TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Análise Exploratória do Ensino de Sistemas de Informação nos cursos de Graduação em Administração Nacionais, por Claudio Pitassi e Valter de Assis Moreno Júnior.

Por:   •  18/9/2018  •  Resenha  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Contexto Social do Administrador – Análise Exploratória do Ensino de Sistemas de Informação nos cursos de Graduação em Administração Nacionais, por Claudio Pitassi e Valter de Assis Moreno Júnior.

A área de TI (tecnologia da informação) trouxe muitos benefícios para as empresas, porém, as empresas que não se utilizarem deste benefício, ou se utilizarem de forma errônea pode ter vários prejuízos para si mesma. Portanto, a TI deve receber cada vez mais atenção dos atuais administradores.

Estima-se que os resultados esperados com a TI estão abaixo do esperado, levantando a hipótese de que estes problemas se devem a maneira pela qual os projetos de TI estão sendo conduzidos pelo departamento de TI, ocorrendo uma baixa participação dos gestores de negócios nestes projetos. Portanto, um desafio é aproximar o departamento de TI dos gestores e os gestores do departamento de TI.

Como os gestores de negócios são quem elaboram o plano estratégico da empresa, para a área de TI ser mais bem explorada, estes necessitam ter mais conhecimento da área para se interessar mais pelos projetos e entender a importância do departamento na empresa.

Para isso, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração contemplam conteúdos que possibilitam ao administrador saber e entender sobre o departamento de TI no contexto empresarial.

Como a literatura atual não contém estudos que possam avaliar a integração destes estudos na grade curricular do administrador, o trabalho objetiva realizar um levantamento do conteúdo ensinado nas faculdades, assim como as competências que o administrador deve dominar para estar mais envolvido em um projeto de TI e possíveis impactos deste estudo no comportamento dos administradores e ideias de como este assunto deveria ser abordado no curso.

A literatura brasileira ainda é muito pobre se tratando deste assunto, porém a literatura estrangeira afirma a necessidade de se preparar profissionais que tenham um bom conhecimento de Tecnologia da Informação e Comunicação a uma sólida formação em negócios. A deficiência deste ensino para gestores de negócios causa uma falta de visão orientada a processos.

Para isso, Ehie (2002) sugere duas matérias obrigatórias como parte da grade curricular de Administração, sendo elas: Introdução a Aplicativos de Computador, focado no aumento da produtividade de um administrador com o uso das ferramentas de escritório e a segunda matéria Sistema de Informações Gerenciais, que abordaria os principais conceitos de SI, TI, aplicativos e desenvolvimento de SI.

Estes esforços vem ocorrendo por grupos de pesquisadores e docentes que estão elaborando uma proposta de disciplina obrigatória no mundo inteiro para alunos de Administração.

O trabalho então objetiva uma pesquisa de caráter exploratória e descritiva investigando as práticas adotadas em algumas instituições do país e o feeling dos docentes na contribuição destas práticas para a formação de administradores eficazes em ver os benefícios do TI para as empresas.

Para isso, foi realizado uma busca da matriz curricular e objetivo de disciplinas obrigatórias de SI e TI no site de faculdades, elaborando posteriormente um questionário com perguntas fechadas e abertas que foi enviado para docentes e coordenadores de cursos que lecionavam estas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com