TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS DESENVOLVIMENTO DE JOGO COM INTERFACE GRÁFICA

Por:   •  17/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

GABRIEL ALEXANDRE CARDOSO

PEDRO HENRIQUE NOBRE BORGES

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS DE VÍDEO

SANTANA DE PARNAÍBA

2022

GABRIEL ALEXANDRE CARDOSO – G3574F4

PEDRO HENRIQUE NOBRE BORGES – G270GB5

DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COM INTERFACE GRÁFICA

Atividade prática supervisionada e apresentada ao curso Ciência da Computação, para fins de conhecimento na área.

SANTANA DE PARNAÍBA

2022

SUMÁRIO

Introdução4

Objetivo5

Objetivos Gerais5

Objetivos Específicos5

Regra de funcionamento do Jogo5

Plano de Desenvolvimento6

Conceitos básicos POO6

       Vantagens da Utilização7

Linguagem de Programação7

Desenvolvimento8

    Interface Gráfica8

                Objetos do Jogo10

Relatório de Linhas12

Bibliografia24

Ficha de Atividades Práticas Supervisionadas25

   

1 INTRODUÇÃO

Diante dos crescentes problemas que afetam mundialmente o meio ambiente, a expressão educação ambiental vem se tornando cada vez mais popular. Conforme o crescimento populacional e empresarial, a degradação ambiental vem se expandindo afetando o ecossistema e a humanidade. A Educação Ambiental entra em cena quando há necessidade que a sociedade civil, governos e empresas tenham que alterar seus hábitos e comportamentos visando uma melhora ou até mesmo proteção da natureza. A Educação Ambiental aborda questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e à consciência ecológica.

Originalmente a Educação Ambiental surgiu como forma de estratégia da sociedade para se posicionar a frente dos problemas ambientais que poderiam ser uma ameaça à qualidade e vida no planeta. Na década de 50 e 60 tivemos vários movimentos de contestação que utilizaram a ecologia para criticar os grandes desastres ambientais e problemas de poluição causados devido ao crescimento da civilização industrial.

A Constituição Brasileira prevê na lei nº 9.795 que a educação ambiental deve ser essencial e permanente na educação do Brasil e deve estar presente em todos os níveis de ensino. Mas, como podemos notar não são disponibilizados ótimos meios de qualificações para que os profissionais didáticos possam abordar este assunto de forma mais eficiente em sala de aula.

A Educação Ambiental não deve se limitar a pequenas explicações de como funcionam os ciclos naturais, incentivar que as pessoas amem e respeitem a natureza ou normalizar o comportamento do homem diante ao meio ambiente. Ela deve ser construída através de uma base de material que engloba fatos

Podemos dizer que a educação assume um papel primordial na construção de um mundo ecologicamente equilibrado, uma condição que deveria ser indispensável para a sobrevivência humana e manutenção do planeta.

Neste trabalho será apresentado na prática um jogo com interface gráfica desenvolvido na linguagem JAVA. Este jogo aborda princípios básicos da educação ambiental, princípios estes que muitas das vezes nos deparemos no decorrer do dia-a-dia.

2 OBJETIVO

Este presente trabalho tem por objetivo abordar através de um jogo com interface gráfico o tema Educação Ambiental.

2.1 Objetivos Gerais

Apresentar um jogo com interface gráfico tendo seu desenvolvimento na linguagem Java.

2.2 Objetivos Específicos

Visando atingir o objetivo principal, alguns objetivos específicos são:

• Pesquisar, entender a aplicar conceitos utilizados em aula sobre POO;

• Buscar conhecimento sobre o tema abordado;

• Apresentar o funcionamento do software e suas instruções.

 3 REGRAS E FUNCIONAMENTO DO JOGO

Inspirado em jogos de fliperama de nave espaciais, o jogo “RECICLAGEM” foi desenvolvido pensando em hábitos básicos da Educação Ambiental para que possamos viver em uma sociedade ao menos limpa.

O personagem principal tem como seu objetivo eliminar os obstáculos do mapa. Os obstáculos são nada mais que lixos jogados ou espalhados pelo chão de um parque. O personagem consegue se movimentar pelo mapa, utilizando as setas do teclado. Para que ele consiga eliminar um obstáculo é necessário que ele lance uma Lata de Lixo em direção ao obstáculo. As latas de lixo são lançadas clicando no botão ‘espaço’.

Caso a lata de lixo atinja o obstáculo ele automaticamente sumirá. No canto superior esquerde será possível ver a quantidade de obstáculos restantes.

Mas, caso o obstáculo consiga encostar no personagem antes que ele seja eliminado o jogo será encerrado. z

4 PLANO DE DESENVOLVIMENTO

Nesta sessão do trabalho, iremos explicar como foi desenvolvido todo o projeto proposto, desde os componentes utilizados, o processo de criação e desenvolvimento de cada classe e como foi elaborada nossa interface gráfica.

O desenvolvimento do software foi realizado em um computador desktop Ryzen 3 3200g, 16gb RAM e com o S.O Windows 10.

Realizamos também, após a finalização do software, testes em um notebook da fabricante Avell, com o processador Intel Core i7 – 9750, 16Gb RAM e sistema operacional Windows 10. Todos os testes realizados no jogo foram concluídos com êxito.

4.1 Conceitos básicos de POO

        O propósito principal da Programação Orienta a Objetos é aproximar o mundo lógico da programação com o mundo real em que vivemos. Esta aproximação é realizada através da criação e interação de objetos, códigos, métodos e atributos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com