TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE CRÍTICA DO CURRÍCULO

Por:   •  19/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ALUNO: ELIAS GERMANO DOS SANTOS

ANÁLISE CRÍTICA DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA

ATIVIDADE  DE FIXAÇÃO V

CUIABA/2021

Elabore um pequeno resumo discutindo o papel do livro didático como agente curricular no Ensino de Matemática

Os livros didáticos estão presentes em todas as áreas do conhecimento, especialmente as que compõem o currículo escolar, constituem-se como uma fonte de informação não apenas para consulta, mas também de popularização do conhecimento. Afinal é um objeto da cultura, onde esse conhecimento está reunido e simplificado. Assim, os conteúdos abordados pelo professor em sala de aula são desenvolvidos a partir dos significados atribuídos dentro de uma determinada cultura.

Desde o princípio, o livro didático é uma obra criada para ser trabalhada nas ações pedagógicas que são desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino, sejam estes públicos ou privados.

O livro didático de matemática desempenha uma função muito importante no processo de ensino-aprendizagem. Ao longo dos anos os livros vêm sofrendo modificações relevantes para a melhoria da aprendizagem dos educandos. Fato que o coloca em posição de destaque nas pesquisas científicas, sendo objeto de análise e muitas vezes o principal suporte pedagógico utilizado pelo professor em sala de aula.

De fato o livro didático é importante para o processo ensino aprendizagem, sendo instrumento que facilita a aprendizagem e torna as informações acessíveis a todos os educando. O acesso aos livros é viabilizado através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que é de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), o qual reforça que o livro didático tem ocupado papel principal nos estabelecimentos de ensino, sendo o único instrumento pedagógico que professor utiliza prioritariamente.

Os problemas do nosso sistema educacional são muitos e complexos, porém algumas Políticas Educacionais Brasileiras geram ações que já são desenvolvidas e que tem contribuído significativamente para a melhoria do ensino como pode ser destacadas, a exemplo do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

É imprescindível que o livro didático apresente ao aluno diversas formas de linguagem para que, a partir daí, o aluno possa observar que há contextos em que ele pode utilizar uma forma ou outra de linguagem.

          Um bom livro didático pode ser um forte aliado do professor em sala de aula, bem como pode despertar o aluno para o farto material linguístico que tem em suas mãos. Enfim, podemos dizer que os elaboradores do livro didático analisado têm uma enorme preocupação e percepção, no tocante aos alunos e professore que farão uso do mesmo, sendo assim só cabe ao professor saber explorá-lo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com