TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE REQUISITOS DE SISTEMA PARA CONTROLE DE MATRÍCULAS EM CURSOS

Por:   •  23/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.249 Palavras (21 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA

CLÉRISTON APARECIDO GOMES MARTINELO - 1869542 JULIO CÉSAR BESSA MONQUEIRO – 1868403

RENATO DOS REIS FERREIRA – 1883707 ROBERTO W. S. DOS SANTOS JUNIOR - 1874899

ANÁLISE DE REQUISITOS DE SISTEMA PARA CONTROLE DE MATRÍCULAS EM CURSOS

SÃO PAULO-SP 2019

O surgimento de sistemas para controle de transações e de cadastros vem de encontro aos primórdios do desenvolvimento da tecnologia. Ainda, dependendo do volume de dados a serem gerenciados, torna-se extremamente impossível o cadastro manual, e faz-se necessário o desenvolvimento de um sistema. Neste sentido, o presente trabalho explora um pedido fictício de criação de sistema para controle de matrículas de cursos. O objetivo deste trabalho é desenvolver em equipe as habilidades para fazer o levantamento e a análise de requisitos de um sistema para uma determinada empresa, utilizando as técnicas aprendidas através das disciplinas deste bimestre.

Palavras Chave: Banco de dados, Requisitos, Recursos Humanos.

Usabilidade, Interface, Tecnologia, Engenharia de Software.

[pic 1]

The emergence of systems for transaction control and registration comes in the early days of technology development. Also, depending on the volume of data to be managed, it becomes extremely impossible to manually register, and it is necessary to develop a system. In this sense, the present work explores a fictitious request to create a system to control enrollment of courses. The objective of this work is to develop as a team the skills to survey and analyze the requirements of a system for a given company, using the techniques learned through the disciplines of this two-month period.

Keywords: Database, Requirements, Human Resources. Usability, Interface, Technology, Software Engineering.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  1. Relação com disciplinas        4
  1. REQUISITOS E REGRAS DE NEGÓCIO        6
  1. Contexto de uso        6
  2. Requisitos funcionais        7
  3. Requisitos não funcionais        8
  4. Regras de negócio        9
  1. CASOS DE USO        12
  1. Casos de uso        13
  2. Caso de uso 1        13
  3. Caso de uso 2        14
  4. Caso de uso 3        15
  5. Caso de uso 4        15
  6. Caso de uso 5        16
  7. Caso de uso 6        17
  8. Caso de uso 7        18
  1. MODELO DE DADOS (MER)        19
  2. DIAGRAMA DE CLASSES        20
  3. CONCLUSÃO        21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        22

  1. INTRODUÇÃO

O surgimento de sistemas para controle de transações e de cadastros vem de encontro aos primórdios do desenvolvimento da tecnologia. Não há como negar as vantagens de um sistema com utilização de banco de dados em rede, como rapidez, transparência, eficiência, confiabilidade e precisão.

Ainda, dependendo do volume de dados a serem gerenciados, torna-se extremamente impossível o cadastro manual, e faz-se necessário o desenvolvimento de um sistema. Neste sentido, o presente trabalho explora um pedido fictício de criação de sistema para controle de matrículas de cursos. No caso, a instituição de ensino contratou então uma empresa para a construção de um sistema de controle de matrículas de cursos livres de curta duração, sendo utilizado por atendentes da instituição e alunos matriculados.

O objetivo deste trabalho é desenvolver em equipe as habilidades para fazer o levantamento e a análise de requisitos de um sistema para uma determinada empresa, utilizando as técnicas aprendidas através das disciplinas deste bimestre, incluindo: “Análise de Sistemas Orientada a Objetos”, “Banco de Dados”, e “Gestão Estratégica de RH”.

  1. Relação com disciplinas

Para a construção deste trabalho, tornou-se primordial o estudo e as técnicas aprendidas com as disciplinas supracitadas. Primeiramente, “Gestão Estratégica de RH” foi necessária para o trabalho em equipe, com o objetivo de se ter uma equipe real, onde há comprometimento dos membros com os resultados, atuação responsável e confiança, direcionados por objetivos e missão comuns, bem como uma equipe de elevado desempenho, apresentando uma preocupação e comprometimento com o sucesso de cada um dos membros (MOSCOVICI, 1994).

Além disso, houve uma crescente preocupação com a alocação de recursos e distribuição de tempo, exigindo planejamento para o objetivo ser de fato alcançado (ARGENTI, 2006). Esta fase foi essencial, já que segundo Kotler e Armstrong

(2003):

Tudo bem: planejamento não é muito divertido e leva tempo para ser feito. Mas, de qualquer maneira, as empresas devem planejar. Como disse alguém: “Se você fracassa em planejar, está planejando fracassar”. O planejamento formal pode render muitos benefícios para todos os tipos de empresas – grandes ou pequenas, novas ou maduras.

Houve ainda grande interação com “Banco de Dados”, para o uso de modelo de dados (MER), além do entendimento do armazenamento de dados do sistema na escrita de itens relacionados com a disciplina “Análise de Sistemas Orientada a Objetos”, incluindo o uso de requisitos funcionais e não funcionais, regras de negócio, diagramas de classe, diagramas UML, modelos de descrição de casos de uso, dentre outros. Estes, por sua característica técnica, serão explicitados ao longo do documento.

  1. REQUISITOS E REGRAS DE NEGÓCIO

Para a escrita de regras do software, é necessário compreender que a engenharia de requisitos é “um conjunto de métodos, procedimentos e ferramentas que tem por objetivo descobrir, analisar, documentar, verificar e validar esses requisitos” (SOMMERVILLE, 2010). Podemos ainda dizer que a engenharia de requisitos é um ramo da engenharia de software que inclui, dentro de um ciclo de vida do produto, atividades como descobrir, analisar, documentar, verificar e validar tais regras através de um conjunto de métodos, procedimentos e ferramentas (KOTONYA; SOMMERVILLE, 1998).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (411.3 Kb)   docx (515.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com