TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO SEGURANÇA MUNICIPAL

Por:   •  10/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

Meios de Monitoramento e Segurança: Os meios de segurança disponíveis e o suficiente para a população?

Rosana Aguiar Arruda Gomes¹,Eric Fagner Rodrigues de Barros²

¹ ² Estudantes da Licenciatura em Computação – Campus Colinas (IFTO) – e-mail¹: rosanaaguiar88@hotmail.com,          e-mail²: eric_colinas@hotmail.com

Resumo: Atualmentea insegurança e algo que faz parte do nosso meio cotidiano, apesar de parecer, não estarmos completamente protegidos, nem mesmo no aconchego dos nossos lares. O que tem gerado grande preocupação, não só por parte de moradores, como também para autoridades, fazendo com que se invista cada vez mais na segurança da população.

Palavras-chave: segurança, monitoramento, tecnologia.

1. INTRODUÇÃO

Através de pesquisas pode-se verificar que ouve uma interiorização da violência, com a criminalidade crescendo nos municípios menores comparados as capitais e grandes cidades ouve um aumento significativo nesse tipo de debito. Principalmente em lugares onde é menor a presença do poder publico, o que automaticamente se torna mais propensos a serem censórios de fatos contra a integridade física dos seus moradores.

Devido ao crescimento populacional tem crescido também a criminalidade, e em busca de mais segurança o cidadão tem procurado meios mais “eficazes” para se proteger. Muitas vezes encontrando na tecnologia soluções para o problema.

Esse trabalho tem como objetivo principal mostrar os problemas da falta de segurança publica e o meio de segurança encontrado pela população para se proteger de roubos violência física ou quaisquer outro meio de violência. Mostrando assim como a tecnologia tem ajudado nesse sentido.

sabe-se que segurança publica é um serviço que deve ser universal ou seja que tem que abranger todas as pessoas, para proteger a integridade físicas dos cidadãos e seus bens.

De acordo com o Professor De Placio e Silva, segurança deriva da palavra segurar, que exprime a açãoe efeito de tornar seguro, ou de assegurar e garantir alguma coisa.

Estudos mostram que a violência no Brasil não esta mais restrita aos grandes centros urbanos, se alastrando pelo interior e por pequenas cidades, deixando um rastro de destruição de vidas e de prejuízos econômicos. Prevê-se que o país gaste em média 5% do PIB (Produto Interno Bruto) com Segurança Publica.

2. MATERIAL E MÉTODOS

É crescente o mercado das empresas de segurança privada, a tecnologia tem Grande influência nesse crescente mercado, pois ela proporciona mecanismos cada vez mais práticos e eficientes, seja com o monitoramento em tempo integral e acessível a qualquer momento e de qualquer lugar ou por meio de restrições de acesso (JS Sistemas 2015).

A tabela 01, a seguir, demonstra os tipos de monitoramento mais utilizados e acessíveis, pela população para segurança em residências e comércios.

Tabela 01: Tipos de monitoramentos com baixo custo.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8]

        Fonte: Central de Vigilância Eletronica – JS Sistemas.(2016)

Centrais de alarmes não é nenhuma novidade nessa área, mesmo assim elas não deixam de ser eficientes, as ações desse sistema varia de acordo com a complexidade do equipamento instalado. Alguns apenas soam o alarme outros encaminham mensagem de alerta para o celular do dono da casa ou comercio, e ainda há aqueles que acionam a empresa de segurança controlada.

Por outro lado há moradores que apenas simulam a existência de equipamentos, pelo seu custo, como o caso de câmeras de monitoramento, contudo, os bandidos estão cada vez mais ousados e parecem não temer. Por isso, essa pratica não e muito indicada.

Os valores de monitoramento variam de acordo com a complexidade, a tecnologia utilizada, como pode se ver na tabela 02, a seguir:

Tabela 02: Pesquisa de custo de Monitoramento

[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

Fonte: Ventura Eletrônicos (2016)

3. AVANÇOS TECNOLOGICOS

Mais recente que as tecnologias citadas ate aqui, o chamado videoporteiros tem ganhado bastante espeço, eles são uma evolução dos porteiros eletrônicos, tendo como diferença básica a incorporação de uma câmera que fica escondida no aparelho externo e permite a visualização de quem esta batendo a sua porta.

Aumentando o o grau de complexidade das tecnologias empregadas na segurança residencial, chegamos aos controles de acesso biométricos. Esses equipamentos consistem em trancos que usam elementos de composição corporal única como métrica de desbloqueio. Os mesmo podem ser definidos com base nas digitais, estrutura facial ou retina dos olhos (Grupo Amper, 08/2013).

O simples também pode funcionar, embora tenha um objetivo de entretenimento, vários equipamentos simples podem ajudar a manter os bandidos longe da sua moradia, sem gastar muito para isso.

Entre eles estão em simulador de latidos, um gadget que passa a sensação de ter uma pessoa assistindo TV, em calço de porta com alarme dentre outros meios.

Ao contrario de que muitos pensam a empresa de monitoramento não é de seguro e nem de segurança patrimonial; o monitoramento não impede a ocorrência de furtos ou arrombamentos no patrimônio do cliente, mas somente informa sobre irregularidades que tenham ocorrido ou venha ocorrer (VITORELLO, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com