TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A administração do mercado da mãe é apresentada como um requisito para a qualificação no curso da administração

Por:   •  9/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Claudinéia Alves dos Santos RA: 3708628541

Francilmara da Costa Gonçalves Pereira RA: 4844923981

Larissa Cristina Custodio Ra: 6838443829

Atividades Práticas Supervisionadas

 Administração Mercadológica – Etapa 01, 02.

Trabalho da Matéria Administração Mercadológica apresentada como exigência para obtenção de qualificação curricular frente ao curso de Administração.

Rio Claro

2015

O marketing mix refere-se às quatro áreas primárias do processo decisório associado ao marketing. Essas quatro áreas são decisões de produto, decisões de preço, decisões de comunicação e decisões de lugar (ou distribuição). O marketing mix é também frequentemente chamado de os quatro Ps (produto, price, place e promotion) descrição usada pela primeira vez por E. Jerome McCarthy no início dos anos 60.

A construção do Marketing Mix é relativamente simples, mas deve ser apoiada em um conhecimento profundo do mercado que se está atuando. Por exemplo, um bairro de cultura alternativa no Rio é totalmente diferente de São Paulo e assim por diante.

PRODUTO.

A empresa tem o intuito de oferecer novas experiências e sensações ao consumidor. Para isso, cria-se uma estratégia de marketing sensorial, por meio da utilização dos cinco sentidos que fazem parte do planejamento de marketing de toda a loja, marca estimulam a visão, o tato, o paladar e o olfato.

A diferenciação que a marca deseja passar para os seus clientes começa desde a vitrine da loja, passando pelo aroma e os sabores, até a seleção de produtos e a disposição nas prateleiras, a rede pode conta com a rádio Cacau Sabor que pretende estimular a audição, a fim de conquistar um vínculo emocional com o cliente.

O grande sucesso da empresa deve-se, especialmente ao seu mix de marketing: qualidade diferenciada do produto, ponto de venda, preço justo e a própria comunicação que leva os clientes a conhecerem a marca.

PROMOÇÂO


Os preços serão de penetração no mercado, o controle de preços será feito de acordo com a demanda do produto no mercado e respeitando suas sazonalidades.

Marketing Digital: com o avanço da Internet e das mídias sociais fica inviável não estar presente no meio digital. Além disso, é um dos melhores meios para se comunicar com jovens, adolescentes, mulheres (maiores consumidoras de chocolate), e formadores de opinião.

Através de uma conta no Instagram, fotos serão postadas diariamente com dicas de receitas, com qualidades e benefícios do cacau para a vida, promoções da Loja, e novidades dos produtos. Em cada post, os seguidores terão a oportunidade de concorrer a produtos Cacau Sabor, desde que marquem mais três amigos. Integrando esta ação à do “Seu Cacau tem Sabor”, a conta também servirá para incentivar os participantes dos cursos a compartilharem suas experiências caseiras, e se algum seguidor criar alguma receita inédita será convidado a ministrar uma das oficinas. Contudo, haverá também a página no Facebook, que contará com o conteúdo adequado a ela.

PLANO DE MARKETING


O negócio refere-se a Cacau Sabor (Fabricação e comercialização de chocolate) instalada há 5 anos Localizada: Avenida Brasil, Distrito Industrial nº 2500, Rio Claro - SP. Estruturalmente, a empresa dispõe de uma estrutura adequada bastante nova com mais de 80 funcionários para melhor atender seus clientes.
O aumento da concorrência levou à perda de clientes, porém a queda do mercado foi menor em função dos demais serviços prestados também pela empresa.
A atual situação em que a Cacau Sabor se encontra fez com que o grupo se interessasse em produzir uma detalhada análise de mercado e estudo de tendências e oportunidades para o seu negócio.
Após o estudo realizado, o grupo decidiu entrar no ramo de fabricação de chocolate de qualidade e preço competitivos, sempre com criatividade uma vez que identificaram futuros clientes.
Com a diversificação do negócio, o grupo pretende neutralizar a ação da concorrência, aumentar o seu faturamento, oferecer algo inédito na região, ser referência no acompanhamento integral do produto. Além da venda a empresa se orgulha de trabalhar com chocolate puro, sem adição de gordura hidrogenada, e possuirá um novo mix de 184 itens entre bombons, trufas e embalagens para presentes.

.

Analise de ambiente da“ Cacau Sabor”


O ramo de chocolates é considerado um bom negócio, pois o produto é consumido em todas as épocas do ano, com algumas variações de demanda. Apresenta picos sazonais em alguns meses e possuem um público fiel, os chamados chocólatras.
Entre as diversas exigências da sociedade moderna que afetam o mundo dos negócios, a preocupação ambiental vem ganhando importante ênfase, frente a sua relevância para a qualidade de vida das populações. A gestão ambiental começa a ser encarada como um assunto estratégico dentro das organizações e isso tem se tornado um fator importante de competitividade.

A preocupação com os resultados levou a analise do ambiente da empresa.
Nos últimos meses, foi notada uma significativa redução no faturamento da loja, acredita-se que a ocorrência desse fator deve ao aumento dos concorrentes.
Nos último ano, revendedoras foram aberta próxima a empresa, com estruturas menores porem em grande quantidade em especial na concorrência pela venda de chocolates importados.
Diante dos problemas, o grupo após orientação recebida realizou um Plano de Marketing para a empresa, que até então só havia utilizado panfletos como ação de marketing para divulgação.
O grupo concluiu que além da propaganda impressa, outras ferramentas seriam necessárias para conquistas os clientes.
De acordo com o plano de marketing, foi feita a analise dos principais fatores que influenciam diretamente o negócio, chegando as seguintes conclusões:

Fatores Econômicos
O ambiente econômico consiste em fatores que afetam o poder de compra e os padrões de dispêndio do consumidor. Os países diferem muito quanto aos seus níveis e distribuição de renda. Alguns têm economia de subsistência, consomem a maior parte dos seus produtos agrícolas e industriais. Oferecem, portanto, poucas oportunidades de mercado. De acordo com nossas pesquisas o Brasil é o quarto maior produtor de chocolates do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra. 
A tendência de crescimento é verificada nos últimos anos. Os motivos são a alta da demanda, e o aumento do poder de compra do consumidor, principalmente da classe C. Estes consumidores têm contribuído de maneira significativa para o consumo de chocolates.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (178.7 Kb)   docx (47.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com