologia e educação

        Prova disso é o resultado de um estudo realizado pela Unesp em 2013, divulgado pelo portal Porvir. Nele, 400 estudantes do 2° e 3° anos de uma escola estadual no interior de São Paulo foram avaliados durante dois anos. Eles tiveram, nas disciplinas de Física e Matemática, aulas expositivas no modelo mais tradicional, mas também aulas participativas, em que atividades práticas eram realizadas com a ajuda da tecnologia.

O         experimento mostrou que o desempenho dos alunos melhorou, em média, em 32% com a adoção da tecnologia na sala de aula. E ainda foram aqueles que originalmente tinham os piores resultados da turma que mais se beneficiaram! Os estudantes com notas acima de 5 melhoraram seu desempenho em 13%, enquanto os que tinham notas iguais ou abaixo de 5 conseguiram melhorar em impressionantes 51%. É simplesmente impossível ignorar tamanha evolução, não concorda?

        De longe, pode até ser que a tecnologia na educação se pareça mais com um inimigo dos estudos, no entanto, sua aplicação no papel oposto (o de aliado do aprendizado) tem mostrado resultados inegavelmente positivos.

Celular como um aliado?

Os dispositivos mobile tem grande potencial para realização de pesquisas sobre temas discutidos em sala de aula, bem como para realização de exercícios e atividades.

Além disso, existem várias ferramentas que podem ser usadas pelo professor em sala de aula para gerar mais engajamento e motivação nos alunos por meio da realização de exercícios e testes simulados de forma lúdica e que contribuem para a preparação para os vestibulares e especialmente para o ENEM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (326.3 Kb)   docx (326.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com